Balanço final Equipotel São Paulo 2014

por migracao

fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d


Contando com público qualificado e tomadores de decisão, a mostra ofereceu ao mercado um mix de produtos, serviços e possibilidades. Próxima edição já tem data marcada: de 14 a 17 de setembro de 2015


Com foco na geração de negócios, a EQUIPOTEL SÃO PAULO, maior Feira de Hospedagem, Alimentação e Serviços da América Latina, chegou à sua 52ª edição atingindo as expectativas. A visitação, formada em sua maioria por um público qualificado, por tomadores de decisão. Oferecendo um mix de produtos, serviços e possibilidades, além de mais de 40 horas de conteúdo, para o mercado de hospitalidade brasileiro, a Feira trouxe novidades e um novo conceito, mais atualizado e voltado para realização de networking, oportunidades de negócios e desenvolvimento. Como as perspectivas do mercado brasileiro são cada vez melhores – para ano que vem são estimados gastos totais com turismo no Brasil em torno de US$ 264,40 bilhões, segundo o Timetrics Analysis Report – a próxima edição da EQUIPOTEL SÃO PAULO já tem data marcada: 14 a 17 de setembro de 2015, no Anhembi, em São Paulo.

A feira contou o apoio da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), Associação Brasileira de Compradores de Hotéis e Restaurantes (ABRACOHR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Irmãos Avelino, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação das Distribuidoras de Bebidas do Brasil (ADIBE), Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABCSpas), Sebrae, ECD Food Service, APC, FIC, entre outras.
 
Para Bruno Hideo Omori, presidente da ABIH, esta foi uma das melhores edições. “Recebemos importantes nomes de liderança da hotelaria brasileira e tivemos diversas possibilidades de novas parcerias”, contou. “Este ano firmamos ainda mais a parceria que já tínhamos com a EQUIPOTEL SÃO PAULO. Tivemos todo o apoio possível, desde a montagem dos estandes até a divulgação de nossas ações. Pudemos reunir também moteleiros do Brasil inteiro em busca de melhorias e novos negócios para o nosso segmento. Pela primeira vez realizamos a Rodada de Negócios e os resultados foram muito bons”, disse Antonio Carlos Morilha, diretor administrativo da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis). De acordo com Eva Siqueira, diretora da ABRACOHR, destacou esta edição como a melhor. “Participamos da Feira há nove anos e este foi o melhor que tivemos. A Rodada de Negócios contou com uma participação muito grande de negociadores e superou nossas expectativas”, declarou.
 
Mudanças
Com as mudanças no mercado de hospitalidade e alimentação, a Feira – que figura entre as cinco maiores do mundo do setor – soube se adaptar às transformações do mercado e reformulou a sua estrutura, baseada em bons exemplos da EQUIP’HOTEL PARIS, a maior do mundo do setor. A modernização foi refletida nas seis segmentações que o evento teve: Equipotel Food Service ; Arquitetura, Decoração e Design; Equipamentos e Utensílios; Gestão e Tecnologia; Higiene, Limpeza e Serviços; e Fitness, Lazer e Spa. “Ficamos muito satisfeitos com esta edição da EQUIPOTEL SÃO PAULO. Conseguimos atrair um bom número de expositores e, principalmente, de visitantes qualificados, aptos a fechar bons negócios. A Feira mais uma vez mostrou bons produtos, serviços, inovações tecnológicas, lançamentos e, além disso, promoveu debates sobre as tendências do mercado em espaços próprios para isso, como o Equipotel Conference, o Hot Spot e o Talk Show, que despertou a atenção dos visitantes”, avaliou Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento.

Os números da 52ª edição foram bastante positivos: cerca de 850 empresas expositoras, representando mais de 1.500 marcas, distribuídos numa área de 60 mil m², e mais de 20 países. “Um dos maiores destaques foi o Premium Club, formado por executivos de compras de hotéis e restaurantes. As caravanas, que vieram de importantes centros de consumo do interior de São Paulo e de Minas Gerais, contou com cerca de 500 compradores qualificados somente nos dois primeiros dias do evento. Nesta edição, contamos com o apoio do Sebrae, responsável pelo conteúdo e temas das palestras do Equipotel Conference”, destacou  Paulo Octavio Pereira de Almeida.
 
Pesquisa Inédita
Também como novidade, a Feira divulgou uma pesquisa inédita, encomendada pela Reed Exhibitions, à Consultoria ECD, especializada em food service, sobre “As Reais Necessidades do Universo da Alimentação Fora do Lar”, realizada em quatro grandes capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Curitiba (PR). “Essa pesquisa foi realizada pela primeira vez no Brasil e trouxe dados que são interessantes para o mercado. Com o crescimento do setor, há necessidades que até então não havíamos atentado e a pesquisa ajuda a entender um pouco mais sobre isso. Nosso objetivo era identificar em estabelecimentos referenciais as principais demandas e necessidades dos segmentos do mercado de food service”, disse Enzo Donna, diretor da ECD Food Service. Segundo os dados coletados, 64% dos estabelecimentos buscam qualidade, 27% preço e 9% estão atrás de prazo de pagamento. “Alguns dados também chamaram bastante atenção, como o modo que são feitas as compras. Atualmente, entre 32% a 39% as realizam por telefone. Há também uma busca pela mão-de-obra qualificada, preocupados em oferecer bons serviços”, atentou Donna.

Expositores
A satisfação dos expositores também foi uma marca desta edição da EQUIPOTEL SÃO PAULO. Uma pesquisa feita durante o evento foi comprovou que os expositores ficaram satisfeitos com a nova proposta da Feira e a qualidade da audiência foi um dos pontos mais elogiados. Entre os interesses dos visitantes, segundo a mesma pesquisa, estavam – em ordem: fazer negócios, busca por conteúdos relevantes, eventos simultâneos e caravana de compradores. De acordo com Juliano Souza, gerente de vendas da Gazin, que há 15 anos está presente na Feira, esse é o espaço ideal para divulgar os produtos e ainda prospectar novos clientes. “Nós conseguimos expor as nossas maiores novidades e ainda fechar negócios. Eu sempre digo que esse é o ‘Natal da Hotelaria’. Temos uma equipe específica para tratar com os clientes, sejam novos ou antigos, e estreitar o relacionamento. A cada ano a Feira mostra que consegue chamar a atenção dos visitantes”, elogiou Souza.
 
Quem também festejou os bons negócios gerados foi a Day Home Food Service, desde 2007 participando da Feira, apresentou como novidade dois modelos de pratos italianos, prateleiras de câmaras frias, além de utensílios para os diversos segmentos do ramo alimentício. Para Fabiana Saez, gerente comercial da marca, o evento reuniu vários compradores qualificados para os seus produtos. “O movimento foi bom ao longo dos dias. Tivemos um número de visitação acima do esperado. A Feira é ótima para fechar bons negócios, já que é um público qualificado. Foi um bom momento para apresentar nossos lançamentos”, disse Saez. A Accor aproveitou a EQUIPOTEL SÃO PAULO para comemorar os 39 novos contratos de hotéis na região das Américas somente este ano. “Nosso objetivo na Feira é abordar novos investidores interessados na nossa marca, mostrar a eles que possuir a bandeira Accor em seu estabelecimento é sinônimo de rentabilidade, sucesso e bons negócios”, disse Camila Klein, assessora executiva da Accor.
 
Sem ficar de fora de nenhuma edição desde 1987, a ABC Alumínio também comemorou os bons números conquistados. “Esta edição reforça a importância que a feira tem para os setores que representa. Nosso movimento foi além do esperado. Pudemos receber distribuidores e mostrar nossas linhas e expor nossa marca”, disse Marcelo Formigoni, sócio-diretor. A Hoteleriê participou pela segunda vez do evento e apresentou dois lançamentos: o travesseiro em flexball, lavável e com durabilidade, e a linha para núpcias desenvolvida para hotéis. “Chamou nossa atenção o público bem direcionado. Vários contatos foram iniciados e chegamos a fechar negócios aqui mesmo”, contou.

Estreantes
Várias empresas estrearam na EQUIPOTEL SP 2014. Entre elas, a Lellis Marcenaria. “A Feira foi uma grata surpresa, pois prospectamos muitos e bons clientes. É um evento de sucesso por oferecer exatamente o que o visitante busca. O público especializado nos chamou bastante atenção e encontramos aqui os setores que precisávamos para conhecer os nossos serviços. Certamente voltaremos em 2015”, garantiu Leônidas Lellis, proprietário da empresa. Também presente pela primeira vez, a Big Floor elogiou o público qualificado. “Visito o evento há muitos anos e neste decidimos expor pela primeira vez. A Feira atingiu as nossas expectativas e conseguimos prospectar bons negócios durante os quatro dias. A presença do público qualificado foi o ponto alto dessa edição. Em 2015 estaremos aqui novamente”, disse Cláudio Elieser, proprietário.

Novidades
Com a proposta de reunir os maiores players do mercado expondo seus produtos, serviços e soluções, a EQUIPOTEL SP 2014 trouxe como novidade o EQUIPOTEL FOOD SERVICE, que teve como atrações as Ilhas Gourmet, a 2ª edição do projeto Chefs na Rua e o 3° Encontro de Negócios Food Service Irmãos Avelino, realizado pela primeira vez na Feira. Os Irmãos Avelino reuniram 26 empresas do ramo como Cepêra, Bunge, Nestlé Professional, Unilever Food Solutions, Vigor, Barilla, Renata, Vapza, Ajinomoto, Sakura, entre outros, e mais de sete mil clientes. “Foram lançados vários produtos e tivemos a presença de chefs de cozinha de empresas reconhecidas. Vários clientes vieram prestigiar o nosso espaço. Ficamos muito satisfeitos com esse ‘casamento’ com o maior evento do setor de hospedagem, alimentação e serviços da América Latina”, falou Luiz Fernando Avelino, diretor comercial da Irmãos Avelino.
 
Outro destaque foi o projeto Chefs na Rua, que tem atraído a atenção dos paulistanos nos últimos anos. Durante a Feira foram apresentados pratos deliciosos preparados por chefs estrelados e conceituados da gastronomia brasileira. As Ilhas Gourmet, que contaram com a curadoria da Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil, também foram bem prestigiadas, com apresentações técnicas e tendências da alta gastronomia, tudo inspirado em feiras similares ao redor do mundo.
 
Com as novas regras para a venda de comidas de rua em São Paulo, a cidade viu crescer uma boa oportunidade de negócios: os food trucks, que já podem ser encontrados em vários bairros. e a EQUIPOTEL SP 2014 não poderia deixar de mostrar essa nova tendência. Várias empresas mostraram os modelos mais modernos. A Truckvan, por exemplo, apresentou a Cozinha Estúdio Móvel que desenvolveu para o chef de cozinha e apresentador Edu Guedes levar suas receitas para todo o Brasil. O veículo possui sete metros de comprimento por 2,40 metros de largura e duas portas-palco, sendo uma delas com avanço lateral e outra com varanda para mesas e cadeiras, totalizando uma área útil de 40 m².
 
Conteúdo
Para atender às necessidades de informação e capacitação profissional dos mercados de hotelaria, alimentação e hospitalidade, a Feira realizou, neste ano, com o apoio do Sebrae, a Equipotel Conference com temas relevantes para os segmentos envolvidos no evento. Além disso, foram discutidos temas atuais durante o Talk Show e o Hot Spot. “Notamos que, com o crescimento dos setores, os profissionais não frequentam a Feira somente em busca de produtos e serviços, mas também de conteúdos que contribuirão para o bom desempenho do trabalho no dia a dia. Tivemos mais de 40 horas durante os quatro dias com temas relevantes e atuais, com participação em massa de público”, disse Paulo Octavio.


Divulgação: Rojas comunicação


ALGUMAS FOTOS DO EVENTO



O movimento durante todos os 4 dias do evento foi muito bom.



No espaço Hot Spot a Presidente da ABG Nacional falou para governantas.



Foto da entrada no momento do cadastro.



A Cleaning Solutions e a Silux participaram da feira no espaço SEBRAE



Roberto Garcia e Celso Budny da Master Line



Eliane Nascimento e Vinicius Barreira diretores da Check in NetHotel



Werter Uhdre da Americanflex



Presidente da ABRACOHR Antônio Xavier durante a rodada de negócios



Sr. Renato Arantes da Qualis apresentando novidades durante a feira



Jessé Resende da Saga Systems Brasil trouxe novidades para o mercado de fechaduras eletrônicas e cofres



Luiz Roberto Magrin Filho e Vanessa Magrin diretores da Harus Amenities, Harus Hotelaria e Harus alimentos.



Frank Schmidt, Gerente Geral Brasil da Electrolux Professional, Alberto Zanatta, presidente da Electrolux,
Ronaldo Portela, Gerente Nacional de vendas da linha profissional e Robson Matiussi, diretor da Delav.



Barbara e Uwe Schmautz, diretores da Robot Coupe Brasil.



Mônica Pires diretora da Trussardi Hotelaria e seu filho



Julio Cosentino, diretor da RenTv e Mario Jussiane da New Fitness, nova parceria fechada durante o evento.



A Colossal trouxe para a feira a cebola gigante.



Lucas Pimentel, gerente de planejamento de Marketing, Luciele Marques, Gerente de eventos e
Leandro Bonifácio, Coordenador de vendas da Reed Exhibition Alcântara Machado responsáveis em
grande parte pelo sucesso da Equipotel SP 2014.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR