A primeira feira de turismo criativo do Brasil, Expovivência, encerrou hoje (26). Durante a manhã foi transmitido o painel “Bora Pernambucar” com a apresentação de alguns dos principais destinos pernambucanos engajados no turismo criativo. A executiva de marketing da Empetur Isabela Salgado fez a mediação e falou do Passaporte Pernambuco “Criamos essa ação de marketing para solidificar os destinos do Estado e mostrar a pluralidade daqui”, esclareceu.
No painel os representantes explanaram brevemente sobre os atrativos que cada local tem a oferecer para tornar a experiência do visitante mais autêntica. “Nosso roteiro é caminhada pelos principais locais de referência da boemia de Olinda”, contou Mariana Varjal da Olinda Experiences. “Mostramos outra face do sítio histórico. A ação é noturna e cada local tem uma importância. É um de bar em bar diferente do mundo inteiro”.
Já Carol Vanconcelos da Secretaria de Turismo de Ipojuca comentou que o turista pode fazer uma trilha em seu município e vai ter “o prazer de viver essa experiência conhecendo os locais históricos”. “O turismo de experiência está muito latente principalmente nesse período pandêmico, as pessoas querem sair e curtir”, completou.
Em Itapissuma, o secretário de turismo, Ricardo Oliveira, mostrou todas as atividades que uma cidade litorânea pode oferecer. “É muita coisa que temos, é um mundo de criatividade”, afirmou. A criatividade também foi destaque na apresentação da cidade de Paudalho, com a Alessandra Alcoforado, secretaria de turismo. “É um local de fé, cultura e tradição onde o turista conhecerá o maracatu rural”, complementou. Ela ainda mencionou que “a prioridade é desenvolver o turismo criativo e participativo para que o visitante vivencie o maracatu”.
Ainda foi possível conhecer o artesanato da cidade de Bezerros, o passeio pelos cafezais de Taquaritinga do Norte e finalizar com as vinícolas do Vale do São Francisco.
Para reforçar a capacitação dos empreendedores foi apresentado o novo perfil dos turistas com o consultor do Sebrae Gustavo Boudoux e a oficina de Marketing Digital com a turismóloga Carol Paiva, da Mandakaru Consultoria. Onde os participantes receberam ensinamentos de como se portar no meio digital para que os negócios se destaquem e conquistem as redes.
Pandemia e o Turismo Criativo
E para finalizar o evento foi apresentada a mesa redonda “Resiliência – como se reinventar em tempos de pandemia”. Esta trouxe as dificuldades, a superação e a experiência adquirida pela Chef Geiseane de Ataíde (Negralinda) do Instituto Negralinda, as empresárias Juliana Britto, do Catamaran Tours e Renata Gamelo, da La Ursa Tours.
“Começamos a estudar as opções de plataformas que se adaptassem à ideia da bike e interagissem com o online nesse período e fomos testando”, explicou Renata. Ela ainda falou sobre as parcerias e o posicionamento nas redes sociais. “Atuamos nas redes sociais para vender nossas atividades. Por isso é fundamental se manter bem avaliados nas plataformas”, salientou.
A chef Negralinda também falou da importância da internet nesse período. Ela se adaptou para o delivery e até realizou oficina online, “tivemos que nos reinventar muito rápido para que a gente não parasse”, comentou. Negralinda disse que outra ação tomada foi a criação do Instituto em plena pandemia. “Unimos força e fundamos o Instituto porque estavam em risco todas as empreendedoras locais. Assim, abrimos a loja colaborativa”, disse.
Para Juliana Britto que também recorreu ao delivery no primeiro momento e depois com a flexibilização das atividades econômicas decidiu expandir o espaço do restaurante para área de evento, as mesas espaçadas para o distanciamento, o que terminou agradando os clientes. Ela comentou que mesmo na pandemia algumas oportunidades surgiram. Ainda ressaltou que agora com a reabertura mantém todos os cuidados. “Acreditamos que no verão teremos boa recuperação. E colher bons frutos. O turismo você constrói uma rede, amizade, lida com os sonhos das pessoas”, concluiu.
Por fim, fechando o evento a cofundadora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – a RECRIA, Karina Zapata, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Marcelo Waked, e o presidente Recife Convention & Visitors Bureau, Simão Teixeira, celebraram o sucesso do evento. “Sinto extremante satisfeito com o evento, foram mais de 200 conexões estabelecidas através da rodada de negócios. Foi de fato muito interessante. Além de todos os contatos que vão continuar”, comemorou Teixeira.
Todo o conteúdo da feira ficará disponível pelos próximos 15 dias no site expovivencias.com.br e por tempo indeterminado no YouTube.
Texto: Sildelane Marques – Solar da Comunicação