Dicas para aumentar as vendas do restaurante

por migracao

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Por Geraldo Banas


Alavancar vendas é parte importante da estratégia de marketing de qualquer bar ou restaurante e uma maneira óbvia de aumentar a receita. No entanto, há um delicado equilíbrio entre oferecer sugestões úteis para os seus clientes, e/ou tornar-se desagradável e inoportuno.


Todo bar e restaurante, se esforça para garantir que seus clientes tenham a experiência mais agradável e confortável possível, e, por isso, a última coisa que os garçons devem fazer é induzir os clientes a consumir extras que eles podem não querer. Mas, por outro lado, muitas vezes os clientes são muito receptivos e apreciam o trabalho do garçom ou barman, que sugere itens de cardápio que ele não consumiria por iniciativa própria.


Então, como encontrar o equilíbrio certo entre sugerir com insistência ou não fazer qualquer sugestão?


Conheça o cliente – Os garçons devem ser treinados a conhecer seus clientes, especialmente os mais fiéis. Para isso, ensine-os a fazer as perguntas certas, que lhes permitam compreender melhor as preferências pessoais de seus clientes e, em seguida, oferecer sugestões de cardápio específicas, atendendo aos anseios do consumidor.
     
Faça a sugestão parecer sedutora – Os clientes só se sentirão propensos a consumir o item sugerido, se o garçom o fizer com empolgação e transparecendo seu entusiasmo com a sugestão. Para ajudar a equipe a fazer sugestões mais convincentes, durante as suas reuniões regulares, monte um teatro onde os garçons tentam vender alguns pratos especiais para os colegas. Isto servirá para afinar a equipe e testar novas abordagens. Outra ótima maneira de alavancar determinados itens do cardápio é postar suas fotos, assim como vistas do seu bar ou restaurante no Facebook.
     
Implemente ferramentas tecnológicas úteis – Mais e mais bares e restaurantes oferecem a seus clientes ferramentas tecnológicas para melhorar  experiência da refeição. Por exemplo, um cardápio em tablet, com um aplicativo que faz a harmonização dos pratos com os vinhos disponíveis da adega do restaurante. Contrate o serviço de um profissional da área (sommelier) para fazer as harmonizações ideais para os pratos do cardápio.
     
Faça com que os garçons ouçam os clientes – Normalmente, os clientes costumam comentar como está sendo sua experiência naquele momento. Ao fazer perguntas básicas, tais como: “O senhor conhece as nossas promoções esta noite?” ou “Posso sugerir uma escolha maravilhosa de vinhos para o seu prato principal?” vai fazer com que o garçom perceba se os clientes são receptivos a sugestões adicionais de cardápio.
     
Não feche a “conta” muito cedo – Um erro comum que os garçons cometem, é encerrar a “conta” do cliente muito cedo – antes mesmo que ele a solicite. Isto não só dificulta a possibilidade de vender mais alguma coisa, como pode ser considerado ofensivo por alguns clientes. Os garçons nunca devem assumir que os clientes não estão interessados ??em uma sobremesa ou outra rodada de bebidas até que eles a peçam.


Certifique-se de que a equipe está detalhadamente informada sobre o cardápio em todos os momentos. Cada um deles deve conhecer o cardápio “de cabeça para baixo” para aumentar seu potencial de alavancar vendas. Isto inclui o fato de que eles tenham a oportunidade de experimentar diferentes itens de comida e bebida. Assim como, é necessário instruí-los antes de cada turno sobre quaisquer alterações ou promoções que tenham sido adicionadas ao cardápio. Uma equipe experiente e que sabe interagir com os clientes é o algo a mais que faz deles profissionais acima da média.


Com essas dicas e técnicas básicas, você pode garantir a possibilidade de alavancar as vendas do restaurante, trazendo um bom fluxo de receita adicional, sem comprometer a experiência do cliente.


Boa sorte e bons negócios!!!


Fonte: Blog do Banaswww.blogdobanas.com.br

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