As inscrições para o campeonato de coquetelaria Marie Brizard foram ampliadas para 07 de outubro
O campeonato é aberto a candidatos de todo Brasil e os selecionados para o concurso presencial terão suas despesas de hospedagem e transporte para São Paulo pagas pela Casa Flora
Casa Flora e Porto a Porto lançam a etapa brasileira do campeonato mundial de coquetelaria Marie Brizard
Brasileiros irão concorrer a duas vagas para disputar na França o título de melhor bartender do mundo
Em sua trigésima edição, o seminário anual IBS – International Bartender Seminar –contará pela primeira vez com uma etapa brasileira. A Casa Flora e a Porto a Porto levarão dois bartenders que, além de presenciarem o seminário, também representarão o país na competição que tradicionalmente encerra o evento, competindo com outros 100 candidatos do mundo todo.
A etapa nacional é aberta a estabelecimentos de todo Brasil que tenham produtos Marie Brizard cadastrados.
A competição será dividida em duas partes: seletiva e concurso e contará com um painel de profissionais selecionados por Marie Brizard, Casa Flora e Porto a Porto para a avaliação dos coquetéis e seleção dos finalistas.
Na fase seletiva, os candidatos enviam suas receitas até o dia 07 de outubro para o e-mail ibs@casaflora.com.br, e as 12 receitas com melhor pontuação serão selecionadas para o concurso.
O concurso, que será feito de forma presencial, acontece no dia 28 de outubro em São Paulo e candidatos fora da cidade terão suas despesas com hospedagem, alimentação e transporte pagas pela Marie Brizard. Nesta fase, os 12 bartenders competirão entre si e os dois primeiros lugares participarão do IBS, acompanhando todo o seminário, assim como concorrerão na etapa internacional do campeonato, na cidade de Bordeaux (França), entre os dias 25 e 28 de novembro.
As categorias da etapa brasileira do IBS
Os estabelecimentos podem inscrever mais de um bartender, porém cada um deve apresentar apenas uma receita em cada uma das duas categorias, easy-to-make e new trend, sendo obrigatório o envio de receitas nas duas categorias para oficializar a inscrição no concurso.
A idéia da categoria easy-to-make consiste na elaboração de um coquetelque possa ser elaborado por qualquer pessoa, não obrigatoriamente por bartenders profissionais. Sua elaboração deverá se basear em apenas um sabor de licor Marie Brizard, incluindo as linhas Latino, Chocolat Royal e Grand Orange, combinado a ingredientes facilmente encontrados na casa de qualquer apreciador de bebidas. Ou seja, a proposta desta categoria é realmente a criação de coquetéis fáceis de fazer e, ao mesmo tempo, que sejam saborosos, não havendo nenhuma limitação em termos de formato – long, short ou hot drink – nem no tipo de preparo, podendo ser mexido, batido, montado, inclusive com o uso de liquidificador.
Já a categoria new trend consiste na elaboração de um coquetel utilizando os produtos Marie Brizard e o propósito é mostrar a visão do bartender no que considera ser uma tendência no mundo da coquetelaria. Para esta categoria, o critério é mais técnico, com várias especificações para o desenvolvimento do coquetel.
Informações sobre o regulamento oficial do campeonato, critérios para a seleção nas duas fases e fichas de inscrição podem ser obtidas através do envio de e-mail para ibs@casaflora.com.br .
Breve histórico de Marie Brizard e sua influência na coquetelaria
A história de sucesso, que culmina com os atuais 230 milhões de garrafas comercializadas em mais de 120 países, é resultado da referência que Marie Brizard conquistou junto ao mercado ao longo de séculos.
Criada em 1755 em Bordeaux, na França, Marie Brizard tem sua origem na produção de vinhos de alta qualidade, porém ganhou grande notoriedade por um licor que produzia, o Marie Brizard Anisette. Degustados pela nobreza da França, vários monarcas tinham apreço pela marca, entre eles Louis XV. Já o reconhecimento maior veio com a presença de Marie Brizard na Exposição Universal de Paris, em 1889.
Desde 1775, Marie Brizard desenvolve licores de frutas e plantas colhidas em plena maturação para assim, extrair os sabores mais delicados. Com destilação tradicional, a criação de receitas exclusivas da marca permite o desenvolvimento de uma linha de licores com mais de 17 sabores, entre eles amora, pera, laranja, baunilha, pêssego, e que se diferenciam no mercado exatamente por conseguir extrair o melhor de sua matéria prima, sempre de maneira artesanal e a partir de bases naturais sem o uso de produtos artificiais.
E para melhor explorar as qualidades de seus produtos a Marie Brizard, desde 1982, desenvolve treinamentos para bartenders do mundo todo e o International Bartender Seminar foi o fórum ideal que a marca encontrou para promover a arte da criação de coquetéis, já que a competição reúne anualmente mais de 100 bartenders.
Durante o seminário, a produção de licores e seu papel na elaboração de coquetéis, os costumes e tradições na coquetelaria, além das particularidades de cada país, entre outros temas, são apresentados aos participantes.
Serviço
Seminário e Campeonato Mundial de Coquetelaria
Promotora: Marie Brizard
Data: de 25 a 28 de novembro de 2012
Local: Bordeaux – França
Etapa nacional aberta a bartenders de todo o Brasil
Promotoras: Marie Brizard, Casa Flora e Porto a Porto
Critério para participação no campeonato: estabelecimentos que tenham produtos Marie Brizard cadastrados em seu portfólio de bebidas
– Fase seletiva
Inscrições até 07 de outubro de 2012 através do e-mail ibs@casaflora.com.br,
– Concurso presencial
Data: 28 de outubro em São Paulo
Informações, regulamento e inscrições através do email ibs@casaflora.com.br
Divulgação: MCO Comunicação Empresarial – (11) 3231.3132
Maria Cecília Martins – mariacecilia.martins@mcocom.com.br
Bea Bueno – bea.bueno@mcocom.com.br