Chile aposta no Brasil para aumentar exportações
Desenvolvimento econômico da região atrai atenção dos exportadores chilenos
O Chile está atento ao desenvolvimento econômico brasileiro e, por isso, quer reforçar suas exportações para todas as regiões do Brasil, que já comercializa alguns de seus produtos. Uma grande oportunidade para estreitar ainda mais os laços comerciais entre empresas chilenas e brasileiras será o evento Sabores do Chile, que pelo segundo ano consecutivo em São Paulo, contará com a presença dos maiores representantes e interessados do segmento de alimentos, agrícola e bebidas, além de rodada de negócios com mais de 30 empresários chilenos. O encontro será realizado nos dias 7 e 8 de maio, na capital paulista, pelo Prochile – Escritório Comercial e Econômico do Chile no Brasil.
“Estamos muito felizes em promover atividades para demonstrar os produtos chilenos e para gerar negócios com o Brasil”, diz Oscar Páez Gamboa, diretor comercial do Prochile no Brasil. Estarão presentes nas atividades planejadas pelo Prochile empresas do setor de frutos do mar, frutas frescas e desidratadas, azeites vegetais e outros alimentos, como carnes suínas, ovinas e de frango, condimentos, temperos, molhos, geleias de frutas, chás, snacks de maçã, frutas congeladas, entre outros.
Hoje, os produtos de maior destaque e de consumo entre os brasileiros são os frutos do mar, principalmente o salmão. Em relação a esse setor, o Chile vendeu US$ 282 milhões para o Brasil, sendo o principal fornecedor dos produtos para o País, tendo participação de 23% do mercado. “Desde 2009, mantemos a posição de liderança nas vendas e esperamos ampliar ainda mais este comércio”, diz Páez.
Segundo ele, as frutas frescas também têm tido boa aceitação entre os consumidores brasileiros. O país possui 17% do mercado e no ano passado vendeu US$ 87 milhões em frutas. “Em 2011, houve aumento de 27% nas exportações”, confirma o diretor. Em relação às frutas secas e desidratadas e o azeite de oliva, o Prochile estima que as vendas cresçam substancialmente nos próximos anos devido a alta qualidade desses produtos.
Sobre o Sabores do Chile
O Sabores do Chile, evento que reúne autoridades e empresários chilenos e brasileiros, tem como objetivo diversificar e aumentar as exportações chilenas nos setores agrícola, alimentício e de bebidas para o Brasil. O encontro é especialmente organizado para importadores, distribuidores, varejistas, atacadistas, hotéis e restaurantes. Neste ano, o Sabores do Chile acontece nos dias 7 e 8 de maio, em São Paulo, com a intenção de alavancar as relações comerciais entre o Chile e Brasil. O objetivo da iniciativa é promover os produtos chilenos a empresários e consumidores de todo o território brasileiro. A programação inclui diversas atividades, como rodada de negócios, visitas técnicas a centros de distribuição e varejo e encontros com empresários brasileiros, que poderão resultar em novos negócios entre os dois países.
Para mais informações: www.saboresdochile.com.br.
Divulgação: PLANIN Worldcom – tel. (11) 2138-8900
Angélica Consiglio e equipe – prochile@planin.com
Vanessa Cunha – vanessa@planin.com
www.planin.com