Neste Dia Mundial do Macarrão, Abima apresenta o ranking dos formatos mais consumidos; espaguete é líder disparado com 57% da preferência
Para comemorar o Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pão & Bolo Industrializados (Abima) divulga um estudo sobre os formatos mais consumidos no Brasil. Dentre os quarenta formatos comercializados no país, o espaguete se destaca como o mais querido, com 57% da preferência. O estudo faz parte de uma ampla pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel sobre o comportamento de compra de mais de oito mil lares em todo o País.
Nas regiões Norte e Nordeste, a preferência pelo espaguete é ainda maior: 76%, de acordo com o estudo. O fusilli ocupa o segundo lugar no âmbito nacional, mas muito distante, com 15% da preferência, seguido pela lasanha, com 5%. Pene e talharim aparecem com 3% e 2%, respectivamente. O fusilli ganha pouco mais expressividade na grande São Paulo, onde tem 23% de participação.
“O Brasileiro ainda aproveita pouco a diversidade de opções que um alimento como o macarrão oferece. O nosso desafio é mostrar essa versatilidade e as diversas formas de consumo da massa. Enquanto no Brasil produzimos macarrão em cerca de 40 formatos diferentes, na Itália são mais de 600. Tais números deixam claro que ainda temos muito potencial de consumo”, afirma o presidente da Abima, Claudio Zanão.
Segundo a pesquisa, 99,6% dos brasileiros consomem algum tipo de massa. As massas secas ou tradicionais (nas quais está incluído o espaguete) têm penetração em 98,7% dos lares brasileiros, enquanto as instantâneas atingem 90,9% e as frescas, 29,9%. Esses dois últimos tipos cresceram 46% e 84%, respectivamente, nos últimos cinco anos, o que mostra uma tendência geral de procura por sofisticação e praticidade. As casas com crianças concentram o maior consumo de macarrão instantâneo (62%). A Kantar chama esse consumidor de “apressado”, que busca alimentos fáceis e rápidos de preparar. “A facilidade e rapidez de preparo do macarrão instantâneo atrai crianças e pessoas que moram sozinhas. Já a massa fresca, por ser recheada e ter maior valor agregado, é um prato mais sofisticado que passou a ser mais acessível com o aumento do poder aquisitivo”, afirma Zanão.
As classes D e E, de acordo com a pesquisa, são responsáveis por 39% do total do consumo de massas no país e são “heavy buyers”, ou seja, compram massas mais de vinte vezes por ano, contra as 14 vezes que correspondem à média. No que se refere à massa seca, a pesquisa apontou que 32% dos consumidores são donas de casa com mais de 50 anos. Além disso, as vendas estão concentradas no Norte e Nordeste e 40% delas são feitas pelas classes D/E. São os “observadores”, que priorizam a relação custo x benefício antes de fechar uma compra.
Por fim, a massa fresca é a preferida pelos lares sem crianças, que são responsáveis por metade do consumo desse tipo de macarrão, e estão presentes principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. Destes consumidores, 36% pertencem às classes A e B. A Kantar classifica esse comprador como o “experimentador”, aquele que gosta de novidades.
Ações:
Em São Paulo, um grupo de restaurantes se juntou para oferecer cardápios especiais criados para o Dia Mundial do Macarrão. O “Girod’Italia”, como é chamado, reúne oito restaurantes em nove endereços e vai oferecer pratos promocionais entre 21 de outubro até 1º de novembro. São eles: Alimentaria, Buttina, Dell’Arte, Friccò, La Piadina, Nico, Roma e Toscano. Mais detalhes da ação no perfil do Facebook: www.facebook.com/semanadomacarrao.
Em Caxias do Sul, a RBS TV e a Orquídea vão realizar a primeira edição do “Macarrão de Boteco”. A proposta é servir massas e comidas de boteco em um ambiente embalado pelo samba. O evento será ao meio-dia de sábado (26/10) no Quinta Eventos. Mais informações nos telefones: (54) 3209.8457 ou (54) 9120.1483, com Paulo Silva.
Sobre o Dia Mundial do Macarrão:
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2012, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 6,2 bilhões e foram consumidos quase 1,2 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,1 kg por ano.
Sobre a Abima:
A Abima representa os fabricantes de massas alimentícias, pães industriais e bolos no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional de macarrão e 60% de pães industrializados.
Mais informações no site: www.abima.com.br
Divulgação: TREE COMUNICAÇÃO
Carolina Almeida – carolina.almeida@tree.inf.br