Chef de alta gastronomia oriental abre restaurante servindo ostras vivas em Cuiabá-MT

por Mirella Duarte

Robinho San

Robinho San é bastante conhecido na cidade. E, após voltar da Europa, inaugura próprio negócio, onde ele oferece ostras vivas e frutos do mar frescos – Foto Rodinei Crescêncio

 

Um novo restaurante especializado em comida oriental chama atenção dos que passam pelo bairro Jardim das Américas. Os amantes da comida japonesa, exigentes e que reconhecem o peixe fresco, sabem que o chef desta cozinha tem um longo histórico de estudos. Para adquiri-lo passou pelo Brasil e Portugal e, em seu retorno à terra natal, o cuiabano resolveu montar o próprio negócio. Estamos falando de Evandro Santos, 31 anos, mais conhecido como Robinho San, que já atua como chef dessa especialidade há 14 anos.

Diferencial com ostras vivas e atendimento omakasse

A ideia de montar o próprio negócio veio junto da vontade de propor coisas jamais feitas na Capital, como servir ostras vivas e o atendimento conhecido como omakasse. As ostras são servidas nos dias nove, dez e onze de cada mês. As variações são com azeite trufado e flor de sal, limão espremido, com espumante e raspas de limão siciliano e apresentadas com gelo e nitrogênio.

O omakasse é um atendimento exclusivo ao cliente que o chef chama de “festival”. Ele prepara a comida enquanto conversa com os clientes sobre cada prato, preparação, ingredientes e cultura oriental.

Os interessados só podem usufruir deste método com reservas, sentados no balcão de frente a Robinho San. “Eu preparo tudo às cegas, combinações e preparados completamente autorais e que exigem muito conhecimento da gastronomia oriental e suas técnicas”, comenta Robinho.

Não demora muito e chegam clientes que se posicionam no balcão. O que Robinho descreveu como festival é rapidamente compreendido quando ele monta as variações de combinados e as finaliza com um maçarico inclinado aos lagostim cobertos de queijo.  A feitoria perfuma todo o restaurante com aroma do fruto sapecando e queijo derretendo em suas partes.

Além deste diferencial, pratos que levam vieira e enguia chamam a atenção do público. O visual dos combinados é o colorido e exótico. A preparação de cada combinado do chef varia muito, mas o que ele preparou para a nossa equipe de reportagem levou cerca de 20 minutos.

Pratos quentes e drinks

Além dos talentos do chef Robinho San, a equipe conta com uma bartender com criações autorais e outras tendências famosas pelo mundo, um metre sempre atento e um cozinheiro que faz releituras finas de peixes e acompanhamentos para quem gosta de pratos mais quentes. Ao todo, são 12 funcionários treinados e que se dividem entre os afazeres.

O combinado e ceviche servido por Robinho divide o protagonismo com os preparados do cozinheiro, também de primeira mão, Costa. O ceviche tem um gosto suave, não pesa na acidez, e foi servido em uma aba de côco.

De prato quente, com dedicação do cozinheiro Costa, o risoto com filé mingnon foi posto com molho cítrico de frutas vermelhas e uma imitação do arroz arbóreo, mas com o arroz japonês.

Temperado e doce, ele foi feito com leite de coco, creme de leite e queijo de búfala. A carne, bastante suculenta e servida ao ponto. Outro prato quente que chama atenção é o pour de peixe branco, que leva uma base com batata (crua, assim como um purê), mas com os mesmos ingredientes do risoto, queijo brie e sem o leite de coco.

Os drinks da casa são coloridos e saborosos. O destaque da noite foi o moscou mulle, servido gelado em um recipiente de alumínio, e com uma saborosa espuma com finalização de raspas de limão.

Em sua composição leva a base de gergilim com vodka e limão, xarope de açúcar e outras coisinhas, que são segredo da casa. A espuma contém xarope de açúcar e nata e limão. Além dessa opção, são servidos mais de 20 drinks no Robinho San.

Trajetória e imersão na alta gastronomia oriental

Antes de partir de Cuiabá, ele se dedicou as preparações por quase uma década no Haru. Em São Paulo, ele trabalhou no famoso restaurante Kinoshita com um dos maiores mestres da gastronomia oriental que residem no país, Tsuyoshi Murakami.

Enquanto atuava no balcão da cidade da garoa, chamou a atenção por sua inovação e agilidade na preparação dos pratos e logo foi convidado para passar uma temporada em Portugal.

Após retornar ao Brasil, viu a oportunidade de encarar novos desafios quando um amigo lhe mostrou o ponto no Jardim das Américas.

Relata que foi apoiado por amigos próximos a investir no ponto, entre eles, Eslaine Silva que é uma amiga de longa data e foi convidada por Robinho para ser administradora do restaurante.

Além do a la carte, o restaurante oferece rodízio de segunda a sábado por R$ 100, que inclui nove pratos e o cliente pode repetir quantas vezes quiser.

 

 

SERVIÇO:
Robinho San
Delivery aberto de terça a domingo das 18hs as 23hs
Restaurante: de segunda a sábado, a partir das 18h
Instagram: @robinhosan
Tel.: 65 99319.3027
Endereço: Av. Brasília, 420 – Jardim das Américas – Cuiabá – MT

Fonte: RD News

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR