Mais de 25% dos brasileiros acima de 60 anos pretende viajar para destinos nacionais e internacionais
Com o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, os impactos deste cenário são notórios em diversos setores como turismo e lazer, moradia, saúde e bem-estar, finanças e tecnologia. Essa tendência é chamada de silver economy, mercado que consiste na produção, consumo de bens e serviços destinados a utilizar o potencial de compra do público com mais 60 anos, visando satisfazer as suas necessidades de consumo, vida e saúde. As principais tendências do setor de turismo para este nicho é um dos temas abordados pelo Congresso da Longevidade Seguros Unimed, que acontece em 30 de setembro e 1º de outubro, em São Paulo, paralelamente ao Longevidade Expo+Fórum.
O setor de turismo voltado para essa população está em expansão. Segundo estudo publicado pelo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, 25,4% dos brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) também destacou, por meio de pesquisa, que os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais.
A população madura preza pela qualidade de vida e lazer e por isso também ocupa o potencial de estimular a atividade turística, principalmente em períodos de baixa temporada, o que movimenta o setor.