
Jérôme Dardillac, Carlos Cordeiro e Letícia Cruz assinam menu com cofundador do premiado Noma, primeiro convidado internacional do Marine Restô
A elegante cozinha aberta do Marine Restô, restaurante do Fairmont Copacabana, recebe na próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, seu primeiro convidado internacional: Mads Refslund, hoje à frente do Fire & Ice, em Nova Iorque. Cofundador do estrelado Noma, em Copenhagen, o chef dinamarquês assina menu de cinco tempos com Jérôme Dardillac – chef-executivo responsável por todo o conceito gastronômico do hotel -, Carlos Cordeiro – chef do Marine Restô – e Letícia Cruz – chef-pâtissière do Fairmont.
Conhecido pela criatividade única e pela maneira quase “sobrenatural” de pensar a gastronomia, Mads Refslund prepara dois dos cinco pratos do menu: entrada quente de abóbora assada com salsa e tomilho e principal de cavaquinha grelhada em galhos de alecrim, apresentando, assim, versões de seus ingredientes preferidos – vegetais e frutos do mar. A dupla de chefs do Fairmont completa o cardápio com crudo de vieiras com algas e infusão de pepperoni e costeleta de cordeiro com cardoncello e ervas carbonizadas. A sobremesa “coco com sabores do Brasil”, de Letícia Cruz, encerra o jantar.
Mads Refslund foi o responsável, ao lado dos chefs René Redzepi e Claus Meyer, pela criação e ascensão do Noma, restaurante em Copenhagen que recebeu duas estrelas Michelin e foi escolhido quatro vezes como o melhor do mundo pelo “World’s 50th Best Restaurants”. Refslund deixou a sociedade para partir em voo solo com o seu MR, que garantiu uma estrela Michelin logo no primeiro ano de funcionamento. Atualmente baseado em Nova Iorque, o chef comanda o Fire & Ice, fortemente elogiado por levar a nova cozinha nórdica aos Estados Unidos.
Fairmont Copacabana convida Mads Refslund
Data: 27 de janeiro
Horário: 19h30
Valor: R$ 350 por pessoa (+10%)
Reservas: eventos@fairmont.com | (21) 2525-1232
Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Marine Restô
Av. Atlântica 4240, Copacabana. Rio de Janeiro (RJ).
E-mail: eventos@fairmont.com.
Telefones: (21) 2525-1110/1119
Sobre Jérôme Dardillac
O francês Jérôme Dardillac é o chef-executivo do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, aberto no Posto 6 em agosto de 2019. Radicado no Brasil desde 1995, o chef de 47 anos assume a cozinha da primeira unidade da marca de luxo da Accor na América do Sul, sendo responsável por todo o conceito gastronômico do hotel, incluindo o restaurante Marine, o Spirit Copa Bar, o Coa&Co Café e serviços inovadores de alimentos e bebidas para grupos e eventos.
Nascido em Angoulême, Sudoeste da França, Jérôme Dardillac cresceu em uma família com tradição em gastronomia e experiência na condução de restaurantes. Depois de se formar pela École de Chasseneuil, atuou como chef na França, Irlanda, Grécia, Estados Unidos e Argentina, onde inaugurou o Sofitel La Reserva Cardales. No Brasil, passou pela Amazônia, Bahia, Minas Gerais e São Paulo, acumulando conhecimentos que contribuíram para a construção de sua gastronomia plena de sabores. “Sou apaixonado pela gastronomia do Brasil e defensor do uso de produtos locais. É possível viajar por todo o mundo sem, no entanto, sair do lugar”, ressalta o chef. “O conceito da gastronomia do Fairmont Copacabana foi pensado para trazer conexões e experiências genuínas aos nossos hóspedes. Alinhados com a marca, estamos buscando fornecedores artesanais para garantir exclusividade e alta qualidade com ingredientes nacionais e regionais”, completa.
O Fairmont Copacabana tem três pontos de alimentação abertos a hóspedes e não-hóspedes – Marine Restô, Spirit Copa Bar e Coa&Co Café -, além de oferecer serviço de catering assinado pelo chef para grupos e eventos realizados no Centro de Convenções e Eventos Sociais do hotel, com 13 salas totalizando dois mil metros quadrados de extensão.
Sobre Carlos Cordeiro
Apesar de jovem, Carlos Cordeiro já acumula mais dez anos de experiência na gastronomia. Carioca, cursou faculdade de gastronomia na Vancouver Island University, em British Columbia, no Canadá, onde trabalhou com chefs como Umberto Menghi e Daniel Rigolet, além de virar medalhista de prata na Competição Nacional Chefs Hot Competition Live 2011. Também foi no Canadá que o chef estreou profissionalmente no mundo da hotelaria, na cozinha do Fairmont Chateau Lake Louise.
De volta ao Brasil, trabalhou brevemente com Felipe Bronze, no Oro, antes de assumir a cozinha do 00 Bistrô, em Ipanema. Também comandou as panelas da Muller Gastronomia, empresa de eventos que promove jantares com degustação dos pratos do Chef, com ênfase na culinária brasileira modernista. Foi, ainda, um dos responsáveis pela organização do Disco Xepa, projeto de conscientização sobre a necessidade de utilização integral dos alimentos no Brasil, com a participação de Mauro Colagreco, Alex Atala e outros gigantes da gastronomia mundial.
Depois de passar uma temporada em Nova York aperfeiçoando suas técnicas culinárias, Carlos Cordeiro mudou-se para Copenhague, na Dinamarca, onde trabalhou no restaurante Noma, eleito quatro vezes o melhor do mundo. Retornou ao Brasil para levar uma nova proposta à gastronomia do restaurante A Galeria, do Insólito Boutique Hotel & Spa, em Búzios, investindo em ingredientes frescos, locais e sazonais.
“Tive a chance de ver como o chef René Redzepi (do Noma) briga pela cozinha nórdica e fiquei louco para fazer o mesmo pela brasileira. Busco fazer aqui o que aprendi lá: valorizar a natureza e o que ela oferece”, pontua Cordeiro. Com perfil alinhado aos conceitos Fairmont de valorização do destino em que cada hotel da marca está inserido, foi escolhido em 2019 para assumir a cozinha do Fairmont Copacabana e assinar os cardápios do Marine Restô e do Spirit Copa Bar, com base no conceito desenhado pelo francês Jérôme Dardillac, chef-executivo do primeiro hotel Fairmont da América do Sul.
Sobre Letícia Cruz
Letícia Cruz, primeira mulher negra a participar do Sirha Lyon, veio de uma família grande. Com oito tios, buscou suas referências na cozinha afetiva que tinha como exemplo, desde pequena, nas reuniões em família que aconteciam em casa. Nascida e criada em Bangu em uma família de educadoras, Letícia, assim como seu irmão, sempre teve os estudos priorizados: “o estudo é a forma de evolução. O crescimento da vida vem por meio do conhecimento”, aprendeu com o pai. Com o esforço da mãe, professora, e do pai, engenheiro químico, frequentou colégio particular. E foi ainda na escola, no ensino médio, que decidiu fazer gastronomia.
Com o apoio dos pais, Letícia pesquisou as melhores faculdades do Brasil. Conversou com pessoas da área e foi a São Paulo, a convite de uma amiga, assistir a uma aula do curso da Universidade Anhembi Morumbi, onde acabou escolhendo estudar. Foram três anos em São Paulo: dois de curso de tecnólogo em gastronomia e um de estágio na Pâtisserie Douce France, com o chef Fabrice Le Nud.
Em 2014, fez um curso intensivo de confeitaria no Instituto Superior Mariano Moreno, em Buenos Aires. Após dois meses de intercâmbio, ao retornar ao Brasil, foi contratada pela rede Sofitel como auxiliar de confeitaria. Com três meses de casa, foi contratada como confeiteira, trabalhando diretamente com Ariel Lettieri. Dentro da rede, Letícia ainda trabalhou com Philippe Brye, como chef de partida, e Roland Villard, no estrelado Le Pré Catelan, além de passar por praças como café da manhã, coffee break e eventos.
Após o anúncio do fechamento do hotel Sofitel Copacabana para reforma, foi convidada para o Sofitel Ipanema. No hotel, o chef da confeitaria era Pablo Peralta, com quem já havia trabalhado nos tempos de São Paulo. Com a promoção do mesmo, Letícia assumiu a vaga. Em agosto de 2019, retorno ao prédio de Copacabana, agora como chef-pâtissière responsável por toda confeitaria e panificação do Fairmont Copacabana, primeiro hotel da marca de luxo da Accor na América do Sul.
Em março de 2018, Letícia Cruz venceu a etapa brasileira do maior concurso de confeitaria do mundo, a Coupe du Monde de La Pâtisserie, realizada em São Paulo, na categoria chocolates. Em abril, na Copa Maya no México, etapa continental do torneio, garantiu vaga na final do mais importante concurso de confeitaria do mundo, disputada em Lyon, na França, em janeiro de 2019, recebendo uma carta convite do fundador e presidente mundial da competição, Gabriel Paillasson.