Como deve agir o setor de turismo em tempos de Covid-19

Como deve agir o setor de turismo em tempos de Covid-19

Crédito: Pexels

Por Darlene Menconi

Edição: Luiz Maciel

 

Investir em flexibilidade e, mais do que nunca, apurar o conhecimento sobre os desejos e as necessidades do cliente.

Segundo William-Alexandre François, supervisor de pesquisa da renomada École Hôtelière de Lausanne (EHL), na Suíça, essa é a saída para os hotéis se adaptarem à nova realidade imposta pela covid-19, em que as reuniões remotas substituíram as viagens de negócios. “Os hotéis urbanos podem se tornar centros de serviços para quem se cansou de trabalhar em home office”, sugere François.

Investir em tecnologia é estratégico para conhecer os hábitos do cliente e criar experiências únicas e personalizadas, avisa o instrutor da EHL, escola que desde 1893 formou 25 mil alunos de 120 nacionalidades. A digitalização dos serviços e o uso de assistentes virtuais controladas por voz e biometria, por exemplo, é uma inovação que veio para ficar. O turismo de curta distância, mas com estadia mais longa, é outra tendência a ser explorada pela hotelaria, diz François, que tem experiência de dez anos na gestão de hotéis de luxo em Monte Carlo, Paris e Genebra.

O turismo em hotéis de luxo também pode crescer, assim como a opção por estabelecimentos que priorizem a sustentabilidade, incentivando a economia compartilhada e o menor consumo de papel, energia e água — um tema caro para as novas gerações. O hotel pode ser um destino em si, uma forma de participar da comunidade local e viver experiências únicas, diz o especialista. “O importante é permanecer aberto a mudanças.”

 

As tendências na hotelaria

#1 – A padronização não é mais a norma. Os hotéis buscam personalizar os serviços e se adaptar às preferências dos viajantes com a criação de experiências únicas e sob medida.

#2 – A especialização em mercados de nicho pode ser um diferencial capaz de atrair hóspedes. O luxo tende a ser um bom negócio para os hotéis.

#3 – Ao permitir que o viajante conheça o hotel antes da estadia, a tecnologia pode acelerar negócios, com ofertas personalizadas baseadas na análise dos hábitos de consumo do cliente.

#4 – Responsabilidade socioambiental é uma obrigação moral e econômica. Não basta ser verde, é preciso ser um negócio sustentável de verdade, e esse é um valor essencial para gerações mais jovens.

#5 – Apesar do fluxo maior de viajantes, o turismo se tornará mais arriscado e sujeito a crises, com maior regulamentação. Tendem a sobreviver os modelos de negócios mais responsivos, flexíveis e resilientes.

 

Fonte: Época Negócios

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