Dependência das OTAs – E Pela terceira vez o nosso custo de distribuição

por Rui Ventura

Em 2015, escrevi o primeiro artigo sobre a gritante dependência das OTAs que o mercado tem, https://administradores.com.br/artigos/e-a-ota-dependenciaeste artigo foi para o Linkedin com tradução para também na língua inglesa. O artigo se baseou nos dados de uma consultoria Norte Americana especializada no assunto, que registrava já em 2012 o início de um movimento onde o intuito  era diminuir a dependência das OTA´s e consequentemente uma maior conversão de vendas diretas.

Alguns meses depois “voltamos às OTAs” https://www.linkedin.com/pulse/voltamos-%C3%A0s-otas-rui-silveira-cruz-ventura/voltava ao assunto. Porque é gritante a velocidade com que o Brasileiro corre para imitar o Americano, mas quando este percebe que errou e começa o movimento inverso, os imitadores não se dão conta ou não sabem como fazer, embora saibamos que isto não reflete o procedimento de todos, mas infelizmente, ainda de muitos.

Percebendo o necessidade do mercado de uma OTA mais amigável aos hoteleiros, em 2017 tentei fazer uma, pelo fato de não conhecer bem essa tecnologia e quem estava atendendo o meu pedido não tinha a expertise suficiente, o projeto morreu na casca. Em 2019 conheci o mentor da http://hoteisaqui.com, que me apresentou o seu projeto pronto e descobri que além dos valores de comissões mais amigáveis, este empreendedor funda na mesma ferramenta, um clube de Hoteleiros onde os inscritos na plataforma têm inúmeras vantagens, e como novidade no mercado, a opção do hotéis.com/destino, nasce então, uma ODA “Online Destination Agency”, onde você tem o destino e suas particularidades tratadas com a devida atenção e para fortalecer ainda mais cada destino, 2% da arrecadação da “hoteisaqui” será revertida em publicidade a favor dos hotéis afiliados.

No meu caso específico e como não sou de perder oportunidades já participo de http://hoteisaqui/guaruja, não há como deixar de aderir, e em algumas reuniões que tivemos aqui com colegas do Guarujá, já temos a adesão de uma grande parte dos hotéis mais renomados do destino.

Deixem-me replicar um pensamento o qual aplico para a minha auto motivação: “Quando você faz o mesmo, o seu resultado tende a ser sempre menor porque as tecnologias e mercado mudam”. A solução é nós nos adequarmos as mudanças ou corremos o risco de ficar para trás.

Mercados, custos de distribuição e a própria distribuição estão se inovando diariamente, somos obrigados deixar a zona de conforto de lado, porque ela não é nem de perto a conselheira predileta de ninguém.

Cabe a cada um refletir: “É vantagem para o seu hotel pagar menores comissões sobre a distribuição de reserva e ainda ter o movimento canalizado para o seu site?

Rui Ventura

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