Mais de 900 marcas apresentaram lançamentos, novidades e inovação de 10 setores do mercado de alimentos e bebidas.
A ANUFOOD Brazil 2022, maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril, no São Paulo Expo. A abertura contou com a presença de autoridades e representantes de toda a cadeia produtiva do Brasil e de 16 países. Em sua 3ª edição, a mostra reuniu 300 expositores e mais de 900 marcas que trazem lançamentos, novidades e inovação de 10 setores importantes. Cerca de 12 mil profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes do mercado de alimentos e bebidas visitaram a feira.
Os visitantes tiveram acesso total a mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, organizado e apresentado por especialistas renomados do setor de A&B.
Durante a solenidade de abertura, o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse, lembrou que a ideia de criar um evento de alimentos e bebidas no Brasil surgiu em 2015 de uma conversa com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que atualmente é o coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. “E hoje, ouvindo as pessoas nesta cerimônia, vejo que temos os melhores ingredientes para que, num futuro próximo, a ANUFOOD seja uma grande feira, a exemplo da Anuga”.
Böse disse ainda que, mesmo sem a realização por dois anos, devido à pandemia, o evento integra o calendário internacional de feiras. “Os números que vimos hoje sobre o agronegócio no Brasil mostram o grande potencial dos setores de alimentos e bebidas no país”, afirmou.
Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, destacou também os ótimos números do setor no país. “Segundo um levantamento da Secretaria de Inteligência da Embrapa, que é uma das parceiras estratégicas do nosso evento, na última década a participação anual do Brasil no mercado mundial de alimentos evoluiu de US$20,6 bilhões para US$100 bilhões”, lembrou. “Quase oitocentos milhões de pessoas no mundo consomem alimentos brasileiros, e esse público deverá aumentar ainda mais nos próximos anos”.
E ressaltou que não estava falando apenas de commodities ou de produtos in natura. “O Brasil também é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos, abastecendo 190 países. A indústria de alimentos e bebidas é a maior do país, sendo responsável por mais de 10% do PIB e mais de 1 milhão e 700 mil empregos formais. Esses números estão no mais recente balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, também parceira estratégica do nosso evento”.
FOTOS DO EVENTO

Beni Piatezky – Diretor Geral Koelnmesse

Orlando de Souza – Diretor Executivo do FOHB

Rogerio Oliva – Diretor Comercial da ABAD

João Dornellas – Presidente da ABIA

Victor Bicca Neto – Presidente da ABIR

Roberto Rodrigues – Coordenador de Agronegocios da Fundação Getulio Vargas

Lucas Felício Fiuza – Diretor de negocios da APEX Brasil

Gedeão Pereira – Vice presidente de relações internacionais da CNA

Ivan Hussni – Diretor Tecnico do SEBRAE

Thomas Schmitt – Consul Geral da Alemanha

Henriette Reker – Prefeita da cidade de Colonia

Celso Luiz Moretti – Presidente da Embrapa

Aline Cardoso – Secretaria municipal de desenvolvimento de SP

Francisco Matturro – Secretário de Estado de agricultura e abastecimento

Marcio Candido Alves – Secretario de Agricultura familiar do Ministério de Agricultura

Gerald Bose – CEO da Koelnmesse

Robot Coupe – Uwe Schmautz e Timothée Labarta

Estande da Mult-grill

Eduardo Cesar Moura, diretor da empresa, apresentando a novidade da feira.

Time da Mult-Grill

Café Gourmet Santa Monica com presença na AnuFood Brazil

Balcão da Di Pratos / Multinox

Estande da Difarda que trouxe uniformes profissionais

Dely Cavalcante, diretora da Difarda

Estande da CNC / FBHA / SESC / SENAC

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA

Estande da CNC / FBHA

Estande do Governo de Salta

Novidade no mercado, pizza de pão de queijo

A Indonésia trouxe seus produtos para apresentar.

O Ceilão trouxe seus chás para mostrar ao mercado.

Pavilhão dos EUA com vários empresas se apresentando.

Palestra no espaço ABRASEL

Aula no espaço ABRASEL

Painel no espaço ABRASEL

Queijos Bandeira

Estande da Visser Kaas que trouxe os queijos da Holanda.

Espaço APEX BRASIL

Espaço do USDA – Departamento de agricultura dos EUA que promoveu rodadas de negócios.

Rodada de negócios com hoteleiros promovido pelo FOHB.

Palestra no espaço Hospitality Trends dirigido pela HotelierNews

Painel no espaço Hospitality Trends dirigido pela HotelierNews e Escola para Resultados

Palestra com o tema “Tendências nos Bares de hotéis” no espaço Hospitality Trends dirigido por Peter Kutuchian do site HotelierNews

Guia GPHR participando da palestra no espaço Hospitality Trends – Renato Hazan, Peter Kutuchian, Antonia Mota e Marcelo Serrano

Palestra de Clovis Polesi

Balcão da Amaddre que trouxe produtos como molhos e caponatas.

A Strumpf apresentou uma série de molhos diferenciados

Palestra apresentada no espaço Next Food

Mais uma palestra lotada.

Pavilhão da Alemanha

Pavilhão da Alemanha

A AnuFood Brazil trouxe uma rica grade de palestras pelos 3 dias de evento.

Chef Claudio Arruda

O estado de Rondônia se fez presente na feira.

O Espaço Descobertas trouxe vários expositores com novidades.

O Espaço Descobertas trouxe vários expositores com novidades.

A feira esteve movimentada pelos 3 dias.

Movimento dos 3 dias demonstrou o sucesso da feira.

A Empresa Daily Dairy veio da Holanda para encontrar um distribuidor para o Brasil.

Estande exclusivo para produtos orgânicos

No espaço ABRASEL, o Chef Patrick Catapano falando sobre pizza contemporânea

O Chef Patrick Catapano

O Chef Pizzaiolo Patrick Catapano fez um curso rápido de pizza acrobática.

Reserva de Minas trouxe ao espaço ABRASEL seus maravilhosos doces de MG

Visitantes degustando os produtos da Reserva de Minas.

Espaço SEBRAE

Estande da ABIR

Diretores do Lagar H que trouxe seus azeites super especiais.

Vinicola Goes troupes seus vinhos para mostrar ao mercado.

Vinhos da Vinícola Goes.

A Vinícola Salton trouxe alguns vinhos, suco de uva e a nova embalagem do Presidente.

Espumantes da Vinícola Salton

Vinícola Garibaldi apresentou seus espumantes e suco de uva.

Prosecco e espumantes premiados da Vinícola Garibaldi.

Sasha Cunha, diretor da California Dreams, que traz vinhos dos EUA para o mercado sul americano.

A Miler Uruguai trouxe alguns vinhos que comercializa

A Miler Uruguai também traz os vinhos Maria del Huerto

Thaís Laynes, gerente de marketing da Miler Uruguai com os vinhos Maria del Huerto.

Estande da Miler Uruguai

Touro de Piedra e seus diretores

Os diretores da Toro de Piedra ladeando Álvaro Cesar Galvão.

Estande com vinhos do Chile

A Vinícola Chilena Sur Valles Wine Group se fez presente.

Os diretores da Bestia Wines do Chile apresentando seus vinhos.

O Governo de Catamarca trouxe algumas vinícolas para apresentar seus vinhos.

A Vinícola Brasileira Megiolaro, de Monte belo do Sul, RS, participou da feira.

A Monte Dictis importadora trouxe vinhos e azeites da Grécia. Na foto, o diretor Georges Karakaxis.

Executiva de vendas, Rosangela Oliveira, apresentando a seleção da Set Wines.

A gerente de comércio exterior Vinícola Argentina Las Flechas, Analia Basualdo e seu representante no Brasil.

Oscar Andreatta trouxe os vinhos da Bodega Michango da Catamarca, Argentina.

Renato Hazan, diretor do Guia GPHR e do All 4 Wine fez a cobertura da AnuFood Brazil 2022 a convite da Koelnmesse.