Dicas para harmonizar vinho com sushi

por migracao

fiogf49gjkf0d


 


Que sushi combina com saquê, isso ninguém tem dúvida. Mas sushi pode muito bem acompanhar vinhos também. Esta é uma das várias sugestões interessantes que podem ser encontradas no novo aplicativo Dama Do Vinho. Sushi ou sashimi de salmão, por exemplo, podem acompanhar um vinho rosé leve como de Provence. Sushi que contenha caviar também pode ser acompanhado de uma taça de champagne. “Aliás, espumantes vão muito bem com sushi. Tente acompanhar os pratos com um Cava espanhol ou Prosecco italiano, por exemplo”, afirma Alessandra Esteves, criadora do aplicativo e estudiosa do mundo do vinho há 10 anos.


Uma regra bem importante é verificar se o sushi tem wasabi ou alguma pimenta. Em caso positivo, um vinho levemente frutado ou de uma variedade bem aromática, como Riesling ou Gewurztraminer, sempre será uma ótima combinação. O vinho austríaco Grüner Veltliner também harmoniza muito bem com vários tipos de sushi por ter alta acidez. “Você pode testá-lo com tempurá de legumes, para se ter ideia”, destaca Alessandra. Ghioza e pratos feitos com cogumelos são mais pesados em textura e podem acompanhar um vinho de mais corpo. Alessandra Esteves sugere um Torrontés argentino ou um Viognier.
 
SOBRE O APLICATIVO
 
Lançado em agosto, o aplicativo Dama do Vinho reúne informações diversificadas para os amantes do vinho num mesmo lugar, como dicas de harmonização, notícias, vídeos, podcasts (que são programas de áudio gravados) e uma biblioteca com boas sugestões de livros sobre o assunto. O produto é gratuito e está disponível para IOS e Android.
 
SOBRE A AUTORA
 
A advogada e escritora Alessandra Esteves é também autora de um livro eletrônico chamado “Vinhos da Itália”, é editora do blog “Dama do Vinho” (www.damadovinho.com.br) e apresenta o único podcast de vinhos gravado em português e atualizado semanalmente. Os áudios já figuraram na lista dos mais baixados no iTunes. Com o tema “Vinhos da Espanha”, Alessandra contabilizou mais de 3.500 downloads, ocupando o topo do ranking na categoria “Gastronomia” – acima de podcasts famosos, como os do chef britânico Jamie Oliver. Aos 37 anos, Alessandra Esteves é estudiosa do mundo do vinho há 10 anos. É certificada em vinhos e destilados “Nível 3” pela escola inglesa Wine & Spirit Education Trust (WSET), a maior e mais renomada academia de vinhos, licores e destilados do mundo. Recentemente, deu início ao último degrau na WSET, o “Nível 4”, certificação que nenhuma outra brasileira possui.



Divulgação: g6 Comunicação



Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR