Com crescimento de 64% na visitação com um publico de 18 mil visitantes, a feira HFN finalizou a 3ª edição.

Organização projeta impacto econômico de R$ 350 milhões

O Centro de Convenções de Pernambuco foi palco das feiras HFN – Hotel & Food Nordeste e Super Mix, de 3 a 5 de novembro, em uma edição histórica pós Covid-19 com a participação de mais de 400 marcas em mais de 250 estantes. Seguindo todos os protocolos de biossegurança, os eventos receberam 18 mil visitantes nos três dias, um crescimento de 64% em relação à última edição em 2019. A organização projeta um impacto econômico de R$ 350 milhões em negócios fechados e em negociação.

Os eventos representam um marco no renascimento do turismo, do comércio, da gastronomia e dos serviços. E mais, acontecem após as recuperações no Centro de Convenções, um pleito antigo do trade turístico e dos promotores de feiras regionais, com melhorias no piso em concreto, nas calhas técnicas, nos banheiros e na cozinha do mezanino com obra entregue no final de setembro.

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A ABIH-PE e a hotelaria do Estado também enxergam com muito bons olhos a edição 2021 da HFN é o que afirma o vice-presidente da entidade, Artur Maroja. “Representa um marco importante nesta retomada e veio trazendo consigo uma demanda reprimida por inovação, tecnologia, conteúdo e relacionamento com fornecedores e prestadores de serviço para que possamos avançar no sentido de construir um fluxo de turistas ainda maior do que tínhamos anteriormente.”

Ainda de acordo com Maroja, a HFN deste ano foi a melhor de todas as edições. “Tivemos a participação maciça dos hoteleiros, que estão com uma necessidade grande de renovar seus equipamentos e agregar novidades à experiência de seus hóspedes”, comenta.

A diretoria da Insight Feiras & Negócios composta pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes também comemoram os resultados alcançados com a edição 2021. “Foram dois anos sem realizar feiras. Havia uma demanda reprimida muito grande e a HFN ressurgiu para reaproximar compradores e fornecedores em uma feira com público altamente qualificado e ávido por negócios”, analisa Carol Baía.

“Era urgente também voltar com as capacitações presenciais com os grandes nomes dos setores de alimentação fora do lar, hotelaria e varejo. Pernambuco é um estado pulsante e a tendência agora é superar os padrões que tínhamos antes da covid-19”, reflete Tatiana Menezes.

O apoio dos patrocinadores e o engajamento do trade turístico foi fundamental para a realização da terceira edição da HFN. “Percebemos uma superação a cada edição com um grande salto nesta de 2021. Sem dúvidas essa união com o trade proporciona esse crescimento tão considerável. Buscamos também cada vez mais junto ao Governo do Estado a melhoria do Centro de Convenções para que possamos receber os visitantes cada vez melhor”, ressalta Rodrigo da Fonte, que lembra ainda a força dos promotores regionais em Pernambuco e a importância da revitalização do pavilhão.

O gerente da Harus, Maurício Garcia, também considerou positivo o resultado da feira. “No setor de hotelaria, tivemos a visita de alguns clientes importantes. Tivemos um volume muito grande de pessoas, então tivemos, sim, um bom proveito”, comenta.

O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), uma das atrações da HFN – Hotel & Food Nordeste, teve seu início com palestras sobre tendências, marketing e protocolos de segurança para a gestão de Governança. Além da programação de conteúdo, a feira conta com 400 marcas expositoras e está sendo realizada em paralelo com a Super Mix no Centro de Convenções de Pernambuco.

Com o tema “A Nova Hotelaria e suas Vertentes”, Ronaldo Albertino, especialista em desenvolvimento, implantação e operação de marcas hoteleiras, abordou a forma como a tecnologia afeta nos cargos e no distanciamento entre pessoas. Destacou a importância na percepção de qualidade do serviço oferecido ao cliente, de forma que aumente os núcleos de excelência a partir da fidelização, com um atendimento mais qualificado e humanizado, focado na experiência do cliente. “É necessário otimizar o serviço, incluir a tecnologia e manter um atendimento diferenciado. E em uma feira como essa, em um encontro presencial isso é maravilhoso, os conteúdos são ótimos e bons expositores. Nosso futuro é agora, então todos que vierem vão colaborar para que esse futuro próximo seja de sucesso”.

Alex-Sandro de Souza, turismólogo e especialista em Inbound Marketing para Hotelaria, apresentou cinco casos de marketing e vendas na hotelaria independente, com diferentes situações entre o final de 2019 até setembro de 2021, abordando a forma como o planejamento e estruturação do marketing gera vendas diretamente, além da forma como o relacionamento com o cliente e a segmentação são fatores diretamente ligados ao sucesso da empresa. Alex reforça: “existe esse hábito de separar marketing e vendas, separando como se fossem coisas distintas, mas eles nunca deixaram de ser unidos. É igual à recepção e reservas, sempre estarão unidas, embora sejam setores separados, um é consequência do trabalho do outro”.

Sobre a vivência do público na feira, Alex-Sandro sugere: “A hotelaria está tendo essa retomada e ela vai ser, na nossa opinião, muito maior do que a gente está prevendo, então estar em um evento desse, com acesso a tanta informação representa se manter informado e atualizado.”

 

Fechando a rodada de palestras do primeiro dia, Maria José Dantas, palestrante, escritora e consultora especializada em hospitalidade, e Marcelo Boeger, mestre em planejamento ambiental trouxeram as tendências da Gestão de Governança no cenário pós COVID-19. Maria José destaca os ensinamentos que a pandemia trouxe, quais são os ajustes a fazer e como valorizar todas as lições aprendidas. “A governança é uma estrutura de serviços dentro da área de hospedagem muito grande e abordamos temas muito pertinentes ao momento pós pandemia. A segurança desses processos nos ambientes corporativos deve acontecer, a segurança do hóspede e a otimização do processo de higienização e de limpeza.”

Marcelo enfatiza a reação madura e consistente do setor hoteleiro, onde os hotéis rapidamente adotaram medidas para este enfrentamento e com o passar do tempo, a retomada e reabertura da indústria de serviços percebeu que algumas medidas faziam sentido e que deveriam passar a ser adotadas pela operação. “Olhando do começo da pandemia até aqui, muita coisa foi mudada em termos de processo e o que é necessário ainda ser mantido, o que pode ser flexibilizado, o que continua e o que fica é o nosso foco no momento.”

O FHAN é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) com curadoria do Hotelier News e da Escola para Resultados.

A abertura do segundo dia ficou por conta do tema “Os Novos Desafios de Marketing e Vendas”, discutidos pelo especialista em marketing e vendas Jefferson Munhoz, e o estrategista em comunicação Daniel Mourão. Com uma proposição sobre as estratégias que devem ser abordadas pelas empresas a partir dos indicadores de análise de dados, Jefferson destaca: “O pensamento deve ser estratégico, as visitas virtuais e os vídeos continuam em alta, mas o relacionamento direto com o cliente voltou.” Já Daniel enfatiza que as mídias sociais têm um papel relevante na escolha do cliente, mas não são a única fonte de inspiração. “É inegável a importância do smartphone e a força do Instagram como vitrine. O conteúdo é imagético, então tem que ter investimento na identidade e personalidade do seu produto”.

O expert em soluções para acessos Sebastian Barrionuevo complementa a rede de palestras voltadas ao marketing digital e como a tecnologia ganha cada vez mais força no setor, a partir do tema discutido “O check-in digital e outras formas de potencializar o atendimento”. Traz a discussão de que a otimização do check-in é uma forma de deixar tudo tecnológico e aperfeiçoado com uma operação 100% interligada em todas as áreas do hotel. Sebastian enfatiza: “Não é apenas comprando o software, mas realmente integrando todo o setor de TI. É possível utilizar o mobile para tudo”.

Finalizando o segundo dia, o estrategista Henrique Michel trouxe as “Tendências da Gastronomia nos hotéis” destacando o aumento do e-commerce e a inclinação do consumo consciente com a comida sendo pautada na saúde, qualidade e na sustentabilidade. “Durante a pandemia houve um renascimento da necessidade do bem estar, revigorou a consciência de saúde com alimentos mais funcionais, saudáveis e prazerosos. É necessário ofertar comidas alternativas para que todos os públicos sejam contemplados”, pontuou Henrique.

Eventos paralelos

Café com Especialistas – A tarde também foi reservada a uma área com cafés especiais, concurso de baristas, workshops e a realização da 1° Copa Koar em Pernambuco com Fernando Sá. Tudo voltado para o mundo do café com ação realizada pela Associação das Cafeterias de Café Especial de Pernambuco (Ascape), Abrasel, Insight feiras & Negócios com apoio do Sebrae/PE e patrocínio do CoffeeBar. “A expectativa de público ontem foi excelente, e hoje está sendo melhor ainda com a Copa Koar. Essa Copa é a primeira feita no Recife com um método desenvolvido por Fernando Sá, que é basicamente a extração de café pernambucano’’, explicou a diretora da Ascape, Roberta Araújo.

Pizza Maker & Down – Durante os três dias de evento, 36 pizzaiolos com síndrome de down prepararam 500 pizzas em mais de 30 sabores como calabresa, frango com catupiry e camarão com cream cheese e couve crocante, que tem autoria da chef Erilene Monteiro. O pizza Maker & Down tem patrocínio ouro da Galan Fornos Esteira, Tecnopizza, karnekeijo, Deskontão Atacado, patrocínio prata da Tomasi e bronze da Metvisa, além do apoio da Dam, Bunge e da Harald, com realização da HFN, Insight feiras & Negócios e Cepp. “Já é o terceiro ano consecutivo nosso aqui na feira HFN, e estamos muito satisfeitos. Cada dia o projeto está crescendo mais, e que venha 2022 pra gente arrasar mais ainda’’, finalizou a chef.

GOURMET EXPERIENCE – Instruindo os gestores e participantes interessados no segmento de bares e restaurantes, o Gourmet Experience teve um dia de programação voltada para o marketing digital, tecnologia e case de sucesso. A diretora da Abrasel, gestora do espaço, Rhaissa Soares, explicou como foi o dia anterior e o que terá no último dia da feira. “Ontem trouxemos a Annie Cake Shop como case de sucesso, uma empresa que cresceu bastante durante a pandemia. Trazemos aqui conteúdo tendência, informações e dicas para todo o tipo de ação que envolve a área”, destacou.

O sócio diretor da Agência G+P Digital e palestrante da tarde de ontem, Rafael Pereira, falou sobre “Food Service e Marketing Digital. “O conceito do marketing digital pode ser aplicado a qualquer coisa. O problema é entender os impactos que bares e restaurantes sofreram por conta da pandemia e saber os caminhos para a volta por cima. E os aplicativos de delivery e (plataformas de) marketplace são grandes necessidades de um marketing até para os pequenos negócios”, destacou.

FEIRAS – A HFN foi realizada pela ABIH-PE, Abrasel-PE e Insight Feiras & Negócios com patrocínio ouro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), SESC, SENAC, patrocínio prata da Gail Arquitetura em Cerâmica, patrocínio bronze do Banco do Nordeste, da Colortel e da Ecodesinfect, patrocínio apoio da UM Telecom e Ecosystem & Higiene Fácil e apoio do Sebrae/PE, da Prefeitura do Recife e da Empetur Governo de Pernambuco. Em paralelo, o pavilhão recebeu a Super Mix, realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA, a Associação Pernambucana de Supermercados – APES e organizada pela Insight Feiras e Negócios com patrocínio ouro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), patrocínio prata do Banco do Nordeste, patrocínio bronze da Colortel e apoio do Sebrae/PE.

GALERIA DE FOTOS
Fotos – Jorge Bezerra e Renato Hazan

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