Conheça Ica, um destino sofisticado na América do Sul

Crédito/Foto: Divulgação

 

A região de Ica, localizada na costa sul do Peru e a poucas horas de Lima, é conhecida pelos seus diversos e elegantes atrativos turísticos culturais, históricos, naturais e arqueológicos. Abrigava os povos de culturas Paracas (700 a.C – 100 d.C), Nasca (100 d.C – 800 d.C) e Chincha (800 d.C al 1460 d.C), antes da presença dos Incas nessa área.

Ica cresceu e se desenvolveu no meio entre o mar e o deserto peruano e sua história permanece preservada nas dunas, vinhedos, parques e sítios arqueológicos da região, apresentando aos turistas diariamente o rico patrimônio histórico da costa do Peru.

A capital da região, que também leva o nome de Ica, é conhecida como a Cidade do Eterno Sol e foi fundada em 1563. É hoje uma das mais importantes cidades do Peru, com uma ampla variedade de hotéis, ótimos restaurantes e muitas atrações turísticas. Confira abaixo os melhores atrativos da região:

 

Visita à Baía de Paracas

Ao visitar a região de Paracas (aproximadamente a 1h ao norte de Ica e a 4h de Lima), o turista consegue aproveitar várias experiências incríveis, como o passeio de iate pelo mar da costa sul do Peru. A embarcação de luxo navega pelas águas das Ilhas Ballestas, um conjunto de pequenas ilhas consideradas parte do Sistema de Reserva Nacional das Ilhas, Ilhéus e Pontas Guaneras (RNSIIPG) e estão localizadas em frente à Reserva Nacional de Paracas.

Nelas se pode observar animais como peixes, pinguins, aves e lobos marinhos. Apelidado de “pequena Galápagos”, o lugar encanta com sua concentração de fauna em habitat natural.

Voltando para a superfície, a região de Paracas também conta com diversos restaurantes com cozinhas que dão um toque gourmet à gastronomia regional, com lugar garantido no cardápio para pratos tradicionais como a carapulcra e a sopa seca.

Além disso, trata-se de uma ótima opção de estadia para quem busca contato com as paisagens do deserto ou do mar sem perder a comodidade e exclusividade. Há opções de hotéis e resorts de luxo em frente ao mar da Baía de Paracas, oferecendo aos turistas muito conforto e privacidade em sua visita à costa peruana.

E aproveitando a passagem pelo oásis no deserto até chegar na cidade de Ica, o turista pode também usufruir de um jantar requintado no meio das dunas de Paracas. O ambiente é cercado por barracas iluminadas apenas pelas tochas e pelas estrelas, o que acaba sendo uma ótima opção para os casais apaixonados que querem ter uma experiência mais particular e romântica.

 

Oásis de Huacachina

Atravessando o deserto de Paracas, pouco antes de chegar à cidade de Ica, está o belo Oásis de Huacachina – o mais conhecido e mais importante das Américas –, que atrai milhões de turistas todos os anos. A palavra Huacachina significa “mulher chorando” em quéchua; reza a lenda que este lago nasceu das lágrimas de uma bela mulher de olhos verdes, que chorava a morte de seu amante.

Aos arredores dessas águas cresce uma exuberante vegetação composta por palmeiras, eucaliptos e os guarangos – que servem para o descanso das aves migratórias que passam por esta região. Tudo isso contribui para que Huacachina seja um dos lugares mais bonitos da costa peruana.

 

Linhas de Nasca

O mistério acerca das Linhas de Nasca fascinam a humanidade há anos. Os primeiros registros dos gigantescos geoglifos em meio ao deserto são datados do ano de 1547, quando o cronista Pedro Cieza de León se referiu a eles como “sinais no deserto”, e permanecem sem explicação até hoje. As teorias para justificar essas linhas misteriosas são variadas: há quem ache que se trata de um trabalho feito por espécies alienígenas, enquanto outros acreditam que os desenhos funcionam como um tipo de calendário solar ou lunar para orientar as etapas da agricultura, como proposto pela arqueóloga alemã Maria Reiche (Alemanha 1903 – Peru 1998), a principal e mais importante pesquisadora, promotora e conservadora das linhas.

Localizada a pouco menos de 115 km de Ica, a região foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1994. Os visitantes que quiserem conhecer e admirar as belas obras na areia podem fazer um sobrevoo em pequenos aviões que partem de Pisco, Ica e da própria Nasca para contemplar de cima essa atração, ou, alternativamente, podem também apreciar as linhas da torre de 13 metros de altura localizada na zona arqueológica.

A visita pode ser complementada com um passeio pelas outras atrações deixadas pela cultura nasca, como a cidade de Cahuachi e os aquedutos de Cantayoc.

 

Conhecendo as vinícolas peruanas

Apesar de estar localizada no meio do deserto, Ica é considerada um dos polos de viticultura mais importantes do país por abrigar a mais antiga vinícola sul-americana, em operação desde o período pré-colonial.

As vinícolas de Ica oferecem visitas guiadas que contam tudo sobre o processo de produção da uva para o pisco – a bebida alcoólica mais tradicional do Peru – e a história da região para os turistas, que também podem fazer degustações e caminhadas pelos vinhedos.

Além disso, as vinícolas da região também produzem ótimos vinhos – sendo os mais populares Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e espumantes.

Para mais informações, visite: www.peru.travel

Divulgação: Promonde Conteúdo & Conhecimento

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR