Hotel fazenda em Santa Catarina é exemplo de como descobrir, valorizar e reter talentos
Evandro Coradini trabalha há 20 anos na mesma empresa. Não esquece como começou e chegou a um dos cargos altamente estratégicos no Fazzenda Park Hotel, considerado um dos melhores do país. “Meu primeiro dia foi no Dia dos Pais de 1998, como garçom. Não entendia nada sobre hotelaria. Mas, desde o primeiro momento, aproveitei todas as oportunidades. Me comprometi e me comprometo sempre. Não paro de me atualizar e, hoje, com muito orgulho, sou o Gerente de Hospedagem”, conta.
Evandro é apenas um dos oito colaboradores que trabalha no Fazzenda Park Hotel desde o início do empreendimento que prioriza as contratações por ascensão dentro da empresa e segue com foco em reter talentos. “Trabalhamos para atender nossos colaboradores do mesmo jeito especial que tratamos nossos hóspedes. Temos uma política salarial acima do aplicado no mercado local, além de muitos benefícios como planos de saúde familiar, plano odontológico, seguro de vida, convênio com farmácia e supermercado, refeitório e transporte sem custo e alojamento. Nosso RH, diferentemente de outras empresas, tem horário de atendimento inclusive aos sábados e feriados. Estamos sempre muito próximos das necessidades e desejos de todos e todas”, ressalta o coordenador de Recursos Humanos, Felipe Pawlowsky da Costa.
Tanta atenção resulta em um empenho extra voluntário dos colaboradores. “Quando me perguntam o que fazer para trilhar um caminho como o meu não tenho dúvidas em responder: faça de conta que a empresa é sua, trate todo mundo bem, cuide do cliente como se ele fosse uma visita muito esperada, igual um pai que espera o filho voltar para casa. O reconhecimento e as oportunidades virão. Mas tenha em mente que é preciso trabalhar muito”, diz o Gerente de Hospedagem.
Para alcançar o engajamento de Evandro e dos outros 350 funcionários, a equipe de Recursos Humanos do Fazzenda Park Hotel também não mede esforços. “Os treinamentos são, em sua maioria, aplicados internamente. Quando surge alguma dificuldade, focamos em palestras e workshops externos direcionados para cada área. Treinamos nossos líderes de setor para estarem atentos a todas as necessidades internas. Uma vez destacado um colaborador com potencial para ocupar cargos maiores, iniciamos uma observação mais detalhada até que consigamos promover internamente ao cargo novo. Além disso, nossa equipe de RH acompanha de perto e conhece todos os colaboradores, auxiliando até em questões pessoais e familiares, dando todo suporte possível”, conta Felipe Pawlowsky da Costa.
“O respeito às pessoas está no nosso DNA. Temos consciência do quanto cada um dos nossos colaboradores foi fundamental para que chegássemos onde chegamos. Vamos continuar valorizando os nossos talentos para que possamos cada vez sermos melhores”, considera a gerente geral do Fazzenda Park Hotel, Cássia Treuk.