Casa Marambaia promove a primeira edição de “JANTAR IMPERIAL” de 2022

Casa Marambaia – Crédito Leonardo Guimarães

 

 

Menu especial é inspirado no banquete servido em comemoração ao nascimento de D. Pedro II, fundador da cidade de Petrópolis

A Casa Marambaia, hotel boutique na Serra Fluminense, realiza nos dias 21 e 22 de janeiro a primeira edição de 2022 do “Jantar Imperial”. Desta vez, os chefs Roland Villard e David Mansaud, responsáveis por todo o conceito gastronômico do espaço, reproduzem o menu servido em 1925 em comemoração ao nascimento de Dom Pedro II, fundador de Petrópolis. No sábado, o pianista Luiz Otávio se apresenta durante o jantar.

O menu de cinco etapas começa com figo assado e mousse de foie gras com vinho do Porto, seguido por filé de peixe com molho cremoso de mexilhão, batata calabresa e alho poró. Como prato principal, repolho recheado com carne suína e cogumelos ao molho de grão de mostarda de Dijon. O baba ao rum com chantilly de mascarpone e frutas cristalizadas encerra o menu principal, mas ainda são servidos chocolate e financiers para completar a experiência.

​O “Jantar Imperial” custa R$ 195 (+10%) por pessoa, sem bebidas. As reservas devem ser feitas por telefone, pelo (24) 2236-3650 ou pelo (24) 99974-7608.

 

Casa Marambaia – Crédito Leonardo Guimarães

 

“Jantar Imperial”

Em março de 2021, para celebrar o 178º aniversário de Petrópolis e homenagear aquele que dá nome à cidade, Dom Pedro II, a Casa Marambaia deu início à série “Jantar Imperial”. Colecionador de menus franceses, o Imperador inspira os jantares especiais assinados pelos chefs Roland Villard e David Mansaud e realizados mensalmente desde então. A dupla francesa recria receitas encontradas no acervo de Dom Pedro II, em degustações servidas sempre no restaurante do hotel boutique em Corrêas.

Villard e Mansaud realizaram uma extensa pesquisa sobre a coleção de menus do monarca brasileiro e os banquetes servidos na época do Império. A dupla reproduz as receitas usando os mesmos ingredientes e técnicas. Os chefs ainda criam apresentações o mais fieis possíveis à época, em um movimento de resgate da memória e da história de Petrópolis e do Brasil por meio da gastronomia.

Os menus variam a cada mês. Desde o início da série, já foram reproduzidos banquetes como o servido em homenagem aos 40 anos do Jubileu da Rainha Vitória, em 1887 – com pratos como Vol-au-Vent de cogumelos e Sabayon de Champagne com morangos – e o que celebrou o centenário da independência dos Estados Unidos da América, em 1876 – quando foram servidos fondue de queijo com cogumelos e torradas e codorna aberta com molho agridoce de laranja e batata baroa assada.

O creme de cogumelos à la “Richelieu” e massa folhada, a terrine de galinha com avelãs grelhadas, o ovo mole frito com creme de crustáceos e massa fresca, o Boeuf Bourguignon com cenoura glaceada, batata château e cebola caramelizada e o Saint-honoré de profiteroles de caramelo, chocolate e laranja estavam no menu servido em agosto de 2021, exatamente 138 anos depois do original.

 

SERVIÇO:

Casa Marambaia  R. Dr. Agostinho Goulão – Corrêas, Petrópolis (RJ). Jantar Imperial – sexta-feira, 21 de janeiro, e sábado, 22 de janeiro, a partir das 19h. R$ 195 + 10% por pessoa (sem bebidas).

Reservas: (24) 2236-3650 | (24) 99974-7608.

Divulgação: documennta.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR