Espumantes Decima parte 1: Brut Charmat e Proseccco

por migracao

fiogf49gjkf0d

Por: Ju Gonçalves – www.voudevinho.com.br



Você conhece o Grupo X Decima? Vinhos e Espumantes bem especiais. Entre e confira o projeto e algumas impressões sobre dois espumantes.


O Decima, é um projeto idealizado por um dos maiores enólogos do Brasil, o Alejandro Cardozo.


O X do Decima, tem origem latina, do nome LEGIO X, uma grande legião romana comandada por Júlio César, ou seja, com isso, a idéia foi produzir vinhos e espumantes de alta qualidade. Os vinhos Premium receberam os nomes dos animais símbolos destas regiões e respectivamente são: Leone e Toro. A uvas não são de vinhedos próprios, são localizados em locais diferentes, e foram selecionados os melhores terroirs. O projeto conta com a parceria de agricultores muito conscientes que acreditaram no projeto e queriam cultivar as uvas da melhor forma possível, contando com o apoio e supervisão do grupo. As cepas são provenientes da França, Itália e Espanha e introduzidas nos terroirs com condições próprias para elas.


O vinhos X Decima já foram premiados na França, Alemanha, Panamá, Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, Israel e Eslovênia. Abaixo segue a fotografia dos selos das respectivas premiações.



Degustei dois espumantes, sendo um Brut Charmat e um Prosecco e as impressões estão aqui:



Esse bonitão aí em cima é o Brut Charmat, elaborado com as castas: Riesling Itálico e Viognier. Tem 12,5% de graduação alcoólica. Coloração limão bem pálido, quase um branco papel. Límpido e brilhante. Nariz limpo, fragrante, predominando os aromas frutados. Percebi mais as frutas de polpa branca do que cítricos, comuns aos espumantes. Na boca é seco, tem acidez média a alta, muito frescor,corpo leve, sabores a frutas como pêra, abacaxi. Final médio. Excelente charmat.



Não podemos esquecer que o prosecco (glera) é uma uva, mas só pode assim ser chamada no VÊNETO. Para demais países, inclusive o Brasil, o espumante denomina-se prosecco, e a uva é glera. É um prosecco muito elegante, de perlage fina e persistente. Aqui já se evidenciam os aromas de leveduras, frutos secos, cítricos. Na boca tem acidez alta, apresenta frescor, corpo leve e final longo.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR