Dia 16 de outubro é o Dia Mundial do Pão

por migracao

fiogf49gjkf0d


Nesta data escolha o tipo de pão industrializado mais adequado para sua alimentação.



O Dia Mundial do Pão, celebrado no próximo dia 16 de outubro, reforça a importância de um dos alimentos mais antigos do mundo. Criado há mais de seis mil anos, o pão continua ocupando papel fundamental na alimentação e ganhando novas variedades a cada dia.


Com consumidores cada vez mais exigentes em relação à saudabilidade e à praticidade, as indústrias de pães têm inovado nos formatos, tipos e sabores de pão para oferecer produtos elaborados de acordo com as dietas e necessidades de cada grupo de consumidor.


Segundo dados consultoria Kantar World Panel, divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (ABIMA), somente durante os quatro primeiros meses de 2014 os pães industrializados foram consumidos em 57% dos lares brasileiros, com alta de 3,8 milhões de domicílios frente ao mesmo período de 2013. Os pães brancos seguiram na liderança de mercado e dominaram o ranking de consumo, com destaque para as versões de pães industrializados integral e com grãos tenham avançado 50% no quadrimestre, chegando a ainda mais lares.


De acordo com Claudio Zanão, presidente da ABIMA, além de contar com uma infinidade de variedades, os pães industrializados são mais apropriados para o consumo ao longo da semana. ?São opções práticas e nutritivas para refeições: contém carboidratos, proteína, fibras e gorduras boas. Tudo depende da opção, mas certamente benefícios não irão faltar?, diz.


Como escolher o pão mais indicado para a sua saúde?


Com tantas variedades de pão industrializado à disposição do consumidor, é importante conhecer as propriedades de cada ingrediente para identificar qual efeito determinado tipo de pão pode causar na sua alimentação. A consultora em nutrição da ABIMA, Alessandra Godoy, explica as diferenças e os benefícios de cada tipo:


Integral – Parte da massa é composta pela farinha integral que contribui para maior saciedade, ajuda na absorção da glicose, ou seja, auxilia no aumento do metabolismo, ajuda a prevenir e/ou tratar algumas doenças como a obesidade, diabetes e problemas intestinais. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas.


Light – Redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.


Preto – Elaborado a partir de uma mistura de farinhas integrais, por isso é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso ou se você tem alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado.


De centeio – O farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.


Com linhaça – Por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxiliam no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também auxilia o bom funcionamento do intestino.


Com aveia – A substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e também colabora com o bom trabalho do intestino.


7, 9, 12 e 15 grãos – Possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.


O pão é um dos alimentos que compõem o grupo de base da Pirâmide Alimentar Brasileira. É fonte de carboidratos, importante para gerar energia para todas as atividades do dia, além de ser prático e ter longa vida útil, o que favorece o preparo de lanches rápidos que combinam com a vida moderna?, explica a nutricionista Alessandra Godoy. Fique sempre atento ao rótulo e escolha os ingredientes que mais vão beneficiar seu organismo.


Sobre a ABIMA:
A ABIMA representa os fabricantes de massas alimentícias, pães e bolos industrializados no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 80% do mercado nacional, tanto de macarrão como de pães.


Mais informações no site: www.abima.com.br.



Divulgação:  Tree comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR