Como harmonizar bacalhau com diferentes tipos de arrozes

por migracao

fiogf49gjkf0d


O peixe clássico entre as famílias brasileiras para celebrar a sexta-feira santa, pode ser incrementado com combinações que valorizam ainda mais o prato. O tradicional arroz branco ainda é o acompanhamento mais usado e prático para quem não quer errar, mas vale a pena conhecer e apostar em tipos diferenciados.


Ana Paula Bruzza, chef de cozinha e parceira Tio João, explica que o bacalhau é um peixe saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas e com colesterol quase zero. Quando é servido com um acompanhamento de valores nutricionais relevantes, agrega valor ao prato em todos os aspectos. A chef destaca também que o peixe possui sabor e aroma marcantes, o que permite apostar em harmonizações neutras, como o arroz branco, para deixar  apenas o sabor do bacalhau sobressair, contrastantes ou complementares, que provocarão diferentes sensações no paladar.


Arroz Preto
Para quem gosta de ousar, há opções para compor pratos que provocarão uma explosão de sabores. “O arroz preto, de origem chinesa, possui aroma e sabor acastanhados para aguçar o paladar. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante para o prato”, conta Ana Paula. Uma dica para prepara-lo é adicionar pedacinhos de damasco e peras, para obter um contraste entre o doce das frutas e o salgado do peixe.


Arroz Vermelho
O arroz vermelho também é outra opção que garante um prato simples, mas com um toque gourmet, graças ao seu sabor amendoado e cor intensa. Um dica de preparo é adicionar castanhas trituradas e ervas, as mesmas utilizadas no preparado do bacalhau. Por exemplo um blend de tomilho, alecrim e manjericão pode ser utilizado no tempero do bacalhau e também acrescido na finalização do arroz. As castanhas entram então para agregar uma textura crocante ao prato.


Arroz Italiano
Um risoto perfeito, cremoso e rico em sabores também é uma combinação para lá de saborosa para o bacalhau. Com grãos grandes e largos, o arroz tipo carnaroli absorve mais água e sabor dos temperos e libera uma pequena porção de amido durante o cozimento. O resultado é um arroz muito mais cremoso e com textura amanteigada. A dica é prepara-lo com um bom vinho branco, aspargos, queijo brie e bacalhau desfiado, para compor um prato único, que agrada aos mais refinados paladares e gostos.


Arroz Selvagem
“Outra alternativa de grande apelo gastronômico é o arroz selvagem, que pode compor um acompanhamento em formato de salada. É um arroz de sabor delicado e textura crocante, que rende uma salada deliciosa e perfeita para acompanhar peixes”, finaliza Ana Paula.


7 Grãos Integrais
Opção para quem quer um prato saboroso e muito nutritivo. O arroz 7 Grãos Integrais Arroz Tio João, composto por arroz integral, lentilha, semente de girassol, arroz vermelho, linhaça, quinoa e gergelim, oferece um mix de vitaminas, minerais e proteínas, que junto ao bacalhau assado, resulta num prato saudável e equilibrado com todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
 


Opções de receitas:


ARROZ PRETO COM DAMASCOS E PERAS


Por Arroz Tio João



Ingredientes:


– 1 xícara (chá) de Arroz Preto Variedades Mundiais Tio João


– 1 colher (chá) de sal


– 1 pera madura em fatias grossas


– 5 colheres (sopa) de azeite


– 2 talos de alho-poró cortados em fatias


– ½ xícara (chá) de damascos picados


– 2 ramos de tomilho


– 2 ramos picados de salsinha


– 5 folhas de sálvia picadas


– Sal e pimenta-do-reino moída na hora


– ½ xícara (chá) de nozes picadas


– Raspas de casca de laranja
 


Modo de preparo:


Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água fria (600 ml) junto com o Arroz Preto e o sal. Deixe ferver, abaixe bem o  fogo  e mantenha a  panela tampada por cerca de 35 minutos, ou até secar.


Enquanto isso, regue as fatias de pera com 2 colheres (sopa) de azeite e asse em forno médio (200° C) por cerca 20 minutos.


Aqueça o restante do azeite em uma panela média. Refogue o alho-poró, os damascos, e tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Misture o arroz já cozido, as nozes e retire do fogo. Polvilhe as fatias de pera com as raspas de laranja e sirva junto com o arroz.


Rendimento: 3 a 4 porções


Tempo de preparo: 15 minutos


ARROZ SELVAGEM COM BACALHAU


Por Arroz Tio João



Ingredientes:


– 1 embalagem de Arroz Selvagem – Variedades Mundiais Tio João (250 g)


– 2 xícaras (chá) de Arroz  Tio João cozido e aquecido (360 g)


– 1/4 xícara (chá) de azeite (50 ml)


– 400 g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas


– 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos (340 g)


– 150 g de azeitonas verdes picadas


– Sal, pimenta e cebolinha verde picada


Modo de preparo:


Prepare o arroz selvagem: lave-o rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de 25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido.


Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates, as azeitonas e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz, verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.


Rendimento: 6 porções


Tempo de Preparo: 30 minutos


 


RISOTO DE ASPARGOS E BRIE COM LASCAS DE BACALHAU


Por Arroz Tio João



Ingredientes:


– 2 colheres (sopa) de manteiga


– 1 colher (sopa) de azeite


– 1 cebola média bem picada


– 2 xícaras (chá) de Arroz Carnaroli Variedades Mundiais Tio João Cozinha Italiana (400g)


– ½ xícara (chá) de vinho branco seco


– ½ litro de caldo de legumes*


– Sal a gosto


– 100 g de aspargos frescos, picados e aferventados**


– 50 g de queijo brie picado


– ½ xícara (chá) de queijo gruyère ralado


– Pimenta-do-reino moída na hora


– 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada


– 300g de bacalhau em lascas (já dessalgado)


Modo de preparo:


Em uma panela grande com fundo largo, aqueça a manteiga junto com o azeite e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue, mexendo constantemente, por 3 minutos em fogo médio.


Acrescente o vinho e espere evaporar. Adicione o caldo de legumes quente aos poucos (1/2 xícara (chá) de caldo de cada vez) e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para que o risoto fique cremoso e cozinhe de maneira uniforme. Tempere com sal e cozinhe até que o arroz esteja bem al dente (cozido, mas ainda firme).


Acrescente os aspargos, os queijos, e misture bem. Acerte o sal, tempere com a pimenta e sirva o bacalhau sobre o arroz regado com azeite.


Dicas:


* Para fazer 1 litro de caldo de legumes, ferva 2 litros de água com os seguintes ingredientes: 1 cebola, 2 talos de salsão, 1 cenoura, ¼ de nabo, 2 dentes de alho, ½ talo de alho-poró, 1 ramo de alecrim, 3 ramos de tomilho e uma pitada de sal grosso. Deixe ferver até o líquido reduzir à metade. Coe antes de utilizar.


**Antes de aferventar os aspargos, descasque a parte mais fibrosa dos talos e cozinhe-os em água fervente com um pouco de sal e limão por 2 minutos. Escorra-os, passe em água gelada e corte em pedaços de 4 cm.


Rendimento: 4 a 6 porções


Tempo de preparo: 20 minutos


 


PEIXE COM ARROZ SELVAGEM


Por Arroz Tio João



Ingredientes:


– ½ pacote de Arroz Selvagem Variedades Mundiais Tio João (125 g)


– 1 maço de estragão


– Sal e pimenta-do-reino


– ½ xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)


– 2 cenouras raladas


– 2 abobrinhas raladas


– ¼ de xícara (chá) de vinho branco (50 ml)


– 4 postas de robalo


Modo de preparo:


Em uma panela, ferva 5 xícaras (chá) de água (1 L) e junte metade do maço de estragão, amarrado.


Em seguida coloque o arroz e tempere com sal a gosto. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos ou até que os grãos do arroz comecem a abrir, mostrando seu interior branco.


Enquanto o arroz cozinha, pique o restante do estragão.


Assim que o arroz estiver cozido, retire o estragão amarrado e descarte-o. Escorra o arroz e tempere-o com pimenta-do-reino. Tempere as cenouras e as abobrinhas raladas com sal, pimenta-do-reino e o estragão picado.


Recorte 4 folhas de papel de alumínio (30 x 40 cm cada) e distribua no centro de cada uma delas o arroz, a abobrinha e a cenoura. Regue com metade do azeite e o vinho.


Tempere o peixe com sal, pimenta-do-reino, disponha-o sobre os legumes e regue com o restante do azeite.


Feche o alumínio como uma trouxinha tomando cuidado para deixar um pouco de ar dentro do envelope para que o ar circule e o peixe cozinhe por igual.


Coloque as trouxinhas em uma assadeira, deixando um pequeno espaço entre elas, e leve ao forno pré-aquecido (180 °C) por 20 minutos.


Rendimento: 4 porções


Tempo de preparo: 30 minutos


Dica: Utilize papel manteiga no lugar do papel alumínio e embrulhe como um envelope se preocupando em deixar um pouco de ar como na receita.


 


Divulgação:  AtitudeCom comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR