Atlantica Hospitality International reúne grupos hoteleiros internacionais em painel sobre futuro do turismo durante sua 23ª convenção anual

Representantes dos grupos Choice, Hilton, Radisson e Wyndham debateram sobre a retomada do setor, mudanças no perfil do consumidor e tendências para melhorar a experiência do hóspede.

Na última quinta-feira, 16, a Atlantica Hospitality International, operadora de hospitalidade multimarcas com mais de 165 empreendimentos em todo o país, recebeu representantes dos maiores grupos hoteleiros internacionais que administra no Brasil, para uma conversa sobre as principais tendências do turismo neste momento de recuperação pós-pandemia. O encontro aconteceu durante o primeiro dia da anual Convenção Atlantica, que, nesta 23ª edição, trouxe como tema o “Movimento ON”, em referência à digitalização do mercado de hotelaria.

O painel foi mediado por Guilherme Martini, VP de Operações da Atlantica; Leonardo Rispoli, VP de Marketing, Vendas e Tecnologia da Atlantica; e Mark Campbell, Diretor Sênior de Operações da Atlantica; que convidaram David Beers, Diretor Sênior de Operações de Franquia Internacional do Choice Hotels; Rodolfo Amaya, Diretor de Brand Performance CALA do Hilton Worldwide; Frances Gonzalez, VP de Operações da América Latina do Radisson Group; e Eduardo Cruz del Rio, VP de Operações do Wyndham Hotel Group. Os presentes discutiram as principais mudanças na gestão hoteleira, os novos modelos de negócios e a transformação no perfil do consumidor.

O primeiro ponto em pauta foi a continuidade ou descontinuidade dos efeitos da pandemia nos padrões hoteleiros, como arrumação sob demanda, diárias sem café da manhã e conceito de grab and go. Houve um consenso sobre a aceleração do uso da tecnologia nos hotéis para oferecer facilidades aos hóspedes, atestando a necessidade do check-in digital, do acesso aos quartos por meio do smartphone, interação com a recepção realizada por mensagens de texto e uso de QR Codes em substituição à tradicional papelaria.

Outro importante tópico abordado foi a fuga de mão de obra no mercado hoteleiro, que vem acontecendo em todo o mundo. Uma das alternativas mencionadas foi a aproximação com as entidades de ensino para o oferecimento de empregos aos estudantes do setor, além da necessária reflexão sobre os planos de carreira da hotelaria, para que sigam sendo atrativos.

Também se mencionou que o mercado de viagens a negócios, que antes da pandemia era responsável por 70% da receita do setor, já começa a demonstrar claros sinais de recuperação. Eventos presenciais estão fazendo que, em algumas regiões, alguns grupos hoteleiros já estejam sem datas disponíveis até 2023. Neste cenário, a tendência do “bleisure” (união de business com leisure — lazer) parece ganhar força com menos viagens, mas com maior tempo de permanência.

O hóspede bleisure chega ao destino a negócios, mas torna a sua viagem mais duradoura, aproveitando o deslocamento para estender sua permanência para aproveitar um tempo de lazer, podendo, inclusive, trazer a família junto. Por ficar mais tempo no destino, esse hóspede possui novas demandas, procurando por uma hospedagem com espaço mais apropriado para trabalhar – móveis adequados e internet de qualidade –, variedade em A&B — restaurantes com opções para todas as refeições – e estrutura mais completa — que favoreça seu bem-estar, com piscina e fitness center, por exemplo.

No fim, concluiu-se que os aprendizados da pandemia precisam ser levados em consideração e que os hóspedes estão com expectativas cada vez mais altas. Assim, as operadoras hoteleiras precisarão levar adiante projetos de inovação, melhorias de produto e formação de equipes de excelência, a fim de atenderem essas novas expectativas, já que esse público tende a ser muito mais seletivo.

 

Convenção Atlantica 2022

A Convenção Atlantica 2022 aconteceu entre os dias 16 e 17 de março e contou com a presença de mais de 300 gestores do corporativo e dos hotéis da operadora, que acompanharam presencialmente e online.

O evento foi patrocinado pela Hoffmann Brasil, que ficou responsável por toda a organização. Outras empresas que também contribuíram para a realização: Ambev, Anserve, Banco Safra, Blincast, BRF, Comgás, Colortel, Dohler, FLEX Colchões, Harus, Minalba, Onity, RDS, RenTV, Seara, Simmons Hospitality, Tarkett Revestimentos, 3Corações, Virtual Drone, Visual GEAC e Zumex.

Divulgação: Weber Shandwick

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR