Representantes da cadeia produtiva do turismo entregaram propostas do setor aos presidenciáveis Álvaro Dias (Podemos) e Guilherme Boulos (PSOL). Demais candidatos também devem receber o documento
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, ao lado do presidente em exercício da Fecomércio-PR, Paulo César Nauiack, entregou na terça-feira, dia 31 de julho, ao candidato à Presidência da República Álvaro Dias (Podemos) documento com as principais demandas do setor de turismo. O encontro aconteceu durante a passagem do candidato por Curitiba, no Paraná .
Além dos presidentes do Cetur/CNC e da Fecomércio-PR participaram da entrega o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha), João Jacob Mehl, e o vice-presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Marco Antonio Fatuch.
Já no Rio de Janeiro, o presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito), Salvador Saladino, a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Angela Costa, a presidente executiva do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), Sonia Chami, e o secretário executivo do Cetur/CNC, Eraldo Alves da Cruz, entregaram documento com as demandas da cadeia produtiva do turismo ao candidato à Presidência Guilherme Boulos (PSOL), em evento na ACRJ, também em 31 de julho, pela manhã.
O documento Turismo: +desenvolvimento +emprego +sustentabilidade traz propostas elaboradas por 25 entidades nacionais e associações que representam a cadeia produtiva do turismo, com a coordenação do Cetur/CNC. O documento aponta caminhos para impulsionar a indústria do turismo como vetor da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos por meio de cinco pilares de ação: infraestrutura, promoção, gestão e monitoramento, segurança jurídica e competitividade.
“Reunimos em um texto com linguagem objetiva e prática as principais reivindicações do setor empresarial do turismo brasileiro. Ele está sendo entregue a todos os presidenciáveis. Queremos reafirmar a importância que o turismo pode ter no desenvolvimento do Brasil, colaborando efetivamente com a economia brasileira”, destacou Alexandre Sampaio.
O candidato Álvaro Dias agradeceu a pauta e afirmou que, se eleito, vai estabelecer uma comunicação permanente com entidades representativas como as que compõem o Cetur/CNC.
Para Guilherme Boulos, o turismo deve ter tratamento diferenciado por conta das possibilidades de crescimento que pode gerar ao País. Boulos destacou ainda a necessidade de melhorar a malha aérea regional, entre outras coisas. A mesma pauta será entregue aos demais candidatos à Presidência da República.
O documento na íntegra está disponível em: http://bit.ly/TurismoPropostas
Entidades do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) que participaram da elaboração do documento:
FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagem
ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas
ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
ABIH NACIONAL – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis
ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais
ABR – Associação Brasileira de Resorts – Resorts Brasil
ABRACCEF – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras
ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
ABRASEL NACIONAL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABRASTUR – Associação Brasileira de Turismo Social
ABRATURR – Associação Brasileira de Turismo Rural
ABREMAR – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
ALAGEV – Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas
ANTTUR – Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento
BITO – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
BRASIL C&VB – Brasil Convention & Visitors Bureau
BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil
SEBRAE NACIONAL – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas do Brasil
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras
UNEDESTINOS – União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos