Para comemorar o mês dos polinizadores, a Fairmont Hotels & Resorts, pioneira do turismo responsável e práticas ambientais saudáveis, anunciou a próxima evolução de sua programação Bee Sustainable com o lançamento de um novo centro digital interativo, fairmontbeesustainable.com. A nova plataforma foi criada para ajudar a educar os convidados e colegas da rede Fairmont sobre a importância da saúde global das abelhas e para incentivar os visitantes a acompanhar através de análise aprofundada, monitoramento de colmeias em tempo real e as últimas atualizações de seus apiários no telhado e hotéis de abelhas.
“Como a primeira marca de hotéis de luxo a desenvolver uma abrangente programação de abelhas no local, a Fairmont é líder no setor no apoio a práticas sustentáveis; A evolução de nosso compromisso contínuo nos últimos 10 anos com a criação de nossa iniciativa Bee Sustainable não é exceção”, disse Sharon Cohen, vice-presidente da Fairmont Brand. “Os hotéis Fairmont em todo o mundo orgulham-se da contribuição para suas comunidades locais e, através do desenvolvimento de nossas colmeias e habitats de abelhas sustentáveis, somos capazes de promover ainda mais a importância da saúde dos polinizadores globalmente.”
Para compartilhar com os convidados Um Dia na Vida de uma Fairmont Bee, a marca defendeu um excitante piloto digital, o primeiro de seu tipo no setor de hospitalidade, instalando câmeras e dispositivos de rastreamento de colmeias em cinco de suas propriedades em todo o mundo. Os hotéis em destaque no piloto incluem o Fairmont Waterfront de Vancouver, o Fairmont Washington D.C., o Fairmont Yangcheng Lake na China, o Fairmont Mount Kenya Safari Club e o Fairmont San Francisco. Tecnologia de ponta rastreou o número de abelhas visitantes e a distância percorrida por dia, enquanto os dados de mel coletados incluíam a análise dos néctares de flores, árvores e plantas usados, a classificação de cor e grau de acordo com a escala de Pfund e a taxa de umidade.
“O compromisso que a Fairmont assumiu com sua programação Bee Sustainable traz uma conservação inestimável de duas maneiras distintas: as colméias e hotéis de abelhas oferecem casas excepcionais para uma variedade de espécies de abelhas polinizadoras; e as exibições e programas distintos em cada propriedade única do Fairmont proporcionam inspiração e conexão com questões dos polinizadores para visitantes e funcionários”, disse Laurie Davies Adams, presidente e CEO da Pollinator Partnership. “É um pacote poderoso, envolvendo todo um novo público na questão dos polinizadores por meio do envolvimento local com a natureza.”
À medida que junho marcou o Pollinator Month, as propriedades Fairmont em todo o mundo celebram atividades personalizadas no local, incluindo experiências interativas com os hóspedes, menus exclusivos e ofertas personalizadas de hospedagem. O Fairmont Waterfront em Vancouver lançou sua própria série de vlog, “The Buzz”, em um esforço para compartilhar a importância das abelhas e criar conexões positivas com a comunidade através de histórias curtas e significativas. O Fairmont Yangcheng Lake em Kunshan, na China, criou o Be a Beekeeper Package, disponível até dezembro de 2019, com menus inspirados no set honey, para duas pessoas, uma exclusiva cortesia bee welcome e cursos de mini apicultores.
O Fairmont Orchid Big Island do Havaí lançou o Jardim Botânico e o Bee Tour para celebrar a importância das abelhas para a cultura havaiana, as ofertas culinárias e os esforços de sustentabilidade. Esta excursão de uma hora aconteceu no dia 25 de junho, culminando em uma degustação de mel e vinho. A experiência contou com uma exploração em profundidade de várias espécies de plantas tropicais, quatro colmeias de fluxo do hotel cheias de 80.000 abelhas e trilhas naturais que passam por cachoeiras e vistas do oceano.
Por quase 30 anos, a Fairmont Hotels & Resorts tem se comprometido a proteger proativamente os ambientes locais por meio de sua premiada Fairmont Sustainability Partnership, agora parte do programa Planet21 da Accor. Na última década, a Fairmont se comprometeu a melhorar a saúde geral e a conservação das espécies de abelhas em todo o mundo e construiu mais de 40 apiários e hotéis de abelhas em propriedades em todo o mundo, incluindo, mais recentemente, a primeira incursão da Fairmont na França, inaugurando o hotel bee na sede mundial da Accor em Paris. Para os clientes que buscam mais apoio à saúde das abelhas em casa, a marca terá seus próprios mini-hotéis de abelhas disponíveis neste verão em fairmontstore.com.
Para outras informações sobre o programa Fairmont Bee Sustainable e a importância das abelhas e abelhas selvagens, visite fairmontbeesustainable.com.
Fairmont Copacabana terá linha exclusiva de mel
Sustentabilidade, preservação do meio ambiente e valorização de insumos produzidos localmente são prioridades da rede Fairmont em todo o mundo. Prevista para ser inaugurada em Copacabana em 2019, a primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul mantém esse pilar e, entre outras iniciativas, firmou parceria com o apiário Amigos da Terra, empresa familiar localizada na região de Nova Friburgo, para produzir artesanalmente uma linha exclusiva de mel para o hotel.
Resultante de florações silvestres de laranjeiras, assapeixes e eucaliptos visitadas pelas abelhas, o mel será utilizado nos três pontos de alimentação do Fairmont Copacabana, abertos ao público em geral: o restaurante Marine, o Spirit Copa Bar e o Coa&Co Café. Com sabor suave e coloração clara, o insumo será oferecido em forma líquida e em favo, possibilitando uma maior versatilidade de uso nas receitas.
À frente do conceito gastronômico do hotel, o chef francês Jérôme Dardillac é um entusiasta da iniciativa. “Sou um apaixonado pela gastronomia do Brasil e defensor do uso de produtos locais. O conceito da gastronomia do Fairmont Copacabana foi pensado para trazer conexões genuínas aos nossos hóspedes. Alinhados com a marca, buscamos fornecedores artesanais para garantir alta qualidade com ingredientes nacionais e regionais”, afirma.
Internacionalmente, a rede Fairmont mantém uma constante busca por formas criativas de aprimorar sua premiada plataforma “Fairmont Sustainability Partnership”. Um exemplo emblemático desse empenho é o programa “Bee Sustainable”, um pilar da marca Fairmont que conta, atualmente, com 40 apiários em suas propriedades, com colmeias instaladas nos jardins dos telhados e em outras áreas de suas unidades ao redor do mundo. No Rio de Janeiro, foi feita a opção de apoiar e valorizar os pequenos produtores locais, firmando a parceira com o apiário familiar de Nova Friburgo.