Evento terá três palestras que abordam inteligência emocional, interação dos setores e treinamento para garantir qualidade dos processos dos setores operacionais
No dia 14 de agosto, durante o 32º Encatho, profissionais de recursos humanos, administrativo, governança, manutenção e demais setores operacionais terão um grande encontro para troca de experiências, aprimoramento e crescimento pessoal e profissional.
O Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira tem como objetivo tratar o dia a dia dos colaboradores do setor hoteleiro, sempre abordando temas vivenciados em situações reais, permitindo a troca de experiências e enriquecimento pessoal e profissional para todos os participantes. Neste ano
serão realizadas três palestras por profissionais renomados no turismo. Este evento acontece na sala Jurerê e segue das 8h30 às 15h45.
Os conteúdos selecionados para serem abordados são escolhidos para melhorar processos, proporcionar a integração entre líderes, coordenadores e gestores, bem como, aprimorar a mão de obra para obter melhores resultados, de forma mais eficaz para o empreendimento e de forma encantadora para os hóspedes.
Na abertura haverá apresentação dos 10 anos do Simpósio e apresentação do Comitê de Governança de
Santa Catarina.
Inteligência emocional
Das 9h às 10h30 o palestrante Thiago Lima falará sobre Inteligência Emocional, com o objetivo de auxiliar profissionais e líderes a equilibrar razão e emoção e desenvolver habilidades de autocontrole em
diferentes situações, visto que o turismo é um dos setores da economia onde os colaboradores possuem grande participação no sucesso de um estabelecimento. O coach vai explicar como ter empatia, motivação e eliminar o que impede uma pessoa de ter sucesso em qualquer área da vida, ou seja, como desenvolver a “Inteligência Emocional” e conseguir identificar com mais facilidade tanto as próprias
emoções quanto as de outras pessoas.
Ele vai ensinar como os profissionais podem ter mais foco e produzir mais resultados; ter mais saúde e vitalidade; criar hábitos que levem ao sucesso; atingir os objetivos mais ousados; restaurar e aprimorar os relacionamentos; eliminar emoções negativas e produzir emoções positivas constantes; enfrentar desafios, prosperar, ter sucesso e ser mais feliz.
Após esta palestra haverá um momento para apresentação de fornecedores.
A Importância da Interação entre Setores
Na sequência, das 11h às 12h30 Carlos Bollentini Neto discorre sobre a “Importância da Interação entre Setores”. Muitas vezes a falta de diálogo entre profissionais de um mesmo ambiente ou a falta de cooperação podem gerar, além de prejuízos, diversos outros problemas dentro de um empreendimento. Na hotelaria, por exemplo, as ações devem ser muito bem alinhadas para que os serviços funcionem
adequadamente, desde a reserva até o check out, retorno e ações de fidelização do hóspede. Por isso este tema tem grande importância e vai ser amplamente discutido pelo profissional, que deve mostrar algumas ações eficazes para promover a integração. Neto é gerente do Sol Ipanema Hotel – RJ e possui anos de experiência em diversos setores de empreendimentos hoteleiros.
Após o almoço haverá um quebra gelo mágico surpresa para os participantes. Das 13h40 às 14h o encontro abre espaço para mais uma apresentação de fornecedores.
A Importância do treinamento para garantir a qualidade dos processos
Desenvolver as competências individuais e coletivas dos profissionais não é tarefa fácil, como também não é fácil manter a empolgação, o foco, ou até mesmo aplicar novas tecnologias ou produtos e serviços esperando que tudo dê certo sem que haja capacitação, investimento, comunicação e harmonia entre os profissionais, os equipamentos e os setores. Cristiane Ribeiro de Bittencourt falará sobre a importância do treinamento para garantir a qualidade dos processos. A palestra inicia 14h e segue até 15h30.
A mestra em engenharia de produção tem anos de experiência no desenvolvimento de programas de treinamento para todos os níveis organizacionais. O setor operacional do empreendimento é essencial e os treinamentos voltam-se para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições, pois estes
profissionais são os responsáveis por apresentar o diferencial do empreendimento. Realizar o
treinamento é essencial para garantir a continuidade e qualidade dos processos e instituir boas práticas de atendimento ao cliente.