O Brasil no Uruguai
A propriedade é belíssima. Suas vinhas ficam nas encostas das montanhas rochosas de Pueblo Edén. O caráter mineral desses solos e a influência oceânica criam as condições ideais para a produção sustentável de vinhos.
A poucos minutos de Punta del Este, na panorâmica Rota 12, que nasce no Atlântico e atravessa as montanhas está localizado o novo empreendimento com tecnologia de ponta e belas paisagens.
Projeto grandioso idealizado pelo sócio brasileiro do Rio de Janeiro, Mauricio Zlatkin aconteceu em 2008 e a primeira safra de seus vinhos aconteceu em 2013. Terroir e solos privilegiados, painéis solares, energia eólica e as mãos do enólogo Marcelo Breganti trouxeram sustentabilidade e resultados de alta qualidade aos vinhos da Edén.
As condições climáticas e os solos minerais são o ponto de partida para a criação do estilo e personalidade dos vinhos. O maior objetivo é produzir vinhos de qualidade de forma sustentável, com isso a produção de rótulos é menor na vinícola.
Aos turistas que vão à Punta, a parada na Edén é obrigatória. As atrações começam com as belas paisagens, passeios entre os vinhedos, almoço no restaurante, degustações, wine tour pela viña, loja de produtos gastronômicos, lounge e terraço para tomar uma taça até a chegada do pôr do sol. A experiência é singular, assim como os vinhos.
Em degustação especial destacamos quatro rótulos que não passaram despercebidos no flight de vinhos.
Viña Edén Methóde Champenoise Brut Nature
Espumante de primeira traz Chardonnay e Pinot Noir em sua composição. Foram 20 meses de maturação sobre as lias, que resultou um espumante de borbulhas miúdas e rápidas com aromas de frutas amarelas, flores, baunilha, tostado e notas de panificação. No paladar acidez deliciosa, elegância e final longo.
Viña Edén Chardonnay 2017
Lembra um Chablis. Em contato com as lias no período de 10 meses em tanque de inox, é vibrante. Bem fresco, frutado, saboroso, longo e com ótima acidez. Encantador.
Viña Edén Tannat Cemento 2017
Com o mínimo de intervenção, o 100% tannat não é filtrado e fica por 18 meses nos tanques de cimento havendo também fermentação malolática. É um bom vinho que traz aromas de frutas negras, frescor e taninos bem redondos. No paladar é agradável com boa persistência no final. Vale a investida.
Viña Edén Cerro Negro Gran Reserva 2017
Trata-se de um blend de Tannat, Merlot e Marselan. Passa parte da fermentação em cimento e estagia em barrica de carvalho francês e americano de segundo uso por 20 meses. Complexo traz aromas de frutas vermelhas e negras, frescor, especiarias e tostados. No paladar é encorpado, elegante, com acidez equilibrada e taninos aveludados. Fim longo de fruta na boca. Impressionantemente bom.
SERVIÇO:
Viña Edén
Contato: Mauricio Zlatkin – Diretor (mauricio@vinaeden.com)
www.vinaeden.com
(são importadores deles próprios no RJ/ loja no bairro de Ipanema)
Fotos: Divulgação
Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência. Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.