Eventos já programados para a cidade nos próximos meses ampliam ainda mais a expectativa para o último quarter do ano
2022 começou cheio de expectativas e, logo nos primeiros meses, preocupou com a chegada da variante Ômicron, em janeiro, e, em seguida, com os possíveis impactos econômicos da invasão do território da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro. Com isso, estratégias e investimentos recuaram, enquanto outras iniciativas foram paralisadas em vários segmentos econômicos — e não foi diferente no turismo, em geral. “A hotelaria, em particular, sofreu com os cancelamentos dos eventos B2B, com a paralisação de iniciativas de engajamento do público local e com a diminuição das viagens, quer seja de negócios, quer seja de lazer”, diz Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon.
O executivo reforça que “para nós, o impacto destes acontecimentos foi um balde de água fria em nosso planejamento de 2022. Mas não nos paramos e tínhamos certeza do crescimento para o ano. Seguimos nosso plano de renovação e de melhorias em nosso produto, além da capacitação em nosso time. Como resultado, ficamos mais preparados e mais fortes”, reflete. Todo o trabalho desenvolvido pela equipe do Grand Mercure Curitiba Rayon — sob o comando de Kanbara e com o apoio das equipes de gestão e técnica da Atrio Hotel Management, responsável pela administração do empreendimento — tem mostrado resultados expressivos e crescimento ao longo dos últimos meses, mas com destaque especial em agosto.
No último mês, o Grand Mercure Curitiba Rayon registrou faturamento de R$ 1,6 milhão, considerada a melhor receita do ano, com crescimento de mais de 200% em relação a agosto de 2021 e 61% acima do budget projetado para este ano.
Em taxa de ocupação, o crescimento foi de 107% e, em diária média, os números estão 9% maiores do que os verificados no mesmo período em 2021. “Ainda temos um caminho de recuperação de diária média e sabemos que a ocupação, em 2021, sofria forte impacto da instabilidade da pandemia naquele período que tinha mais restrições”, avalia o executivo.
Sem revelar detalhes e expectativas até o final do ano, Kanbara reforça sua aposta nos eventos médicos programados para os próximos meses. “O fluxo de hóspedes do chamado turismo médico já tem sido uma fatia importante na nossa ocupação. Isso se explica, além dos serviços diferenciados e qualidade do nosso produto, pela nossa localização estratégica. Temos acompanhado esse mercado com muita atenção”, diz.