Seu hotel já está adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados?
Com o uso cada vez mais amplificado da internet como fonte de negócios, dados pessoais acabaram ficando mais expostos e as pessoas vulneráveis às mais variadas modalidades de golpes e fraudes.
Em todos os setores da economia, o tráfego de informações sensíveis é necessário e tem sido amplificado, porém criando uma fonte de exposição perigosíssima.
Por isso, o governo brasileiro detectou a necessidade de criar regras que sistematizassem e protegessem essas informações.
A Lei Geral de Proteção de Dados
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, definiu diversas obrigações e procedimentos que precisam ser observadas pelo mercado como um todo, entre os quais o setor hoteleiro.
Neste segmento em especial, a comercialização de hospedagem, agendamento de passeios e assemelhados é realizada, numa grande proporção, através dos meios digitais e envolve coleta e tratamento de dados dos clientes.
Tema de Painel LGPD
Por esse motivo, percebeu-se que seria necessário discutir as particularidades do setor e a forma com que se desenvolve uma operação diária do serviço de hospedagem para se chegar à melhor aplicação das normas da LGPD a qualquer estabelecimento do ramo da hotelaria.
A observação desta normatização confere à empresa maior competitividade, evita multas administrativas da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e de órgãos de defesa do consumidor.
Finalmente, e não menos importante, reduz os riscos de incidentes por eventual falha no tratamento de dados dos clientes e dos colaboradores.
Os panelistas
Este painel contará com a participação de João Paulo de Mello Filippin, advogado com mais de 15 anos de experiência em assessoria para empresas de tecnologia e de comércio eletrônico. Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, ele é formado em Direito Digital pelo INSPER-SP, co-fundador da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina.
Também preside a Comissão de Direito e Tecnologia do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC) e é professor de pós-graduação em Direito Digital da Católica SC – Centro Universitário
Outro painelista será Adriano Palma, CEO do Faial Prime Suites, formado em administração de empresas e que atua há 30 anos no ramo hoteleiro, desde que assumiu o comando do hotel.
O profissional coleciona diversos prêmios creditados à sua gestão, tais como duas edições do ‘Prêmio Travellers’ Choice, em 2021 e 2020, do Tripadvisor, que colocou o Faial entre os melhores hotéis do mundo, e o Traveller Review Awards 2021, do Booking.com, que reconhece os hotéis com as melhores notas deixadas por viajantes após sua estadia.
Além disso, este ano ele também foi o vencedor Prêmio Personalidades de Vendas ADVB/SC 2021, que destaca personalidades catarinenses que conquistaram sucesso mercadológico no último ano, utilizando técnicas de marketing e vendas.
O mediador será o Dr. Henrique Barros Souto Maior Baião, advogado, bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas.
Ele também é especialista em Direito Civil pela Fundação José Arthur Boiteux; professor substituto da disciplina Direito Processual Civil – Execução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos anos de 2008 a 2010; professor das disciplinas Direito Processual Civil e Direito Administrativo da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), campus Pedra Branca e Ilha/Centro desde o ano de 2007; Diretor Jurídico da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC); sócio fundador do escritório BAIÃO & FILIPPIN ADVOGADOS ASSOCIADOS, com sede em Florianópolis/SC.
Programação diversificada
A programação do Encatho 2022 está bem diversificada. Serão diversos profissionais falando sobre os mais variados temas de interesse nas áreas da gestão hoteleira e turística. Os formatos também variam. São palestras, encontros, fóruns e painéis, além de salas paralelas com atividade que envolvem a capacitação técnica realizada por fornecedores do setor.
Exprotel está com espaços à venda
Além de 81 espaços na área de exposição, a organização conta diversas opções de vincular a marca através de ações de merchandising e ações nas áreas do evento. Salas para treinamento técnico também estão disponíveis. Para saber todas as formas de participar e reservar o seu espaço, entre em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre este importante evento, que tal ficar bem informado sobre outros temas importante para o turismo e a hotelaria na revista da ABIH-SC.
SERVIÇO:
O que: ENCATHO & EXPROTEL
Quando: 26 a 28 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC