Média de idade dos executivos que já retornaram seus compromissos profissionais na capital federal e escolheram o B Hotel como lar temporário está entre 35 e 55 anos. São Paulo e o próprio DF seguem como os principais polos emissores de hóspedes nessa retomada
O B Hotel, um dos mais concorridos hotéis de negócios de Brasília, inaugurado há pouco mais de três anos e projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, segue, pouco a pouco, retomando o bom momento em seus negócios com o aumento gradual do número de hóspedes. Em junho, o empreendimento, sob gestão dos executivos George Durante e Paulo Brazil, fechou o mês com cerca de 37% de taxa de ocupação, índice 45% superior ao apurado em maio.
O bom momento vivenciado pelo B Hotel dá indícios de recuperaçao do setor hoteleiro em Brasília. Segundo dados da ABIH-DF (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal), a taxa média de ocupação do DF vem crescendo, principalmente por conta da movimentação da CPI da COVID-19, e já mostra avanço com relação ao mês de maio. Já o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), aponta reação do segmento e prevê um segundo semestre em alta, com até 65% de ocupação.
No acumulado geral, de janeiro a junho de 2021, o B Hotel vem apresentando uma constante evolução mês a mês em sua taxa de ocupação, que hoje está na casa dos 34%. Expectativa é atingir os 50% de ocupação média entre os meses de agosto e dezembro.
“Estamos muito otimistas com a retomada do turismo e dos eventos corporativos. Os índices estão subindo gradativamente com o avanço do cronograma de vacinação e a faixa etária de maior frequência em nosso hotel, que é a de 35 a 55 anos, já se encontra em condições de viajar novamente. Considerando o mês de março, pico da 2ª onda no Brasil, como o único ponto de retração apresentado este ano, temos motivos de sobra para acreditar em 2º semestre muito mais promissor para nós e para o setor hoteleiro no geral”, ressalta Paulo Brazil, Diretor Comercial do B Hotel.
Ele destaca a importância do revenue management – um conceito de gestão utilizado para calcular a melhor política de preços, para otimizar e maximizar os lucros gerados pela venda de um produto ou serviço, baseada em modelos matemáticos de simulação e previsões de tendências de procura por segmento de mercado. “Na verdade, com certeza a questão do incremento da nossa diária média é fruto da gestão de revenue que estamos fazendo no hotel. Temos trabalhado muito com este equilíbrio entre as tarifas públicas e as que negociamos com o corporativo, mas com certeza o resultado tem sido bom, pela gestão e estratégias definidas por este ângulo”, comenta Brazil.
Além do crescimento em ocupação apurado no 1º semestre de 2021, o B Hotel vem relatando ainda um aumento significativo no número de hóspedes provenientes de estados pouco recorrentes, como Pernambuco, Bahia e Ceará. No último mês, clientes oriundos destas regiões representaram quase 7% do acumulado geral de junho. São Paulo (24,54%), DF (24,59%) e Rio de Janeiro (10,64%) lideram como os três maiores polos emissores de clientes.
“São Paulo deve continuar sendo o nosso principal polo emissor de hóspedes para o 2º semestre, até pelo poderio econômico que o estado representa, mas há grande expectativa em um volume maior de clientes provenientes de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. São praças importantes e estratégicas para nós, com uma grande concentração de empresas que possam se interessar pelo nosso rol de serviços personalizados, sem terceirizações e totalmente ajustáveis para as necessidades de executivos de médio e alto escalão”, ressalta George Durante, diretor de operações do B Hotel.
Para Paulo Brazil, do B Hotel, o crescimento do volume de novos hóspedes, inclusive os oriundos de regiões até então pouco recorrentes, se deve a projeção do hotel no mercado e ao fortalecimento da marca. “Tornar a marca B Hotel mais forte e conhecida no mercado é primordial para a nossa estratégia. Sabemos a importância disso e estamos buscando esse posicionamento para angariar novas oportunidades de negócios no futuro com os nossos serviços e produtos. Acredito que isso tenha sido determinante nesta retomada e na conquista de novos cliente”, ressalta o executivo.
SERVIÇO:
B Hotel
Endereço: SHN, Quadra 5, Bloco J, Lote L, Asa Norte – Brasília/DF
Reservas/Telefone: (61) 3962-2000.
Lobby Bar: 11 às 23h | Bar 16: 11h às 23h para hóspedes | 17h às 23h visitantes
Sobre o B Hotel
Inaugurado em 2018, o B Hotel sugere uma nova forma de viver a intrigante e curiosa capital do país. Projeto do renomado arquiteto Isay Weinfeld, o hotel presta homenagem à Brasília, ao adotar os famosos cobogós, pilotis e vãos abertos, características marcantes da arquitetura da cidade. Os 306 apartamentos e Suítes se distribuem por 15 andares, e vão de 28 a 280 m2. Madeiras claras, leveza do mobiliário e objetos que adornam os espaços conferem elegância e harmonia aos ambientes. Conforto é o que não falta: bancada para trabalho, Smart TV, mini-bar, cama king size, lençóis e toalhas Trousseau, banheiro moderníssimo com louça importada e amenidades L’Occitane, criam o clima perfeito para relax e descanso.
Um moderno centro de convenções, concebido para atender a expectativa dos mais exigentes executivos, conta com uma grande variedade de espaços e flexibilidade para todos os tipos de reuniões e eventos para até 400 pessoas e com serviço de A&B.
Na cobertura, – onde ficam a piscina e o Bar 16 – hóspedes e passantes disputam lugares para desfrutar de drinks, petiscos e do famoso entardecer que colore toda a cidade. A gastronomia é um capítulo à parte, sob o comando do talentoso chef Jean-Yves Poirey, que adiciona às receitas clássicas francesas pitadas contemporâneas e regionais, no restaurante Térreo, em um lobby amplo e elegante.