Especial Uruguai: Os vinhos e o turismo sustentável da Cerro Chapeu

por Glaucia Balbachan

 

As propriedades Cerro Chapeu estão localizadas no ambiente mais puro, de acordo com os índices de sustentabilidade ambiental (ESI) das universidades de Columbia e Yale. A adega é executada pela 10ª geração da família Carrau, que tem mantido vinhas de manejo sustentável desde 1752, a partir da Cataluña e em seguida no Uruguai no século XX.

A bela vinícola esta localizada em Rivera, a 500 km ao norte de Montevidéu, junto à fronteira com o Brasil. A área foi escolhida nos anos 70,  localizada a 340 metros acima do nível do mar e cercada por colinas planas – típicas desta região, onde a área possui solos arenosos profundos, com rendimentos relativamente baixos e boa drenagem para evitar excesso de umidade das chuvas.

 

 

Vinhas de Tannat somam 70% no cultivo. Outras variedades incluem Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Pinot Noir e Chardonnay. A vinícola construída em 1997 dentro de uma colina foi assim escolhida para otimizar recursos e usar a gravidade para minimizar a intervenção no processo de vinificação. São 40 hectares de vinhas no Uruguai e quatro no Brasil.

Em jantar exclusivo no EsMercat em Montevidéu, pratos atraentes e apetitosos foram servidos com vinhos muito especiais. Começamos com belos brancos e um espumante por método tradicional – safra 2014 com ótima untuosidade. Já os tintos destacamos dois rótulos: Castel Pujol Edition e o protagonista da noite o Batovi Tannat t1.

 

 

Castel Pujol Edition Limitada (50 anos)

É um blend pitoresco de Tannat, Cabernet Sauvignon e Souzão. Nos aromas frutas negras e especiarias. No paladar é fresco, saboroso com acidez equilibrada e taninos granulados. É redondo e persistente na boca. Uma delicia.

 

Batovi Tannat T1

É simplesmente o melhor Tannat da marca. Trata-se de um 100% Tannat bastante complexo. Fresco, passa por carvalho francês por 18 meses. Nos aromas frutas negras como: mirtilo, cerejas e amoras, além de toque de violeta. No paladar é encorpado, potente, com acidez equilibrada e taninos elegantes. Final longo de fruta na boa. Ótimo trabalho.

 

 

SERVIÇO:
Cerro Chapeu
Contato: Pia Carrau – Gerente (pcarrau@cerrochapeu.com)
www.cerrochapeu.com

 

 

Fotos: Divulgação

Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência.   Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.

 

 

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR