Eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da ABS-Rio dia 26 de janeiro 2019

No próximo dia 26 de janeiro, sábado, às 10 horas, na sede na Praia do Flamengo, 66 – Bl. B – Sala 311 – Flamengo,  haverá eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da ABS-Rio para o período de janeiro de 2019 a janeiro de 2022.

Pela primeira vez em 35 anos a ABS-Rio tem uma chapa concorrente a da situação. 

 

Chapa Renova ABS

 

CHAPA 2: RENOVA ABS – A Renovação Para Manter Viva a Tradição 

 

ROBERTO RODRIGUES e MARCIO DOS REIS MONTEIRO
Respectivos candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers Regional Rio de Janeiro

MEMBROS DA CHAPA “RENOVA ABS”

Para a Diretoria a chapa “Renova ABS” é formada por:

Roberto Rodrigues (Presidente)
Marcio dos Reis Monteiro (Vice-Presidente)
Leonardo da Silva Carvalho (Diretor-Secretário)
Michel Siqueira Pereira Batista (Diretor Tesoureiro)
Rogério Felício da Silva (Diretor Executivo)
Saulo Moura da Silva (Diretor Executivo)
Wallace Gonçalves Neves (Diretor Executivo)
Danio Braga (Diretor Executivo).

E para o Conselho Fiscal temos:
Rodrigo França Caldas (Conselheiro Fiscal)
Ricardo Greenhalgh Barreto (Conselheiro Fiscal)
José Carlos Roiseman (Conselheiro Fiscal).


APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA

Neste momento histórico da ABS-Rio em que, pela primeira vez em 35 anos, teremos a oportunidade de ter duas chapas concorrendo a uma vaga para a nova diretoria do próximo triênio, no período de 2019/2022, apresentamos a nossa chapa RENOVA ABS – A Renovação Para Manter Viva a Tradição, para participar da próxima Assembleia Geral Ordinária.

Assim, registramos nosso programa de ação que visa pontuar o porquê do nosso interesse na luta pela causa da renovação e em manter viva a tradição. Ao expormos as nossas ideias, demonstramos que a nossa candidatura transcende os interesses individuais e vai ao encontro da missão de trabalhar com seriedade, transparência e responsabilidade no sentido de garantir o desenvolvimento coeso, pleno e diversificado da ABS-Rio.

Não entramos neste processo para figurarmos como mera oposição. Apresentamos a nossa candidatura principalmente porque somos uma chapa composta por quem tem experiência no universo do vinho, na didática e na administração, cujo programa ora apresentado foi uma construção coletiva de pessoas que apoiam e fazem parte desta candidatura e que estão na ABS-RJ há décadas e também recém-ingressos. Pessoas estas em constante diálogo com a comunidade do vinho, recebendo densas, consistentes e realistas propostas, críticas e avaliações, prontamente acolhidas por nós.

Ao longo do tempo, vimos observando e fazendo uma avaliação crítica profunda das ações das últimas gestões. E é a partir desta vivência que sabemos que é possível mudar para melhor e manter viva a tradição. Diante desta premissa é que pudemos construir uma proposta factível que ora está sendo sucintamente apresentada para o conhecimento e a avaliação dos associados.

 

POR QUE “RENOVA ABS”?

A opção pelo nome da nossa chapa baseou-se no nosso entendimento de que a ABS-Rio se encontra obsoleta, principalmente quando se observa a estrutura organizacional e a administrativa. Também observamos o pouco relacionamento entre e com os mais jovens, e entre a ABS-RJ e o mercado (vinícolas, importadoras, restaurantes, delis, hotéis etc.). E, principalmente, a ABS-RJ deve valorizar bem mais os profissionais (sommeliers), que têm se manifestado no sentido de que haja mudanças substanciais com base nos pilares da tradição, união e da transparência.

Queremos resgatar a ideia do pertencimento e da identidade de nossos profissionais, sommeliers, professores e associados enófilos, porque somos todos ABS-RJ.

E é com o objetivo de RENOVAÇÃO PARA MANTER VIVA A TRADIÇÃO que delineamos as linhas de ações aqui contidas, as quais serão apresentadas a seguir, e que podem (devem) ser discutidas durante o período de campanha por todos. Mas não se trata de uma proposta engessada e imutável, muito pelo contrário. Nossa proposta se pretende flexível, participativa e envolvendo o maior número possível de associados. Queremos ouvir os associados agora e durante nossa eventual gestão, pois os associados são o motivo de existência de nossa ABS-RJ. Queremos uma ABS-RJ que acompanhe os anseios de seus associados como um todo e não que considere que uns são mais sócios que outros.

Desta forma, defendemos que TODOS os associados possam votar, defendemos uma eleição que permita a participação do maior número de sócios possível (e não numa AGO marcada para um sábado pela manhã). Defendemos uma ABS-RJ transparente e democrática, em que não mais exista um feudo de poucos com acesso a tudo (sequer temos acesso ao cadastro de associados e ex-associados, enquanto a chapa do “feudo” tem todo acesso).

Nossa ideia de renovação passa por manter alguns nomes antigos como integrantes da administração (vários membros da outra chapa foram contatados para tal). Por isso nossa chapa apresenta o número mínimo previsto nos Estatutos, caso eleitos iremos convidar para “Diretores Adjuntos” pessoas que estão na administração há tempos, mas que têm uma visão mais moderna da ABS-RJ.

É chegado o momento de RENOVAÇÃO. A expressão RENOVA ABS carrega uma semântica forte e traz em si uma simbologia ainda mais forte, que é a certeza e o compromisso fiel de que podemos avançar para melhorar, sem, contudo, perdermos as substâncias das tradições da ABS-RJ.

 

MEMBROS DA CHAPA “RENOVA ABS”

Para a Diretoria a chapa “Renova ABS” é formada por:

  1. Roberto Rodrigues (Presidente)
  2. Marcio dos Reis Monteiro (Vice-Presidente)
  3. Leonardo da Silva Carvalho (Diretor-Secretário)
  4. Michel Siqueira Pereira Batista (Diretor Tesoureiro)
  5. Rogério Felício da Silva (Diretor Executivo)
  6. Saulo Moura da Silva (Diretor Executivo)
  7. Wallace Gonçalves Neves (Diretor Executivo)
  8. Danio Braga (Diretor Executivo).

E para o Conselho Fiscal temos:

  1. Rodrigo França Caldas (Conselheiro Fiscal)
  2. Ricardo Greenhalgh Barreto (Conselheiro Fiscal)
  3. José Carlos Roiseman (Conselheiro Fiscal).

 

PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÕES:

A seguir apresentamos nossas principais linhas de ações a serem desenvolvidas no início de nossa gestão.

  • Resgatar as tradições e a credibilidade da ABS-Rio dentro do mundo do vinho.
  • Valorizar o novo associado e promover eventos mais adequados ao público mais jovem, de modo a retê-los na ABS e incentivar sua participação.
  • Resgatar os associados que saíram da ABS por discordar de sua linha de atuação ou por considerar que a ABS não atendia aos seus anseios.
  • Criação de um portal de transparência com acesso a TODOS os associados.
  • Valorização maior do associado profissional, pois as associações de sommeliers nos vários países têm seu foco voltado ao profissional, sendo a ABS uma exceção.
  • Realização de parcerias efetivas para compra de vinho, realização de viagens e com restaurantes, expandindo a rede de benefícios e convênios com restaurantes, importadoras, vinícolas etc.
  • Promover eventos culturais.
  • Criação de políticas internas para fomentar a interação entre os associados.
  • Criação do prêmio ABS-RIO, para homenagear estabelecimentos e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado em suas respectivas áreas de atuação a cada ano.
  • Criação de medidas para valorizar os associados, dando o devido reconhecimento aos membros antigos, àqueles que se destacarem por seus feitos e incentivando os novos associados a interagirem mais com a ABS.
  • Melhorar o calendário anual de viagens nacionais e internacionais.
  • Criação de aplicativo, com avaliação de vinhos, restaurantes, notícias, dicas básicas de degustação e serviço de vinho.
  • Site com maior interação, implementando venda online de cursos, degustações, souvenir (boné, camiseta, avental e outros) de modo a valorizar a marca ABS.
  • Melhorar e dinamizar a divulgação entre todos os associados (por exemplo, utilizando WhatsApp para quem o desejar).
  • Reforma das dependências da ABS, com implementação de recursos audiovisuais nas salas de degustação, criação de salas mais adequadas para degustações, melhora da rede Wi-Fi etc.
  • Educação continuada para os monitores. Teremos todos que falar a mesma língua, padronizando as avaliações, por exemplo.
  • Melhorar o material didático dos cursos, tanto para enófilos, como para os profissionais. Disponibilizar aos inscritos nos eventos (cursos, degustações) acesso com antecedência ao material de modo a que possam preparar-se para cada encontro, enriquecendo o conteúdo dos eventos.
  • Fornecer treinamento para restaurantes e chancelar (com placas / sinais da instituição etc.) os de qualidade comprovada, destacando cartas de vinhos, atendimento e outros.
  • Valorizar sempre o sommelier profissional que deverá ser utilizado nos eventos da própria ABS.
  • Que todos possam votar nas assembleias gerais da ABS-RJ, inclusive quando for eleição da diretoria, desde que seja associado em dia até 72 horas antes da assembleia, independentemente do período em que vem pagando mensalidades ininterruptamente.
  • Transparência na prestação de contas e nos resultados ao longo do ano (que isso seja disponibilizado a todos os associados em uma área interna do site com balanços, contas, resultados de eventos, despesas administrativas etc.).

Veja o facebook da Chapa “Renova ABS”.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR