Estreia bem sucedida da International FoodTec Brasil oferece forte impulso à região Sul

por migracao

fiogf49gjkf0d


A International FoodTec Brasil, feira internacional de fornecedores do setor alimentício, que estreou em Curitiba /PR,  na última terça -feira (5/08), encerrou sua primeira edição nesta quinta-feira, 7 de agosto, após um excelente evento. No total 81 fornecedores de nove países estiveram nos 6.595 metros quadrados do Expo Unimed para apresentar uma plataforma de informações e negócios única na região. A exposição abrangeu a fabricação, processamento e embalagem de alimentos com foco em carne, aves, peixes e queijo. O evento, que foi organizado em conjunto pela Koelnmesse GmbH e a Hannover Fairs Sulamérica (HFSA), chamou a atenção de profissionais e representantes influentes da política e do comércio no Paraná. Ao atrair aproximadamente 3.000 visitantes regionais e internacionais, a feira deu um forte impulso comercial à região.


“A International FoodTec Brasil está totalmente concentrada na crescente demanda por produtos e tecnologias no setor de processamento de alimentos brasileiro”, afirma Gerald Böse, Presidente e CEO da Koelnmesse GmbH. “O desenvolvimento da feira contou com a consultoria das indústrias do setor o que gerou um evento 100 % adequado aos requisitos do mercado. Essa afirmação foi veementemente reforçada pelo sucesso do evento. Podemos nos basear nessa ressonância positiva e desenvolver estrategicamente ainda mais a feira junto com nossos parceiros brasileiros”.


Valério Regente, Diretor da Hannover Fairs Sulamérica, compartilha do entusiasmo de seu colega: “Já nesta primeira edição, a International FoodTec Brasil consolidou significativamente sua posição como plataforma de negócios líder para o setor no Sul do Brasil. Assuntos como automação, embalagem, higiene e segurança de alimentos mostram que os técnicos no Brasil estão realmente comprometidos em promover a segurança, a qualidade e a produção sustentável no setor de alimentos”.


A feira cobriu todo o espectro da tecnologia de alimentos. Os visitantes foram apresentados a tecnologias inovadoras e às últimas soluções para procedimentos de processamento em todos os estágios na produção da carne e dos itens de queijo. Entre os expositores estavam empresas líderes como Bettcher, Ishida, Linco Food, Marel, Middleby, Multivac, Ulma e Vemag.


Diversas companhias europeias também fizeram o máximo para se estabelecer no promissor mercado de tecnologia de alimentos no Brasil ao participar da estreia da International FoodTec. Empresas como Cabinplant, CSB-System, Seydelmann, Unitherm e Verinox representam alta tecnologia de processo da União Europeia. O pavilhão dinamarquês também despertou o interesse dos visitantes. Foi lá onde empresas como Animalcare, Dybvad Stal Industri, DACS, Engsko, In-Mix Flow Technology, Hans Jensen Engineering e Vikan demonstraram suas novas soluções. No geral, a proporção de fornecedores estrangeiros foi excepcionalmente alta para uma feira no Brasil, com mais de 40% vindos do exterior. Isso ofereceu a compradores de todas as regiões uma dinâmica plataforma de negócios.


Serviços aos visitantes garantiram bons resultados


Os expositores e visitantes da International FoodTec Brasil se beneficiaram do know how da Koelnmesse como organizadora de feiras internacionais. O perfil dos visitantes da feira foi considerado altamente profissional pelos expositores que também participaram de rodadas de negócios pré-agendadas durante o evento, estreitando seu relacionamento comercial com os compradores visitantes da feira. O serviço de matchmaking online também possibilitou aos visitantes da feira que organizassem sua visita antecipadamente e, ao mesmo tempo, que formulassem consultas a respeito de compromissos e ofertas em um diálogo com os expositores. Esses serviços foram muito bem recebidos e permitem que novos contatos comerciais sejam estabelecidos.


Programa de apoio especializado


O programa de seminário especializado, organizado em cooperação com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ampliou o espectro da International FoodTec Brasil e também forneceu aos visitantes e expositores informações adicionais relevantes e diversas sinergias. Houve um foco em assuntos com relação às influências e tendências dos mercados de carne e embalagens com previsão para 2020.


Luis Madi, Diretor do ITAL, destacou: “O Brasil desempenha um papel importante como produtor e exportador de carne, aves e produtos de laticínios e está alinhado com os melhores campos do mercado internacional. A International FoodTec Brasil oferece ao mercado a plataforma certa para nós”.


Impressões sobre a feira


A maioria dos expositores declararam estar satisfeitos com a maneira como a feira foi realizada. Um grande número de empresas alegou ter estabelecido contatos comerciais de alta qualidade e a conclusão direta de contratos com novos clientes.


No estande da Bettcher do Brasil, o diretor superintendente, Edson Bittencourt, comemora os bons resultados que a empresa teve durante a feira devido a qualidade da visitação. “Por ser a primeira edição da International FoodTec Brasil, achávamos que a visitação não seria tão qualificada logo de início, mas fomos surpreendidos”, diz. Segundo ele, desde o primeiro dia, o estande da Bettcher contou com uma visitação muito boa em quantidade e qualidade. “Posso afirmar que esta feira já está no patamar de visitação similar à feiras já consagradas no mercado”.


Ele acredita que o potencial das empresas âncoras que expuseram no evento foi um dos fatores responsáveis por este alto índice de visitação. “O resultado que tivemos foi maior do que esperávamos. Nossos clientes ficaram satisfeitos em vir para este evento”, comemora.


Bittencourt também falou sobre tendências no mercado onde atua. “Tenho notado que nos últimos anos as empresas tem procurado aperfeiçoar o processo de desossa e aproveitamento da carne aumentando a produtividade e gerando produtos de alto valor agregado”, afirma.


Líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves, e com uma forte participação na produção de carne suína, a JBS esteve presente nas Rodadas de Negócios da International FoodTec Brasil. “Nas reuniões pré agendadas buscamos – além de empresas parceiras que queiram crescer com a JBS – equipamentos de ponta para oferecer produtos de primeira linha, principalmente ligados a produtos industrializados”, comenta Alessandro José Baldissera, responsável pela área de Suprimentos Mercosul. “Nas rodadas tivemos a chance de explorar novas oportunidades, coisa que no dia a dia não é possível”, afirma. No Brasil, a JBS possui 12 centros de distribuição destinados à operação de carne bovina. Além da nova estrutura de São Paulo, a companhia conta com centros de distribuição estrategicamente localizados em Porto Alegre, Itajaí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e duas unidades em Curitiba.


Cristián Ciancio, Sócio Gerente da Baci, empresa argentina representante de marcas como a Tecmaes, para a Argentina, Chile e Uruguai destacou que: ” Costumo visitar várias feiras do setor e a escolha de Curitiba para a realização da International FoodTec Brasil foi bastante acertada, pois a região tem excelente localização, infraestrutura de acesso e local de exposição adequados para o desenvolvimento de negócios. Pelas qualidade das marcas em exposição aqui, embora a feira esteja fazendo sua estreia, já está claro o seu potencial.”


International FoodTec Brasil em números:


No total 81 empresas de nove países participaram da International FoodTec Brasil 2014, que ocupou 6.595 metros quadrados de área de exposição no Expo Unimed, em Curitiba/PR. O evento contou com 48 expositores nacionais, bem como 33 expositores internacionais, sendo 23 empresas da Europa. Os organizadores estimam que até o final do evento aproximadamente 3.000 visitantes tenham participado da International FoodTec Brasil.


A próxima International FoodTec Brasil acontecerá de 2 a 4 de agosto de 2016, em Curitiba/PR, no Brasil.


www.foodtecbrasil.com


www.worldcapitaloffood.com


Feiras futuras no setor:


A próxima International FoodTec India acontecerá de 14 a 16 de novembro de 2014 em Mumbai, na Índia.


www.foodtecindia.com


A próxima Anuga FoodTec acontecerá de 24 a 27 de março de 2015 em Colônia, na Alemanha.


www.anugafoodtec.com


Sobre a Koelnmesse:


Há 90 anos, a Koelnmesse aproxima pessoas e mercados. A história de sucesso das feiras de Colônia começou em 1924, com a abertura do primeiro evento em Cologne-Deutz. Durante o “milagre econômico” após a segunda guerra mundial, a “Rheinische Messe” tornou-se um centro mundial de comércio. Hoje, a Koelnmesse é o quinto maior complexo mundial de exibições e organiza cerca de 75 feiras em Colônia e em todo o mundo. Durante seu aniversário em 2014, a Koelnmesse contará sua história ao público através de várias atividades, publicações e exibições.


Sobre a Hannover Fairs Sulamérica


A Hannover Fairs Sulamérica (HFSA), uma subsidiária internacional da Deutsche Messe, organiza e realiza feiras internacionais no Brasil. A HFSA trabalha com diversos parceiros nacionais e internacionais, tais como associações, órgãos governamentais e grandes expositores, que desejam utilizar as feiras B2B como porta de entrada para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a HFSA desenvolveu novos conceitos, implementou eventos personalizados e organizou feiras em nome de outros fornecedores. A HFSA será o parceiro da Koelnmesse no Brasil.


Outros depoimentos de expositores e visitantes na feira:


Expositores:
A dinamarquesa Cabinplant, fornecedora de soluções de processamento para a indústria de alimentos, está presente no evento mostrando seus produtos. O vice presidente de Vendas Global da empresa, Johnnie Erichsen, afirma estar muito satisfeito com a visitação. “Nossos maiores clientes estão aqui”. Segundo o executivo, o mercado tende a procurar cada vez mais por equipamentos de automação. Acredito que a tendência é as empresas buscarem cada vez mais por sistemas que otimizem o uso da matéria-prima e aumente o rendimento”, afirma. Erichsen.


Há mais de 20 anos no Brasil desenvolvendo máquinas e equipamentos para os setores frigorífico e de panificação, a Vemag participa da feira em busca de novos contatos e elogia o nível da visitação. “Neste evento não perdemos tempo com curiosos e falamos direto com que tem poder de decisão”, conta Eduardo Lourenço, gerente Regional de Vendas. Ele comenta que o mercado está crescendo e os clientes estão cada vez mais exigentes com relação a qualidade e à tecnologia. “O produto que estamos destacando no estande, e que vai de encontro com a esta tendência,  é a linha de produção de embutidos, carnes e aves”, diz.


Para a Jarvis, empresa fabricante de equipamentos para corte e desossa na indústria frigorífica, com mais de 100 anos de tradição, a feira deve se firmar na região. “Nossa expectativa é tornar a International FoodTec Brasil uma referência para o setor na América Latina”, afirma André Trama, gerente de operações da Jarvis.  “Já no primeiro dia da feira recebemos três grandes clientes o que para nós foi um ótimo sinal”, conta Trama. “Para nós não interessa quantidade de visitação e sim qualidade, conversar com quem realmente tem potencial de negócios”, finaliza.


Comprador nas  Rodadas de Negócios:


A Copacol – Cooperativa Agroindustrial Consolata, também presente nas Rodadas de Negócios da feira, participou do evento em busca de  tecnologias para processamento de aves e peixes, máquinas de embalagem, soluções em tratamento de água e efluentes e soluções em automação. Já no primeiro dia de reuniões, segundo conta Itamar Ferrari, Supervisor de Suprimentos, várias oportunidades de negócios surgiram através das rodadas. “Foi possível uma aproximação com novos fornecedores de diferentes segmentos, conhecer novos equipamentos e tecnologias, bem como a discutir projetos”, afirma o executivo.  “Os contatos que estamos tendo na feira com os fornecedores certamente facilitarão as negociações futuras”, completa.


Visitante:


Edival Justen, gerente de suprimentos do frigorífico Pamplona: “Viemos à International FoodTec Brasil para visitar nossos fornecedores e o que mais nos chamou a atenção é que a feira está bem direcionada para o setor alimentício. Além disso o público presente é realmente tomador de decisão”.


Fonte: MLilás Comunicação


Foto: Encontros de negócios e demonstrações de novas tecnologias marcaram a estreia da International FoodTec Brasil/Crédito: Divulgação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR