Camil apresenta Edu Guedes e receitas com Feijão Pronto para Temperar no 2º Encontro Gourmet

por migracao

fiogf49gjkf0d
fiogf49gjkf0d

Concurso cultural da Camil contou com mais de 100 foodbloggers inscritos.


No dia 02 de novembro, no Nacional Club em São Paulo, mais de 100 dos principais foodbloggers do Brasil participaram de workshops com chefs. O Chef Edu Guedes, apresentador da culinária do programa Hoje em Dia, na Rede Record, preparou uma receita com o Feijão Pronto para Temperar da Camil Alimentos — risoto de feijoada.


De utensílios para uso na cozinha à degustação dos pratos apresentados nos workshops e quitutes oferecidos pelas empresas de alimentação participantes, a segunda edição gerou movimentação dos blogs de gastronomia e culinária do país. A realização foi das blogueiras Sandra Reis, do blog Caldeirão da Bruxa Solar, Cecília Padilha do Yes, we Cook e Daniella Abolin do Cinebristot.


Para promover o engajamento dos blogs participantes, foi lançado o concurso cultural “Com seu tempero fica mais gostoso” com a Camil Alimentos, que enviou a cada um dos 100 blogueiros participantes de vários estados, o Feijão Pronto para Temperar e um convite para a participação no concurso. Para concorrer, o blogueiro tinha que estar oficialmente inscrito no evento e fazer a postagem de uma receita, utilizando o produto com o título da receita e o tema “Com seu tempero fica muito mais gostoso”.


Foram recebidas inscrições de blogueiros de norte a sul do Brasil vindos de cidades como São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Salto, Sorocaba, Piracicaba, Taubaté (São Paulo), Rio de Janeiro e São Gonçalo (Rio de Janeiro), Salvador (Bahia), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas), Vitória (Espírito Santo), João Pessoa (Paraíba), Rolândia (Paraná), Uberlândia (Minas Gerais) e Brasília (Distrito Federal).


Segundo Sandra, uma das organizadoras do encontro, a repercussão e participação dos blogueiros foram positivas, afirmando que: “O concurso cultural selou a parceria Camil & Encontro Gourmet e surpreendeu. Na nossa avaliação, principalmente pela qualidade das receitas elaboradas. Algumas inclusive saíram da ‘zona de conforto’ e de fato apresentaram a versatilidade do produto com a utilização do mesmo não só nas receitas salgadas, mas também nos doces, bolos e pães. Não só a criatividade e o capricho na apresentação estiveram presentes, alguns clássicos das cozinhas de outras culturas foram abrasileirados numa reinterpretação da nossa tradição.”


Os blogs vencedores foram avaliados em três categorias principais: a “receita mais criativa” (uso diferenciado e inusitado do produto, seja no emprego dos ingredientes, sabor, textura), a “receita com a melhor apresentação” (apelo visual e conceitual) e a “receita que conta a sua estória” (aquela que trouxer recordações ou envolvendo um fato engraçado ou até curioso). Houve, ainda, a categoria especial onde foi premiado o blogueiro que teve a postagem divulgada nas redes sociais com a hashtag #EGcomCamil com maior interação com o público (comentários, compartilhamentos ou “curtidas”). Os vencedores foram:


1) Receita mais criativa: Simone Izumi do Blog “Chocolatria” com Jujuba de Feijão;
2) Receita com melhor apresentação: Sadhia Hage do Blog “Artes da Sadhia na Cozinha” com Tortinha de Massa de Feijão com Recheio;
3) Receita que conta a sua estória: Fabiola Sousa do Blog “Brie com Goiabada” com Feijão Brazuca;
4) Receita mais compartilhada: Ana Carolina Lembo do Blog “Do Pão ao Caviar” com Bolinho de arroz com carne seca e queijo.


A comissão julgadora premiou ainda o blogueiro Victor Israel do blog “É de comer?” de Manaus (AM) pela divulgação de matéria no jornal A Crítica sobre sua receita – Croquete Brasileirinho. A Camil premiou os vencedores com cestas de seus produtos e um livro de receitas autografado pelo chef Edu Guedes. Segue a receita apresentada por Edu Guedes e as demais vencedoras pela sequencia acima:


Risoto de Feijoada


(Receita do Chef Edu Guedes preparada no 2º Encontro Gourmet)


Ingredientes:
Para o caldo:
– 1 caixa de feijão pronto para temperar da Camil;
– 300g de lombo salgado;
– 1/2 kg de lombo defumado;
– 1/2 kg de costelinha defumada;
– 50g de bacon picado;
– 1 dente de alho picado;
– 1 e 1/2 xícara de chá de cebola picada;
– 2 folhas de louro.


Para a mandioca palha e a carne seca crocante:
– 1 xícara de chá de óleo;
– 1 xícara de chá de mandioca (aipim) crua ralada;
– 300g de carne seca.


Para o risoto:
– 4 colheres de sopa de azeite;
– 1/2 xícara de chá de cebola picada;
– 300g de arroz arbóreo;
– 3 colheres de sopa de cachaça;
– caldo de feijão + carnes;
– 1/2 unidade de linguiça portuguesa fatiada;
– 1/2 unidade de linguiça calabresa fatiada;
– 1 unidade de paio fatiado;
– 1 tomate em cubos;
– 3 colheres de sopa de salsa picada;
– 100g de parmesão (opcional).


Para decorar:
– Gomos de 2 laranjas.


Modo de Preparo:
Previamente é necessário dessalgar a carne seca e o lombo.
Depois é necessário escaldar todas as carnes para tirar o excesso de gordura. É importante tirar bastante o sal, até um pouco mais que o normal, pois é com o caldo das carnes + feijão que será feito o risoto. Retire da caixinha o feijão pronto para temperar Camil, e separe o caldo do feijão, lavando um pouco os grãos. Reserve os grãos e coloque todo o caldo numa panela grande. Cozinhe as carnes (menos a carne seca) neste caldo e retire à medida que ficarem cozidas. Frite o bacon numa frigideira, acrescente o alho e depois a cebola. Deixe bem refogado e transfira para a panela onde está o caldo do feijão e onde foram cozidas as carnes. Coloque as folhas de louro para temperar o caldo. Mantenha quente e adicione um pouco de água sempre que necessário.


Carne seca e mandioca palha:
Frite a mandioca no óleo e escorra bem. Reserve. A carne seca depois de dessalgada e desfiada deve ser frita e pode ser usado o mesmo óleo em que a mandioca foi frita. Escorra para que fique bem crocante. Reserve.


Risoto:
Numa panela grande, inicie o preparo do risoto, colocando para refogar a cebola no azeite até murchar. Coloque o arroz e em seguida a cachaça. Deixe evaporar o álcool da cachaça e coloque o caldo do feijão que cozinhou as carnes pouco a pouco para cozinhar. Finalize o risoto com o tomate, as linguiças, o lombo, o feijão (grãos), a salsinha picada e o azeite. Decore com a carne seca crocante, a mandioca palha e os gomos de laranja.


Rendimento: 06 porções


Jujuba de feijão


(receita de Simone Izumi do blog Chocolatria vencedora do 1º lugar do Concurso Cultural “Com seu tempero fica muito mais gostoso” na categoria receita mais criativa. O concurso foi promovido pela Camil Alimentos com o uso do produto Feijão pronto para temperar e a organização do evento
2º Encontro Gourmet).


Ingredientes:
– 1 pacote de feijão pronto para uso Camil;
– 1 xícara (chá) de açúcar;
– 2 xícaras (chá) de água.


Modo de Fazer:
Escorra a água da caixinha de feijão pronto. Reserve.
Leve a mistura de água e açúcar em uma panela de fundo grosso. Ferva até o açúcar se dissolver por completo. Desligue o fogo e adicione os feijões coados. Guarde esta imersão dos feijões em calda em um pote fechado, de um dia para o outro na geladeira.


Colocar em um saco plástico limpo e grande:
– 1+1/2 xícara (chá) de açúcar;
– 1+1/2 colher (sopa) de canela em pó.


Modo de Fazer:
Chacoalhe a mistura de açúcar e canela para que os dois ingredientes se misturem.
Coe o feijão adormecido em calda e descarte a calda de açúcar. Disponha os grãos de feijão no saco plástico, na mistura de açúcar e canela. Torça a ponta do saco e chacoalhe para que todos os grãos sejam envolvidos no açúcar. Despeje esta mistura em uma peneira grossa, reservando a mistura de açúcar e canela restante. Disponha o feijão açucarado em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Durante este tempo, o feijão soltará água e o açúcar irá caramelizar, formando um caramelo ralo. Passado este tempo, coe o feijão com uma escumadeira (ou peneira de metal) e jogue o feijão na mistura de açúcar e canela reservada, envolvendo-a por completo. Deixe esfriar por completo. Quando estiver frio, acondicione em potes bem fechados.
http://chocolatria.com/blog/jujuba-de-feijao-promocao-camil-com-seu-tempero-fica-muito-mais-gostoso-2/



Tortinha de massa de feijão com recheio de abóbora e pralinê de carne seca


(receita de Sadhia Hage do blog Artes da Sadhia na Cozinha vencedora do 2º lugar do Concurso Cultural “Com seu tempero fica muito mais gostoso” na categoria receita com melhor apresentação. O concurso foi promovido pela Camil Alimentos com o uso do produto Feijão pronto para temperar e a organização do evento 2º Encontro Gourmet).


Massa:
– 1 caixinha de feijão pronto para temperar Camil;
– 2 gemas peneiradas;
– Sal e pimenta do reino à gosto;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 2 dentes de alho ralados;
– 1 xícara de chá de farofa pronta (tempero suave).


Creme de abóbora:
– 100g de queijo tipo Catupiry;
– 200g de abóbora japonesa ralada com casca (lave bem a casca e rale em ralo fino);
– 4 colheres de sopa de cebola picadinha;
– 1 colher de azeite;
– 1 dente de alho picadinho;
– Sal e pimenta do reino à gosto;
– 100 de água ou quanto baste;
– 100g de catupiry para forrar as forminhas.


Pralinê de carne seca:
– 300g de carne seca dessalgada cozida e desfiada;
– 100ml de óleo.


Modo de fazer a massa:
Em uma tigela, coloque o feijão, sem os líquidos e amasse com um garfo. Coloque as gemas o sal e a pimenta e mexa bem. Reserve. Em uma panelinha coloque o alho ralado e o azeite e refogue até dourar levemente. Coloque este azeite com o alho em cima da massa e amasse bem. Vá colocando a farofa e amassando bem, até dar um ponto no qual você faça uma bolinha e ela não grude nos dedos. Reserve. Unte forminhas com óleo e farinha de rosca e coloque a massa, forre as forminhas e fure o fundo com um garfo, a minha receita rendeu 10 tortinha médias. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até levemente dourar as pontas.


Recheio de abóbora:
Rale a abóbora com casca, pois assim podemos consumir também as fibras dela, lave bem antes de ralar e depois de ralar. Coloque o azeite e a cebola na panela e refogue até ele ficar bem molinho. Coloque a abóbora, acerte o sal e a pimenta e vá mexendo e colocando a água os pouquinhos na medida em que vai secando e cozinhando (mexendo bem sempre). Quando notar que está cozido, (prove) coloque o catupiry, mexa bem e apague o fogo. Verifique se está bom de pimenta. Reserve para esfriar.


Pralinê de carne seca:
Aqueça o óleo e quando ele estiver bem quente coloque a carne desfiadinha no óleo quente (cuidado ele pode respingar). Na medida em que a carne vai ficando vermelhinha, bem vivo você vai e colocando em cima de papel absorvente. Você vai notar que ele ficará crocante com o restante da carne e reserve.


Montando a tortinha:
Retire da forma a massa e a coloque em um prato no meio dessa. Coloque um pouquinho de catupiry e espalhe com uma colher (camadinha bem fininha), coloque o recheio já frio, de abóbora com catupiry e por cima coloque o pralinê de carne seca que fica bem crocante e saboroso. Sirva imediatamente.


http://www.artesdasadhianacozinha.com/2013/10/tortinha-de-massa-de-feijao-com-recheio.html#.UnzbtnA_te8



Feijão Brazuca

(receita de Fabíola Sousa do blog Brie com Goiabada vencedora do 3º lugar do Concurso Cultural “Com seu tempero fica muito mais gostoso” na categoria receita que conta a sua estória. O concurso foi promovido pela Camil Alimentos com o uso do produto Feijão pronto para temperar e a organização do evento 2º Encontro Gourmet).


Ingredientes:
– 1 caixa de Feijão Pronto para Temperar Camil;
– 1/2 cebola picada;
– 3 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado;
– 3 colheres (sopa) de coentro fresco picado;
– 1/2 tablete de caldo de legumes;
– Massa pronta para pastel;
– Queijo de sua preferência, o quanto baste.


Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque um fio de óleo, refogue a cebola e o pimentão. Acrescente o caldo de legumes e o Feijão Pronto para Temperar Camil. Deixe refogar mais um pouco e corrija o sal se necessário. Adicione o coentro e reserve. Monte os pastéis (quantos desejar) do formato que quiser, recheando-os com queijo e frite-os. Deguste colocando uma boa concha de Feijão Brazuca quentinho em seu pastel!


http://briecomgoiabada.blogspot.com.br/2013/10/feijao-brazuca-com-seu-tempero-fica_7.html



Bolinho de arroz com carne seca e queijo – Arancini Brasileiro

(receita de Ana Carolina Lembo do blog Do Pão ao Caviar vencedora do 4º lugar do Concurso Cultural “Com seu tempero fica muito mais gostoso” na categoria receita mais compartilhada. O concurso foi promovido pela Camil Alimentos com o uso do produto Feijão pronto para temperar e a organização do evento 2º Encontro Gourmet).


Ingredientes:


Para o Risoto:
– 1 cebola grande picada em cubos;
– Manteiga sem sal (para dourar a cebola);
– Azeite;
– 2 xícaras de arroz arbóreo;
– 350 gr de vinho branco seco;
– 1 litro de caldo de bacon;
– 400 gr de carne seca (previamente dessalgada e cozida em água);
– 2 colheres de sopa de manteiga;
– Sal a gosto.


Para o Feijão:
– 1 pacote de feijão pronto Camil;
– Cebola;
– Alho;
– Sal/pimenta.


Para a montagem:
– 3 ovos ligeiramente batidos;
– Farinha para empanar;
– 500 gr de queijo meia cura cortado em cubos;
– 1 litro de óleo para fritar.


Modo de Preparo:
Em uma panelinha refogue a cebola e o alho e depois acrescente o feijão pronto Camil. Deixe ferver. Tire a panela do fogo e bata o feijão no liquidificador até virar um caldo grosso. Volte para a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Para o risoto – Em uma panela aqueça a manteiga com um fio de azeite e doure a cebola (até ela ficar transparente). Acrescente o arroz e mexa bem durante 1 minuto. Jogue o vinho branco seco e espere evaporar. Depois que o vinho evaporar adicione uma concha do caldo de bacon e uma do caldo do feijão, que já devem estar fervendo, aos poucos, 1 concha de cada vez. A partir deste momento pode cronometrar 16 minutos, que é o tempo que levará para o risoto ficar pronto (Não pare de mexer, nem por 1 minuto). Antes de adicionar a última concha do caldo, acrescente a carne seca. Passado os 16 minutos, o seu risoto estará Al Dente, como deve ser, então acrescente a manteiga, misture bem e desligue o fogo. Transfira o risoto para um recipiente e cubra com uma toalha, leve a geladeira por 30 minutos. Tire o risoto da geladeira, pegue uma colher de sopa com o arroz e achate-o em sua mão, acrescente um quadradinho de queijo e feche o risoto em forma de bolinhas. Passe os bolinhos primeiro no ovo e depois na farinha e frite-os em olho bem quente! Sirva em seguida com pimenta!


http://www.dopaoaocaviar.com.br/bolinho-de-arroz-com-carne-seca-queijo/



Croquete Brasileirinho

(receita de Victor Israel do blog É de Comer vencedor da categoria especial do Concurso Cultural “Com seu tempero fica muito mais gostoso” como receita com melhor divulgação. O concurso foi promovido pela Camil Alimentos com o uso do produto Feijão pronto para temperar e a organização do evento 2º Encontro Gourmet).


Ingredientes:
– 1 Caixa de Feijão pronto para temperar Camil;
– 1 Xícara de Charque (Jabá) cortado em cubinhos;
– 1 Xícara de Bacon cortado em cubinhos;
– 1 Xícara de Linguiça Calabresa Toscana (ou linguiça de sua preferência) cortada em cubinhos;
– Sal e Pimenta a gosto;
– Alho, Cebola e Cheiro verde picado;
– Farinha de mandioca para engrossar a massa;
– Farinha de Rosca;
– Clara de ovo;
– 3 xícaras de óleo para fritar.


Modo de preparo:
Em uma panela média, tempere o Feijão Pronto Camil com cebola, alho, cheiro verde (tudo picadinho), sal e pimenta a gosto. Em outra panela frite o Bacon, Charque e a Linguiça (Reserve metade). Frite bem e depois misture com o feijão. Deixe cozinhando por 10 minutos em fogo médio. Após o cozimento, deixe esfriar Depois de esfriado, passe a mistura em uma peneira bem devagar Volte com a massa para a panela e aos poucos acrescente a farinha de mandioca até a massa ficar bem consistente Com a massa pronta, faça enroladinhos tipo croquetes e acrescente o bacon, charque e linguiça que separamos como recheio (lembrando que na massa já tem Bacon, charque e linguiça). Enrole a massa, passe na clara e farinha de rosca e então frite.
http://edecomer.com/2013/10/croquete-brasileirinho-com-seu-tempero-fica-muito-mais-gostoso/



Divulgação: MCO Comunicação Empresarial
Ana Paula Silveira – anapaula.silveira@mcocom.com.br 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR