Barilla lança o 7º Campeonato Mundial da Pasta durante o Dia Mundial da Massa

7º Campeonato Mundial da Pasta

 

Brasil enviará o chef Marcelo Milani, de São Paulo, para competir com chefs internacionais

(Outubro, 2018) Nos próximos dias 24 a 25 de outubro, a Barilla realiza a sétima edição do Campeonato Mundial da Pasta, em Milão, com 18 chefs de diversos países competindo pelo título de Master of Pasta. Representa o Brasil o chef Marcelo Milani, do restaurante Piccolo de São Paulo, que entrou em 2018 na lista dos restaurantes Bib Gourmand do guia Michelin. Pela primeira vez este ano, o campeonato será realizado na mesma data do Dia Mundial da Massa, que comemora 20 anos.


Massas: uma paixão contagiosa

Com o Campeonato Mundial da Pasta, a Barilla espera trazer positividade, equilíbrio e diversão para as mesas do mundo inteiro. Sob o tema “Eat Positive” deste ano, a competição internacional homenageia o patrimônio cultural intangível da La Dolce Vita, onde os elementos essenciais do estilo de vida italiano prosperam: arte, música, estilo e, acima de tudo, comida boa e icônica.

A massa está no centro de uma positiva dieta mediterrânea de dar água na boca. Ela fornece uma ingestão saudável de carboidratos complexos e de liberação lenta, de proteínas e de fibras que o mantêm abastecido durante todo o dia. A massa cozida com ingredientes frescos e locais de qualidade, é mais do que uma refeição; é uma paixão, um convite para desacelerar e aproveitar momentos de felicidade.

“Para mim, a massa é uma verdadeira paixão”, disse Accursio Lotà, chef que trabalha nos EUA e foi o vencedor do Campeonato Mundial da Pasta da Barilla de2017. “Eu tenho o maior respeito pela massa como ingrediente, é tão adequado para os principais cardápios dos chefs quanto para os jantares familiares de todos os dias. Lembro-me de cozinhar pratos de massa quando criança, quando meus pais estavam fora, a satisfação era infinita assim como as panelas para limpar depois! ”


Um evento culinário de 360 graus

Uma festa para os sentidos, o Campeonato Mundial da Pasta da Barilla oferecerá uma visão profunda da versatilidade da massa, através de exposições ao vivo, demonstrações culinárias, degustações e conferências. A competição contará com alguns dos pratos de massa mais inovadores e deliciosos que as cozinhas do mundo estão criando hoje em dia.

Dezoito jovens chefs com menos de 35 anos competirão na frente de um júri de estrelas Michelin para se tornar Master of Pasta, um título que já foi entregue seis vezes por chefs dos seguintes países : EUA (2017), Eslovênia (2016), Turquia ( 2015), Suíça (2014), África do Sul (2013) e Japão (2012). Ao longo dos seis anos, mais de 125 chefs participaram do campeonato e contribuíram para elevar a culinária italiana ao patamar atual.

Durante os dois dias de evento também serão apresentadas temáticas abordando a importância de viver um estilo de vida saudável e positivo. Com base no modo de vida italiano, três diferentes Master Talks serão realizados: “Além da Gastronomia: O Papel da Beleza”, com o co-fundador da “Teoria da Cozinha” Jozef Youssef e a artista e fotógrafa Brittany Wright; “O estilo de vida mediterrâneo, a receita final para o bem-estar”, pelo chef-nutricionista Holger Stromberg e apresentadora de TV sueca e ex-modelo Filippa Lagerbäck; e, finalmente, “Sustentabilidade do campo à mesa”, do chef Davide Oldani, detentor de estrelas Michelin, e do pioneiro da cultura de manjericão, Giuseppe Bonati.

No último dia da competição também haverá uma exposição ao vivo exclusiva do coletivo musical Food Ensemble. Com uma estrela Michelin, o famoso Chef Davide Oldani participará de uma demonstração culinária ao vivo, onde sons e gestos de culinária serão “apresentados”, resultando em uma faixa musical especificamente criada em torno de uma receita de massa.


Novo Lançamento da Linha Leguminosa para o Dia Mundial da Massa

Em tempo para a 20ª edição do Dia Mundial da Massa, no dia 25 de outubro, e em paralelo ao Campeonato, a Barilla lançará sua primeira linha de leguminosas, feita inteiramente de farinha de lentilha vermelha ou farinha de grão de bico. Pietro Leemann, o primeiro chef europeu a ser premiado com uma estrela Michelin com um restaurante vegetariano, oferecerá Master Classes sobre como melhor cozinhar com este tipo de produto.

Os novos Penne e Fusilli de lentilha vermelha e o Casarecce de grão de bico são naturalmente ricos em proteínas vegetais e fibras e sem glúten. É bom anotar que as leguminosas melhoram a fertilidade natural do solo e têm uma baixa emissão de carbono porque precisam de pouquíssimo fertilizante.

“Nossa linha Legumi introduz uma nova oferta de produtos para os amantes de massas que buscam alcançar o que há de mais saudável”, disse Valeria Rapetti, gerente de nutrição de P&D do grupo Barilla. “Em uma escala maior, o lançamento faz parte da missão da nossa empresa ‘Bom para você, bom para o planeta’. Os produtos de lentilha vermelha e de grão-de-bico estão alinhados com nossa dedicação a uma cadeia de fornecimento mais verde e sustentável, desde práticas agrícolas responsáveis até decisões de compra de consumidores informados nos pontos de venda. ”

No último dia da competição e a tempo para o Dia Mundial da Massa, um jovem chef será coroado Master of Pasta. Você pode acompanhar a competição e se deliciar com pratos de massa seguindo as hashtags #PastaWorldChampionship e #WorldPastaDay (para o dia 25 de outubro), visitando o site https://www.barilla.com/en-us/pasta-world-championship-2018 e acompanhando a Barilla no Instagram @Barilla.


O Grupo Barilla

Fundado em Parma em 1877 a partir de uma padaria e confeitaria, Barilla é hoje um dos maiores grupos de alimentos da Itália, líder mundial no mercado de massas e número um em molhos prontos para uso na Europa continental, produtos de padaria na Itália e as torradas características dos países escandinavos.

O Grupo Barilla possui 28 unidades de produção (14 na Itália e 14 no exterior) e exporta para mais de 100 países.

Todos os anos, suas plantas produzem cerca de 1.800.000 toneladas de produtos alimentícios, apreciados pelos consumidores no mundo inteiro, sob as marcas Barilla, Mulino Bianco, Harrys, Pavesi, Wasa, Filiz, Yemina e Vesta, Misko, Voiello, Gran Cereali e Pan di Stelle e marcas da Academia Barilla.

Quando ele abriu sua loja em 1877, o objetivo primordial de Pietro Barilla era fazer boa comida. Hoje, esse princípio tornou-se a missão corporativa de Barilla: “Bom para você, bom para o planeta”. “Bom para você” significa melhorar constantemente nossos produtos, incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis e melhorar o acesso das pessoas à alimentação e à inclusão social. “Bom para o Planeta” significa promover cadeias de fornecimento sustentáveis e reduzir as emissões de CO2 e o consumo de água durante a produção.

Para saber mais, visite: www.barillagroup.com; Twitter: @barillagroup

Divulgação: Lucia Paes de Barros

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR