À medida que a indústria continua a evoluir em meio a um ambiente em constante mudança, os especialistas da EHL dão suas orientações sobre as tendências atuais e as chaves para o sucesso na hospitalidade
A pandemia COVID-19 impactou e mudou a indústria hoteleira para sempre. Hoje, a melhor universidade de gestão de hospitalidade do mundo, a Ecole hôtelière de Lausanne (EHL), anuncia sua previsão para as tendências em ascensão que devem moldar a hospitalidade em 2022. À medida que a indústria global se adapta aos protocolos COVID-19, dois professores da EHL, Dr. Weisskopf e Dr. Masset, investigaram o que o próximo ano trará para o setor em constante evolução à medida que continua sua recuperação em meio à pandemia, se ajustando às novas demandas de um cliente refinado.
Com o novo ano vem uma nova direção para a indústria hoteleira. “Na EHL acreditamos que um aumento na conscientização do consumidor trará novas oportunidades e tendências à tona, particularmente para a sustentabilidade, saúde e bem-estar. A indústria deve evoluir para se manter relevante para as novas demandas e necessidades dos viajantes em um mundo pós-pandemia”, afirma o Dr. Jean-Philippe Weisskopf, Professor Associado da EHL
“Acredito firmemente que essa crise contenha oportunidades, e que as empresas que serão capazes de se adaptar melhor ao “novo normal” (e às tendências destacadas) tenham grandes anos pela frente! Nosso papel na EHL é incorporar essas análises em nosso ensino e em nossos campus de Cingapura e Suíça, a fim de preparar melhor os futuros líderes da indústria”, conclui o Dr. Philippe Masset, Professor Associado da EHL.
A EHL previu as seguintes tendências de hospitalidade para 2022:
1. Viajantes bleisure (lazer e negócios) e espaços de trabalho em hotéis
Com um modelo híbrido de trabalho, espera-se que o bleisure aumente a popularidade ao longo de 2022. Definido como a prática de estender viagens de negócios para fins de lazer, ou de outra maneira de combinar trabalho e lazer durante uma viagem de negócios, os hotéis precisarão atender a essas demandas e necessidades.
2. Hospitalidade holística, saúde e bem-estar
À medida que a pandemia COVID-19 permanece, é evidente que as indústrias de saúde e bem estar continuarão presentes em 2022. Ao lado de medidas de saúde rigorosas para proteger os indivíduos do vírus, o setor de bem-estar continuará a ver alta demanda para curar a mente, corpo e alma através da hospitalidade holística.
3. Experiências digitalizadas dos hóspedes
Ao longo dos últimos dois anos, os serviços tradicionais voltados ao cliente tornaram-se contactless, com check-in móvel ou check-out e pagamentos sem contato a fim de reduzir a transmissão do vírus. À medida que a inovação tecnológica continua a evoluir, as instituições de hospitalidade precisarão se adaptar para permanecer à frente da curva, por exemplo, o reconhecimento de impressões digitais ou facial em breve se tornará uma conveniência esperada para os hóspedes que acessam seus quartos de hotel, assim como é esperado com smartphones.
4. Personalização
Como forma de melhorar a experiência dos clientes, a personalização é uma tendência que continua a crescer a cada ano em todo o setor hoteleiro. Ao aproveitar os dados dos clientes através do uso da tecnologia, os estabelecimentos poderão criar ofertas personalizadas para torná-los relevantes e atraentes para os hóspedes existentes e potenciais.
5. Experiência: economia & essencialismo
Em 2022, especialistas prevêem um aumento de viajantes que procuram gastar seu dinheiro sabiamente, propositalmente, fazendo um impacto positivo no planeta. Não só os hóspedes considerarão escolher passar férias com operadores de viagens conscientes, mas também procurarão experiências únicas que contribuam com a comunidade local ou economia circular.
6. Estratégia de gestão de ativos
A prática de gestão de ativos dentro da indústria hoteleira continua integrante, mas hoje evoluiu para um processo mais complexo de análise de dados e resultados operacionais. A separação entre gestão de operações hoteleiras e ativos imobiliários permite que as empresas se concentrem em seu modelo de negócio e melhorem a eficiência em todo o quadro.
7. Viagem solo
Após vários bloqueios, 2022 está programado para ver um aumento nas viagens solo, à medida que os indivíduos buscam liberdade e aventura à sua maneira. Estabelecimentos precisarão adaptar suas ofertas, quebrando barreiras entre funcionários do hotel e hóspedes, considerando opções de design de interiores para evocar o acolhimento e criar uma atmosfera informal.
8. Sustentabilidade
Os hóspedes considerarão a reserva através de operadores de viagens responsáveis ou estabelecimentos que visam manter e proteger o planeta. Além de participar de iniciativas comunitárias durante as férias – éticas e ambientais – considerações ecoconscientes são definidas para moldar as decisões tomadas no nível de gestão da hospitalidade.
9. Realidade virtual e aumentada
Tendo visto o sucesso de usar tanto realidade virtual quanto realidade aumentada, as empresas estão transformando suas experiências de viagem. A indústria hoteleira precisará capitalizar recursos para promover passeios virtuais e criar um ambiente digital para os consumidores se imaginarem antes de reservar suas férias – uma tendência que só deve aumentar.
10. Viajando menos (Staycations)
Apesar da retomada das viagens internacionais, os requisitos de teste do COVID, protocolos de quarentena, aumentos nos preços das companhias aéreas e burocracia complicada fizeram com que alguns viajantes optassem por estadias por períodos mais longos ou os obrigassem a considerar viajar menos do que no período pré pandemia. Além dessas razões, os turistas também podem optar por se aventurar por uma viagem mais perto de casa por razões orçamentárias ou ambientais.
Para obter mais informações e detalhes sobre as previsões da EHL para 2022, acesse as principais tendências da indústria de hospitalidade de 2022.
Sobre o Grupo EHL :
O Grupo EHL é referência global em educação, inovação e consultoria para o setor de hotelaria e serviços.
Com experiência desde 1893, o EHL Group agora oferece uma ampla gama de programas educacionais líderes, desde estágios até mestrado, bem como educação profissional e executiva, em três campi na Suíça e Cingapura. O EHL Group também oferece serviços de consultoria e certificação para empresas e centros de aprendizagem em todo o mundo.
Fiel aos seus valores e comprometido com a construção de um mundo sustentável, o objetivo do Grupo EHL é fornecer educação, serviços e ambientes de trabalho centrados nas pessoas e abertos ao mundo.