Dia Mundial do Turismo traz importância de repensar a atividade no Brasil

Crédito/Foto: Divulgação

 

O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro, desde 1980. Com o tema “Repensar o Turismo” para 2022, a Organização Mundial do Turismo (OMT) traz à tona a necessidade de todo o trade turístico manter o foco e reimaginar o crescimento do setor, tanto em termos de dimensão quanto de relevância.

Neste ano, a República da Indonésia sediará o dia oficial, embora todos os Estados Membros da OMT, bem como não membros e partes interessadas de todo o setor privado, foram convidados a sediar suas próprias celebrações, bem como promover o dia e seu tema central.

A mensagem motivacional vem globalmente, mas me sinto especialmente tocado pela temática por saber de tudo o que passamos aqui no Brasil durante a pandemia. Lutamos nos últimos dois anos e sobrevivemos a uma guerra silenciosa onde vimos 80% das portas dos nossos hotéis se fecharem, milhares de eventos cancelados e um prejuízo que ultrapassou mais de R$ 515 bi em todo o país. O caminho de retomada é árduo, mas sem dúvidas neste Dia Mundial do Turismo devemos deixar as dores para trás e reescrever uma nova história.

Ultimamente tenho falado em meus discursos e palestras sobre como devemos olhar para o futuro, bem como acerca de todos os horizontes que o turismo tem para desbravar em nossas terras. Nosso setor avança para o caminho certo. Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou R$ 94 bilhões, o que representa 33% a mais do que em 2021. Em junho, foram gerados 278 mil empregos no Brasil, sendo 100 mil deles apenas no setor de turismo.

Coincidentemente neste mês, também comemoramos 67 anos de criação da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, trouxemos a nossa nova campanha institucional visando incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região, fomentando a atividade turística e fortalecendo cada vez mais essa retomada.

À medida que a recuperação do setor avança, reforço meu otimismo e defendo que, juntos, poderemos seguir em frente com inovação e criatividade, traçando um futuro brilhante e colhendo bons frutos de um trabalho árduo.

 

*Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Divulgação: Proativa Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR