Arpuro: Nova vinícola no cerrado mineiro começa a escrever sua história no mundo do vinho brasileiro

por Glaucia Balbachan

Crédito/Foto: Divulgação

 

Intitulada de Arpuro, a nova vinícola mineira começou suas produções de plantio de uvas em setembro de 2021. O idealizador desse projeto encantador e tecnológico é o empresário do cenário financeiro, Valério Marega Júnior com o apoio de sua família.

As primeiras variedades escolhidas para a primeira safra foram Syrah, Sauvignon Blanc, Marselan e Marsanne. Na inauguração, que aconteceu no dia 24 de setembro do ano passado, a cerimônia contou com a presença de enólogos, personalidades do mercado financeiro, políticos e imprensa.

Durante o período mais fechado da pandemia em 2020, Valério investiu em banda larga e fibra ótica pela propriedade, obtendo uma estação meteorológica com interligação com órgãos de clima.

Com essa tecnologia, Marega notou boa amplitude térmica com temperaturas de 40ºC no verão durante o dia e a noite chegando a temperatura aos 15ºC e 35ºC no inverno durante o dia e 12ºC no período da noite. Com esses dados já era possível realizar seu sonho, de produzir uvas para elaborar vinhos de qualidade.

A propriedade conta com solo arenoso, 860 metros de altitude e clima propício para a produção e segundo pesquisa agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é possível ser adotado a dupla poda.

 

 

Contudo, foi necessário suporte, câmeras de monitoramento, irrigação conectada a internet, avaliação de agrônomos e muita pesquisa de análise na propriedade para confirmar, o que já havia sido descoberto.

Toda essa tecnologia de precisão é para assegurar com todo cuidado os primeiros passos da produção de uvas. No meio dos vinhedos foi instalada uma estação meteorológica exclusiva conectada ao MatLab – do MIT – instituto de Tecnologia de Massachusetts), como forma de monitoramento do clima.

Já o meio ambiente é outro destaque, que foi pensado para preservar o local protegendo flora e fauna – preservando a presença de onças e outros animais, que andam pela vinícola durante a noite.

Com forte investimento, a área de cultivo de uvas vai crescer em 15 hectares, onde as variedades Viognier, Cabernet Franc e Merlot receberão seu devido espaço no promissor terroir mineiro.

A vinícola vai contar também com adega, restaurante, área de degustação, loja e deck com vista para os vinhedos como parte atraente de enoturismo.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR