Elogios aos nossos vinhos

por migracao

Elogios aos nossos vinhos

O mais recente editorial da revista Wine Enthusiast, assinado por seu editor, Adam Strum, é dedicado ao Brasil. Nele, Strum faz referência a Miolo Wine Group, afirmando que ela tem aproveitado suas modernas instalações para produzir vinhos e espumantes excepcionais, incluindo cortes de Meritage Bordeaux vendidos na faixa de U$30 a U$50. São vinhos de qualidade  comparável que na Argentina e Chile custam entre U$50 a U$100. Segundo Strum, o Brasil é, como o Chile e a Argentina, um país com vocação vitivinícola. O editor comparou o Vale dos Vinhedos com a Toscana: “Colinas ondulantes dão lugar a paisagens espetaculares, a região rural é mágica. E os vinhedos contêm magia também. Os produtores brasileiros estão fazendo excelentes vinhos Merlot e Cabernet Franc e espumantes excepcionais pelo método champenoise”. E acrescentou ainda esperar que o Brasil tenha uma presença cada vez maior em rankings de vinhos. O editor prometeu ampliar as reportagens da Wine Enthusiast sobre o país: “Estamos felizes em chamar sua atenção para as surpresas, os valores e a qualidade”, concluiu.


ROTEIROS DA VINDIMA (COLHEITA DAS UVAS) NA SERRA GAÚCHA
Produtores da serra gaúcha e demais regiões vinícolas do sul do Brasil prospectam uma safra de excelente qualidade para 2011, já que se espera um clima mais seco para o período. De janeiro a março a TERRABELA está programando alguns roteiros enogastronomicos especiais que contemplarão este momento tão aguardado. Oportunidade para provar uvas finas nos vinhedos, acompanhar o processo inicial de elaboração dos vinhos e deliciar-se com aromas e sabores únicos.


As datas programadas são:
21 a 23 de janeiro: Especial colheita de uvas brancas e elaboração de vinhos espumantes;
10 a 13 de fevereiro: Período de colheita de uvas tintas. Várias microrregiões.
18 a 20 de fevereiro: Festa Nacional da Vindima em Flores da Cunha e microrregião dos Vinhos dos Altos Montes;
05 a 08 de março: Especial feriado de carnaval;
18 a 20 de março: Vale dos Vinhedos e região adjacente;


Informações e reservas:|
Terra Bela Viagens e Turismo: (xx) – (54) – 3292-1461 ou
turismo@terrabela.com.br
www.terrabela.com.br.


VINHO E SAÚDE NA GLOBO
A Rede Globo confirmou para esta sexta-feira (17.12.2010) a veiculação de um programa Globo Repórter inteiro sobre “Vinho e Saúde”. A equipe gravou no final de novembro imagens na serra gaúcha. Como ainda faltam dois meses para a safra de uvas, o Globo Repórter foi ao Vale do São Francisco mostrar a colheita em pleno semi-árido nordestino. Serão apresentadas pesquisas novas sobre os benefícios do vinho (e do suco de uva) feitas no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.


TRÊS FESTAS DO VINHO EM 2011
As três grandes festas do vinho, programadas para 2011 na Serra Gaúcha, já escolheram suas soberanas. A Festa Nacional da Vindima acontece entre 12 de fevereiro e 13 de março de 2011 em Flores da Cunha; a Fenavinho entre 29 de abril e 8 de maio em Bento Gonçalves e a Fenachamp entre 6 e 30 de outubro em Garibaldi. A TERRABELA estará oferecendo roteiros enogastronomicos que comtemplam as 03 grandes festas de 2011.


NOSSO VINHO ESTÁ NO ATLAS
O Atlas Mundiual do Vinho, de Hugh Johnson e Jancis Robinson, já faz referências aos nossos vinhos, citando o Vale dos Vinhedos, Campanha Gaúcha, Vale de São Francisco e Vale do Rio Peixe (SC). E reproduz ícones dos vinhos Quinta do Seival Miolo, Talento Salton e Excellence Chandon.


VINHOS BRASILEIROS SERÃO HOMENAGEADOS EM FESTIVAL DA FINLÂNDIA
As bebidas verde-e-amarelas serão as próximas homenageadas no Festival de Vinhos de Kuopio, na Finlândia. O evento todos os anos faz um tributo a vinhos de uma determinada localidade, e em 2011 será a vez do Brasil.


Uma comitiva de enólogos finlandeses escolheu 47 produtos brasileiros para serem apresentados em Kuopio. As vinícolas Aurora, Casa Valduga, Lídio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton tiveram seus rótulos escolhidos para serem exibidos e servidos no grande evento. Atualmente, nenhum vinho brasileiro é comercializado na Finlândia, mas, aparentemente, a equipe de enólogos do festival pretende recuperar o tempo perdido, comprando entre 15 e 20 mil garrafas para a ocasião.


O festival ocorre no verão finlandês, em Kuopio, a maior cidade da Finlândia Oriental, oferecendo música, comida e vinho.


ESPUMANTE MIOLO NA PRAIA
Espumantes da Miolo Wine Group voltam às praias catarinenses de Jurerê Internacional, Canasvieiras, Praia Brava e Daniela a partir deste mês, após o sucesso de 2009, com os produtos da linha Terranova, em carrinhos climatizados exclusivos. Serão garrafinhas de 250 ml nas versões Brut e Moscatel a R$ 10,00 a unidade.


MELHORES VINHOS E ESPUMANTES BRASILEIROS
Os melhores vinhos brasileiros 2010, segundo o jornalista especializado em vinhos, Marcelo Copello, são: o Tannat 2004, tinto, Cordilheira de Sant’Ana, Campanha Gaúcha – Vinha Maria 2007, tinto, Vitivinícola Santa Maria, Vale de São Francisco – Gran Reserva Ancelotta 2007, tinto, Don Guerino, Serra Gaúcha – Além Mar 2008, tinto, Villagio Grando, Água Doce-SC – Don Gran Reserva 2008, tinto, Don Abel, Casca-RS – Singular Teroldego 2007, tinto, Lídio Carraro, Encruzilhada da Serra (RS) – Maestrale Integrus 2009, branco, Sanjo, São Joaquim-SC – Chardonnay Lote II, 2009, branco, NV, Villa Francioni, São Joaquim-SC – Salton 100 anos, tinto, Salton, Serra Gaúcha – Merlot DNA 2009, tinto, Pizzato, Vale dos Vinhedos – Storia Merlot 2006, tinto, Casa Valduga, Vale dos Vinhedos – Gran Reserva 2005, tinto, Don Laurindo, Vale dos Vinhedos – e Sesmarias 2008, tinto, Miolo, Campanha Gaúcha.


Para o jornalista Marcello Copello os melhores espumantes brasileiros de 2010 são Aurora Chardonnay Brut, Gran Legado Bruto Champenoisa (Wine Park), Bueno Cuvée Prestige (Miolo), Chandon Excellence, Espumante Grand Reserva Extra Brut (Casa Valduga), Espumante Salton 100 anos e Cave Geisse Terroir.


ESPUMANTES BRASILEIROS SÃO DESTAQUE NA FRANÇA
Seis medalhas foram conquistadas no Concurso Effervescents du Monde, sendo uma de Ouro e cinco de Prata. O concurso, que avalia somente amostras de espumantes, foi realizado em Dijon, na França, de 17 a 19 de novembro. Cerca de 100 degustadores internacionais avaliaram mais de 500 amostras de 24 países.


PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
• Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinicola Garibaldi


Medalha de Prata
• Amante Espumante Rosé 2009 – Casa Valduga Vinhos Finos
• Aurora Espumante Moscatel Branco – Cooperativa Vinicola Aurora
• Bueno Cuvée Prestige Espumante Brut 2008 – Bella Vista Estate
• Casa Valduga Espumante Premium Brut 2006 – Casa Valduga Vinhos Finos Ltda
• Gran Legado Espumante Champenoise Brut – Wine Park



VINHOS BRASILEIROS SÃO RECONHECIDOS NA ESPANHA
O concurso foi realizado de 10 a 12 de novembro em Sevilha, Espanha.


PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
Baccio Espumante Brut – Vinícola Serra Gaúcha
• Baccio Espumante Moscatel – Vinícola Serra Gaúcha


Medalha de Prata
• Aurora Espumante Brut Chardonnay – Cooperativa Vinícola Aurora
• Aurora Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Aurora
• Aurora Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
• Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
• Gran Legado Espumante Moscatel – Wine Park


VINHOS DO BRASIL CONQUISTAM 22 PRÊMIOS NA ARGENTINA
A presença da mulher e participação no mundo do vinho é cada vez maior. Uma prova desta realidade é o Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige, realizado em Mendoza, na Argentina. Em sua 9ª edição, o evento, realizado de 18 a 20 de outubro, reuniu 480 amostras de 24 países que foram avaliadas por 36 degustadoras entre enólogas, jornalistas e apreciadoras de vinho de diversas nacionalidades. Elas conferiram 22 prêmios aos vinhos do Brasil.


PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro Duplo
• Amadeu Espumante Método Tradicional Brut 2009 – Vinícola Geisse
• Aurora Espumante Brut Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Aurora Ltda


Medalha de Ouro
• Aurora Espumante Moscatel Branco – Cooperativa Vinícola Aurora
• Aurora Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora
• Aurora Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
• Casa Valduga Mundvs Malbec 2007 – Casa Valduga Vinhos Finos
• Casa Valduga Premium Gewurztraminer 2010 – Casa Valduga Vinhos Finos
• Garibaldi Espumante Premium Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
• Panizzon Espumante Prosecco Brut 2009 – Sociedade de Bebidas Panizzon


Medalha de Prata
• Amadeu Espumante Método Tradicional Brut Rosé 2009 – Vinícola Geisse
• Baccio Espumante Brut – Vinícola Serra Gaúcha
• Baccio Espumante Moscatel – Vinícola Serra Gaúcha
• Casa Valduga Premium Merlot Rosé 2010 – Casa Valduga Vinhos Finos
• Conde de Foucauld Espumante Branco Demi-Sec – Cooperativa Vinícola Aurora
• Conde de Foucauld Espumante Rosé Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
• Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
• Marcus James Chardonnay 2010 – Cooperativa Vinícola Aurora
• Marcus James Espumante Brut – Cooperativa Vinícola Aurora
• Panizzon Espumante Moscatel 2010 – Sociedade de Bebidas Panizzon
• Pergola Cabernet Sauvignon 2007 – Vinícola Campestre
• Província de São Pedro Cabernet Sauvignon 2009 – Pomar Arerunguá
• Zanotto Cabernet Sauvignon 2006 – Vinícola Campestre

Divulgação – Forum Enogastronomia

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR