Especial Uruguai: A vinícola Ariano e seus taninos de respeito

por Glaucia Balbachan

vinícola Ariano

 

A vinícola foi fundada em 1929 por Adelio e Amilcar Ariano (imigrantes italianos). O nome da família significa tradição em vinicola e vinhedo. Os irmãos Ariano se estabeleceram em Canelones, região no sudeste do Uruguai, onde atualmente a sua terceira e quarta geração está administrando a bodega.

A propriedade é pequena e adorável. A marca ariano é famosa por seus vinhos de taninos musculosos e de longa guarda. Em degustação fomos apresentados a um Chardonnay de história indígena chamado Tacuabé de acidez marcante, frutas cítricas e boa persistência. Vale a investida.

 

vinícola Ariano

 

Já os tintos, mas ainda falando da linha Tacuabé, o blend de Tannat com Cabernet Franc não passa despercebido. Trata-se de 12 meses em carvalho de segundo e terceiro uso (parte francesa, parte americana). O resultado foi um vinho concentrado, persistente e apimentado. Interessante por sinal. No paladar frutas negras, acidez e taninos presentes e poderosos.

Mas o protagonista do tasting foi o Cuatro Gatos – safra 2017, com o rótulo feito pelo artista plástico uruguaio Carlos Paez Vilaró. A primeira safra aconteceu em 2005, onde é elaborado com Tannat e Cabernet Franc da região de Paysandú. Tem passagem por 18 meses em carvalho onde fruta e frescor fazem parte dos aromas. No paladar acidez media e taninos vivos e persistentes. I got the power!

 

vinícola Ariano

 

SERVIÇO:
Vinícola Ariano
Contato: Sebastian Ariano – Diretor (ingsariano@arianohermanos.com)
www.arianohermanos.com
(Em busca de importador)

 

Fotos: Site Empratado

 

Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência.   Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR