Por Geraldo Banas
O que é um cardápio com “preço fixo”? – É uma refeição com a opção de escolha de determinados pratos do cardápio a um valor determinado. Geralmente, inclui um aperitivo, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa por um preço fixo por pessoa. Em alguns casos, pode incluir apenas uma seleção do cardápio ou ainda uma variedade de diferentes opções. Ao passo que este tipo de refeição é muito comum na Europa, no Brasil seu uso ainda é limitado e a preferência vai para os serviços estilo “quilo” e “bufê”. Na verdade, esta é uma opção mais adequada para restaurantes que trabalham com serviço à la carte, e possibilita que o tíquete médio seja bom para o cliente e também para o estabelecimento. Alguns restaurantes o apresentam como o almoço “especial do dia”, ou a “seleção do chef”.
Por que usar um cardápio com “preço fixo”? – Oferecer um cardápio com preço fixo nos dias de maior movimento do ano, como Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Véspera de Ano Novo, pode facilitar o trabalho de preparação e cocção e mantê-los sob controle. Permite que os cozinheiros se preparem melhor para um turno agitado e ajuda a manter o restaurante funcionando sem problemas. O cardápio “preço fixo” pode ser oferecido paralelamente ao seu cardápio normal.
Além disso, também pode funcionar para uma promoção de segunda a sexta. Por exemplo, o restaurante pode oferecer uma refeição pré-selecionada a um preço definido nas noites de segunda-feira, como uma maneira de aumentar o movimento no dia mais fraco da semana. Mais ainda, este cardápio, com preço fixo, pode mudar semanalmente, para atrair novamente os clientes para um jantar a preço acessível. Outra maneira de promover um cardápio “preço fixo” é fazer uma noite italiana, na semana seguinte um jantar alemão, outro francês, e assim por diante.
Como criar um cardápio com preço fixo? – Não há regras para a escolha dos pratos para um cardápio “preço fixo”. Ele pode ser um reflexo do seu cardápio normal; talvez mais sofisticado, ou mesmo uma seleção de pratos que você pretende incluir no cardápio e quer testar. O mais comum, é apresentar três opções de entradas, três de pratos principais e três sobremesas. No entanto, como já disse, não há regras pré-definidas.
Como apresentar o cardápio com preço fixo? – Normalmente, ele é impresso em uma única folha de papel, ao invés de ser inserido em uma janela, ou ainda grampeado no cardápio normal. O papel desta folha tem que ser de qualidade e a apresentação condizente com o conceito da sua casa. Inclua – sempre – o nome do seu restaurante no topo. Cada prato deve ter uma breve descrição (uma ou duas frases). Evite fotos e ilustrações. Menos, é sempre melhor.
Boa sorte e bons negócios!!!
Fonte: Blog do Banas – www.blogdobanas.com.br