Dia Mundial de Limpeza foi marcado com mutirões de limpeza em praias das regiões da Costa dos Corais e dos Abrolhos

Divulgação

Divulgação

 

No último sábado (18), foi celebrado o Dia Mundial de Limpeza, também conhecido como “World Cleanup Day”. Para marcar a data, o Ministério do Meio Ambiente – MMA realizou mutirões de limpeza de praias em diversos municípios das regiões da Costa dos Corais (Alagoas e Pernambuco) e dos Abrolhos (Bahia). As ações integram o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Os mutirões de limpeza de praias aconteceram nos municípios de Maragogi e Japaratinga, em Alagoas; em Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernambuco; e em Caravelas, na Bahia. Os mutirões foram promovidos pelo MMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH, no âmbito do Projeto TerraMar. As ações contaram com parceiros locais: a Associação Peixe-Boi, em Alagoas, o Consórcio Portal Sul, em Pernambuco, e o Instituto Baleia Jubarte – IBJ, na Bahia.

O objetivo dos mutirões foi buscar a melhoria da qualidade do meio ambiente e da saúde e bem-estar das pessoas, promovendo a conscientização e mobilização a sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos. Voluntários locais e a equipe organizadora das ações coletaram resíduos na areia e restinga das praias.

Após as ações de coleta de resíduos, foi feita a triagem do material recolhido nas praias e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do MMA. As informações geradas nas ações de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origem, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

As atividades foram realizadas observando os cuidados necessários contra a disseminação do Covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas. Também foi realizado teste de detecção de Covid RT-PCR nos participantes antes do início dos mutirões.

Os mutirões de limpeza são ações que permitem o fortalecimento de parcerias entre instituições públicas, privadas e sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar. Também participaram das ações as secretarias de meio ambiente dos estados de Alagoas SEMARH/AL e Pernambuco – SEMAS/PE; o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas – IMA; a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA; os Prefeitos de Maragogi e Japaratinga, em Alagoas; gestores dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande, em Pernambuco e de Caravelas, na Bahia; o grupo Patrulha Ecológica; o Projeto Coral Vivo; a Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio – Abralatas; e o Instituto Jogue Limpo.

Além da realização dos mutirões, foi lançado o Roteiro Prático para Organização de Mutirões de Limpeza de Praias, Rios e Mangues, que auxiliará as instituições e equipes a planejar, mobilizar, comunicar, executar e sistematizar resultados dos mutirões de limpeza pelo País. Também foi anunciada, pela Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, a abertura da 3ª turma do Curso EAD Conduta Consciente na Zona Costeira e Marinha: combate ao lixo no mar na plataforma de educação à distância do MMA. As inscrições ficarão abertas no período de 20 de setembro a 1º de outubro de 2021 e as vagas são limitadas.

 

Combate ao Lixo no Mar

O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no País, foi lançado pelo MMA em março de 2019 e contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Divulgação: Rachel Motta

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR