A Meliá Hotels International participa da WTM para compartilhar seus projetos para o Brasil e América Latina; empresa teve desempenho positivo no ano passado e está otimista com recuperação do setor.
As expectativas da Meliá Hotels International na WTM são grandes. As duas feiras internacionais de turismo que a empresa participou recentemente – a FITUR em Madrid e a ANATO em Bogotá – mostraram que o mercado internacional está otimista em relação a 2022. E a própria Meliá teve um desempenho positivo no ano passado, de acordo com dados globais divulgados pela empresa: melhorou sua receita em +70,8%, EBITDA em + 182,8% e lucro líquido em +67,6%, comparado ao ano de 2020.
“Essa performance dá claros sinais de recuperação do setor e nós também compartilhamos deste otimismo”, diz Fernando Gagliardi, Diretor de Vendas para a América Latina, ao comentar das mudanças e ações que a empresa tem feito e tem se mostrado bem eficazes no atual cenário da hotelaria.
Uma das apostas da rede no Brasil foi a marca INNSiDE by Meliá. Com mais de 40 hotéis distribuídos nos principais destinos do mundo, a marca traz o conceito de bleisure para o país. Incorporada ao portfólio da Meliá desde 2007, o INNSiDE representa uma evolução da hotelaria, que reúne, no mesmo empreendimento, atrativos para viagens a negócios e a lazer. Ou seja, as fronteiras já tênues entre o trabalho e a vida pessoal desaparecem de vez, e o resultado é uma experiência completa que permite ao hóspede relaxar e aproveitar a vida sem se desconectar das obrigações.
Aqui, a marca debutou em outubro de 2020, fazendo da unidade do Itaim a primeira no Brasil, e a terceira das Américas, depois de Nova York e Lima. Agora, o Grupo acaba de entregar mais uma unidade, o INNSiDE by Meliá São Paulo Iguatemi (antigo TRYP São Paulo Iguatemi). “Estamos começando uma nova história de sucesso com o INNSiDE, que já tem conquistado nossos clientes”, afirma Fernando.
Outra mudança apontada pelo executivo é o conceito Affiliated by Meliá. Este novo modelo de negócio permite aos empreendimentos que carregam esta assinatura manterem uma identidade própria e diferenciada ao mesmo tempo que, administrados pela Meliá Hotels International, carregam seu padrão de serviço, marketing e distribuição. O primeiro hotel a ganhar esta marca no Brasil, em outubro do ano passado, foi a unidade do Tatuapé, em São Paulo. O agora São Paulo Tatuapé Affiliated by Meliá foi reformado completamente em suas áreas comuns, como restaurante, bar, lobby, fitness center, piscina e um exclusivo espaço para noivas. Mais outros 4 hotéis – 2 em Brasília e 2 em São Paulo – já estão no processo de remodelação para Affiliated by Meliá.
O programa de fidelidade MeliáRewards é também um ponto estratégico para a Meliá, que está investindo bastante nele, seja em tecnologia, para trazer soluções práticas para resgate de pontos, venda e navegação no site; seja em parcerias com o trade turístico e empresas de moda, tecnologia e entretenimento. São mais de 115 marcas associadas ao programa, que já conta com 13,8 milhões de clientes inscritos, de 150 países.
Tamanha conquista está refletida pelos números de vendas em canais diretos da Meliá. Antes da pandemia, aproximadamente 40% das vendas totais eram em canais diretos e durante a pandemia chegaram a representar quase 80% do total.
O fato de os brasileiros começarem a viajar mais, com o controle da pandemia e abertura das fronteiras, dá uma perspectiva maior para a Meliá Hotels International nos países da América Latina. “Temos visto uma tendência de viagens mais regionalizadas em razão da valorização do dólar nos mercados sul-americanos – como Argentina, Peru e Colômbia etc – e onde o real permanece como moeda forte.”, diz Gagliardi. “Está sendo vantajoso para o brasileiro se deslocar para estes destinos, além de ser fácil: em pouco mais de 2 horas, por exemplo, o paulista pode chegar em um paraíso como o Gran Meliá Iguazú, que fica dentro do parque com vista para as cataratas”.