Artesãs de Campos participam do Projeto Flor&Ser Cultural em Búzios

por migracao

fiogf49gjkf0d

Exposição coletiva de artesãos e artistas plásticos do balneário recebe o artesanato da Associação das Mulheres Empreendedoras de Campos- AME 


A Associação das Mulheres Empreendedoras de Campos dos Goytacazes – AME, conhecida nacionalmente pelo resgate da identidade cultural do Norte do Estado do Rio de Janeiro, mediante o artesanato sustentável com o bagaço da cana-de-açúcar, participa, na próxima quinta-feira (15), a partir das 11 horas, do Projeto Flor&Ser Cultural, no Espaço Cultural do Centro Comercial Porto Bello, em Búzios. 


Na ocasião, as artesãs da AME irão expor peças de decoração, moda, papelaria, utensílios domésticos e de escritório, além de brindes para eventos e empresas.  Tudo confeccionado com o bagaço da cana fornecido pelas usinas da região.  Um processo totalmente artesanal, que vai da lavagem da matéria-prima ao polimento das peças. 


O valor agregado pela proposta socioambiental da entidade, além da beleza e sofisticação das peças, fez com que a AME despontasse no cenário nacional, fornecendo seus produtos para grandes lojas, como a Artefacto. A associação conta com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense, que incentiva a economia solidária e a formação de grupos autogestionados.


 Para Janice Kunrath, idealizadora do Projeto Flor&Ser Cultural, “contar com a intervenção artística da AME é uma grande alegria. Fiquei encantada com o trabalho destas mulheres empreendedoras e tenho certeza que as peças expostas em Búzios farão grande sucesso.  Além disso, acredito que essa troca de experiências entre os municípios do nosso Estado fortalece e amplia nossos negócios”. 


Também no dia 15, será servido um chá no Restaurante Tesouro do Chef, a partir das 16h30m, e haverá uma apresentação do Núcleo de Dança Odilia Cuiabano, às 17h15m. Os convites para o chá podem ser adquiridos com a organização do projeto. 


Para quem ainda não conhece, o Flor&Ser Cultural consiste na criação e divulgação de produtos artesanais de excelência, com o objetivo de contribuir para a geração de emprego e renda e para difundir o nome dos artistas locais e, consequentemente, do destino turístico Búzios.  A exposição coletiva é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 11h às 17 horas, sempre no Espaço Cultural do Centro Comercial Porto Bello, em Búzios. 


São expostas semanalmente obras de 10 artesãos e artistas plásticos, que utilizam diferentes matérias-primas e técnicas de trabalho. As peças levam a marca do projeto e apresentam como principal proposta a sustentabilidade, através da reutilização de materiais. Parte da renda arrecadada é revertida para entidades locais que trabalham em prol do desenvolvimento e da capacitação de jovens e adultos nas comunidades do entorno. O Espaço Cultural do Centro Comercial Porto Bello fica à Avenida José Bento Ribeiro Dantas, n.º 5.400, em Manguinhos. Mais informações no telefone (22) 2623.3052.



Divulgação: Ascom



Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR