Cataratas do Iguaçu recebeu 9% a mais de turistas estrangeiros em 2018

por Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org

De acordo com os dados de visitação apurados no Parque Nacional do Iguaçu, o número de turistas internacionais aumentou em 2018. Conforme foi fornecido pelo ICMBio e pela Cataratas S/A, Cataratas do Iguaçu recebeu 9,3% a mais de visitantes estrangeiros.

Entre os aspectos que contribuíram com esse crescimento, está a ampliação da conectividade aérea, bem como também a implementação dos vistos eletrônicos para entrada no país. No total, a principal atração de Foz do Iguaçu recebeu 870 mil turistas de variados países, sendo 74 mil a mais que em 2017.

Esses números representam 46% de todos os 1,89 milhão de turistas que visitaram o local, sendo que 1,02 milhão eram brasileiros.

 

cataratas1

 

Visto eletrônico é uma medida acertada

Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, afirma que o visto eletrônico é uma medida acertada. Para ele, essa implementação veio na hora certa, o que abriu as portas do Canadá e Estados Unidos, estes representam grande potencial ao Brasil.

Ele ainda enfatiza sobre a importância de se melhorar a conectividade aérea, de forma a consolidar os dois importantes mercados. No geral, os Estados Unidos somou 47,4% a mais em 2018 se comparado aos visitantes em 2017. Canadá vem atrás com um aumento de 21,8%.

Com esses números, os Estados Unidos tiraram o título dos franceses como sendo o país estrangeiro que tem maior visitação ao Parque Nacional do Iguaçu. Isso sem considerar os países latinos, como Argentina, Paraguai e o próprio Brasil, ambos vizinhos das cataratas.


Países andinos também cresceram em visitação a Foz do Iguaçu

cataratas 2

 

Os países andinos também tiveram participação no aumento de visitantes estrangeiros a Cataratas do Iguaçu. Entre eles, Peru ganha destaque por contar com cinco voos diretos para Foz do Iguaçu, distribuídos em cinco dias da semana.

Com isso, o Peru teve um aumento de 19,1% na emissão de visitantes à atração turística, sendo a Colômbia com um crescimento de 19,9%, Bolívia com 16,7% e Equador com 24,4%. Embora a Venezuela tenha passado 2018 com uma situação econômica e política delicada, somou um aumento de 45%.


Voos internacionais precisam ser ampliados

É importante que o destino receba novos voos internacionais como forma de ampliar a quantidade de visitantes estrangeiros ao destino. Os países andinos são ótimos exemplos com os cinco voos diretos e isso já contribui, expressivamente, com o aumento de visitantes peruanos, colombianos, bolivianos, equatorianos e até mesmo venezuelanos.

Piolla ainda informa que existe a possibilidade de novos voos diretos, o que contribuirá mais ainda com o número de visitantes estrangeiros às Cataratas do Iguaçu.

 

Andreia Silveira é escritora e editora freelancer, focada na criação e publicação de artigos para várias áreas. Possui sete anos de experiência em escrita para a web e é uma pessoa curiosa, colaborativa e muito comunicativa. Estuda Gestão de Turismo e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR