Alunos aproveitam a nova fase do Rio de Janeiro para sua inserção no mercado de trabalho
Uma parceria entre a Rede Windsor de Hotéis e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Escola de Hotelaria Windsor está com inscrições abertas para os cursos de camareira, arrumador, garçom, garçonete, barman, barwoman, e mensageiro & capitão porteiro. O projeto, que completa dois anos agora em agosto, tem como objetivo qualificar mão-de-obra para a hotelaria carioca, principalmente em função da demanda gerada pelos mega eventos que o Rio de Janeiro vai sediar – como o Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016; além de gerar empregos de maneira sustentável na área. É tudo gratuito, inclusive o material didático, uniforme, lanche e vale-transporte.
Ao todo, 500 alunos já se formaram e cerca de 60% foram inseridos no mercado. Em setembro, mais uma leva de 120 alunos vai concluir o curso com grandes chances de já saírem empregados por hotéis da rede Windsor e outros. Há na Escola, segundo Tatiana Milito, uma virtude em despertar nas pessoas esse “querer ser hoteleiro”, mesmo porque, segundo a Gerente de RH do Windsor Barra, os hotéis não exigem pessoas 100% prontas, mas a satisfação em acolher e a polidez são premissas. O curso de três meses (300 horas), é gratuito e a matrícula realizada mediante aprovação em processo seletivo. Início de uma trajetória na qual, segundo Tatiana, aprendizagem e trabalho serão os dois lados da mesma moeda durante a carreira.
Importante: trata-se de um projeto que se destina à toda a rede hoteleira, não apenas aos hotéis da Windsor. Diversos profissionais formados já foram absorvidos com sucesso por hotéis como Copacabana Palace, Sheraton Rio, Fasano, Sheraton Barra, Royal Tulip, Marina, entre outros.
Os candidatos devem ter Ensino Médio completo ou em curso, a partir de 18 anos e disponibilidade para frequentar aulas de segunda a sexta-feira. Os cursos oferecem material didático (livros e apostilas), lanche e transporte, aulas teóricas e práticas, estágio supervisionado na rede Windsor e equipe docente altamente qualificada. As aulas são realizadas no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, na Rocinha, que disponibiliza dois andares do prédio com salas de aulas estruturas para realização deste projeto.
De acordo com o idealizador do projeto, Marcos Bezerra, gerente geral do Windsor Barra, a escola já é reconhecida como um diferencial em qualificação na hotelaria do Rio de Janeiro. “Nossa proposta é que os alunos sejam referência no mercado hoteleiro”.
As inscrições para as próximas turmas – com 120 vagas – já estão abertas e podem ser feitas no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare. As aulas iniciam em setembro e terminam em dezembro.
Hotelaria em crescimento
A cidade do Rio de Janeiro já superou o compromisso assumido com o Comitê Olímpico Internacional (COI) de prover 44.500 quartos para a família olímpica, sendo que 15.000 quartos são na Barra da Tijuca. Desde o fim de 2010, com o empenho da Prefeitura para estimular o desenvolvimento do setor, a projeção de acomodações para atendimento da família olímpica chegou a 46.026 em julho de 2013 e superação do gap para completar os 15 mil quartos na Barra da Tijuca.
No total de acomodações para a família olímpica, estão sendo considerados 70% dos quartos existentes da rede hoteleira, 90% dos novos quartos em construção, análise ou consulta, apart-hotéis, prédios residenciais da Barra da Tijuca que serão usados como vilas, vila do Porto (Porto Olímpico) e vila de Deodoro, além de navios. Especificamente para acomodação dos atletas, que não fazem parte da família olímpica, está sendo construída uma Vila Olímpica, na Barra da Tijuca.
Os empreendimentos hoteleiros em andamento anunciados para o período de 2014 a 2016 compreendem investimentos de R$ 3,4 bilhões na construção, reforma e ampliação de 75 hotéis, dos quais 73 no padrão exigido pelo COI.
Segundo a Rio Negócios, a rede hoteleira da cidade dispõe atualmente 21,8 mil quartos de hotel, sendo que 18 mil são classificados como três a cinco estrelas. Considerando também apart-hotéis, pousadas e albergues o total de acomodações chega a 33,9 mil quartos (julho de 2013). A este número irão somar-se os 17 mil novos quartos de hotel, pousadas e albergues que estão em análise, licenciados ou sendo construídos, totalizando 50 mil acomodações, das quais 38 mil serão quartos de hotel.
(fonte – Rio Negócios)
Quem participa da iniciativa
Iniciativa privada – Rede Windsor Hotéis – atenta às questões contemporâneas de responsabilidade social corporativa, e preocupada com a melhor qualificação no setor, é a responsável pelo investimento que viabiliza o projeto.
Poder público – a Prefeitura do RJ – através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (com acordo de cooperação técnica para utilização dos laboratórios e salas de aula situadas no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare).
Instituição do 3º setor – a ONG (Organização Não Governamental) Instituto Pertencer – especializado em projetos de qualificação de mão de obra em comunidades carentes por meio de estudos e pesquisas em gestão, inclusão e educação.
Serviço
Escola de Hotelaria Windsor
Cursos: Camareira & Arrumador, Garçom & Garçonete, Mensageiro & Capitão Porteiro
Horários: Turma da manhã – 8h às 12h15. Turma da tarde – 13h15 às 17h30.
Cerimônia de Graduação: 02 de setembro de 2013
Início das aulas: 09 de setembro de 2013
Inscrições: até 08 de setembro de 2013
Mais informações: (21) 3111-1121
Endereço: Av. Niemeyer, 776, sala 1604. São Conrado – RJ.
Divulgação: Abre Aspas
Cristiana Veronez – cristiana.veronez@abreaspas.com
www.abreaspas.com