Concurso revela talentos da culinária voltada ao trabalhador brasileiro

por migracao

fiogf49gjkf0d

Inspirados na culinária internacional, três entre 500 inscritos recebem premiação por receitas inovadoras. Maguida Leila dos Santos conquistou ao júri especializado com um confit de pato, de origem francesa 


Todos os dias, parte dos 40 mil colaboradores da GRSA, empresa líder em serviços de alimentação e suporte, servem mais de 1,5 milhão de refeições pelo Brasil a fora, seja nas empresas, em escolas, hospitais, aeroportos, terminais rodoviários, ou mesmo nos locais mais remotos, como obras na Floresta Amazônica ou em alto mar. Para valorizar profissionais da cozinha que levam, além de segurança e nutrição, toques de alta gastronomia no dia a dia de suas criações, a companhia investiu em mais uma edição do Estrelas do Sabor, que revelou os três campeões nacionais, representados pelo Paraná, Minas Gerais e interior de São Paulo.


A iniciativa contou com mais de 500 inscritos, sendo 130 semifinalistas regionais, que passaram por treinamento e etapas eliminatórias. Já os 12 finalistas se reuniram no Bourbon Atibaia Resort na última semana e defenderam suas receitas inspirados no tema “A influência estrangeira na culinária brasileira”.  O prato que mais encantou os jurados foi o de Maguida Leila dos Santos, que preparou um Confit de Pato sobre Arroz Negro e Mousseline de Batata Baroa ao Caramelo Tinto. Inspirada na culinária francesa, Maguida revisitou a receita inspirada infância: “escolhi a técnica do confit, pois meus avós já a utilizavam para armazenar carnes, já que não tínhamos geladeira onde morávamos, no interior do Paraná”.

A vencedora apresenta seu prato

Segundo o chef Gustavo Torres, responsável pela marca Levy da GRSA, especializada em eventos de alta gastronomia, e membro da banca jurada, além do sabor, o prato teve uma apresentação impecável. Ele destaca que a parte estética é vital para uma receita vencedora. “Comemos, primeiro, com os olhos, e uma receita bem empratada já nos causa uma ótima impressão – é fundamental se atentar a esse detalhe”.


Jefferson Frateane, de Lençóis Paulista, ficou na segunda colocação e se destacou com o Riso al Baião. Já Caetano Abrantes, de Belo Horizonte, agradou o paladar com o Lombinho Colonial. No total, o programa distribuiu mais de 30 horas treinamento e R$ 10 mil em prêmios. Cinquenta criações serão, ainda, eleitas para um livro temático.


Capacitação profissional


Além da iniciativa em formato de concurso, com suas etapas regionais e a grande final promovida durante o Encontro de Líderes da empresa, o Estrelas do Sabor é uma iniciativa presente nas cozinhas GRSA durante o ano todo. “Trata-se de uma série de treinamentos temáticos, como Novas Técnicas, Uso de Ingredientes, Elaboração de Cardápios, e Preparação de Buffet/Empratamento, passando pela troca de experiências presenciais com consultores e outros colegas de diferentes e regiões e muita motivação”, resume Leia Moreli, diretora de Recursos Humanos.


“Nossa presença em todos os cantos do Brasil e em diferentes áreas de atuação é nossa maior aliada. Além de prover segurança e nutrição, nos orgulhamos da versatilidade e dos talentos presentes em cada operação. Temos, ao mesmo tempo, pessoas em cozinhas de plataformas de petróleo, com fornecimento de ingredientes a cada 15 dias, cozinheiros que servem mais de 2 mil refeições em grandes fábricas e usinas, e chefs atendendo diretorias de grandes empresas. Todos podem aprender com todos”, completa a executiva.
 


Divulgação: GRSA

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR