A ferramenta oferece dicas personalizadas e práticas que ajudam as pessoas a escolherem o rótulo ideal de acordo com suas preferências
Não há dúvida de que o vinho combina com todas as situações, desde um momento de relaxamento depois do trabalho, uma reunião entre amigos e até mesmo para celebrar datas especiais. A versatilidade da bebida tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros: segundo a Wine Intelligence, em 2020, mais seis milhões de pessoas se tornaram consumidores regulares de vinho no País.
Isso significa que tem muita gente entrando neste universo e a maioria ainda não sabe como escolher em meio a milhares de rótulos e informações sobre safra, tipo de uva, país ou região, entre tantas outras. Essas pessoas precisam de dicas mais práticas, sem tanto apego a rótulos e termos técnicos, incluindo sugestões do rótulo ideal para combinar com um momento específico, como um jantar romântico ou uma maratona de séries na Netflix.
Pensando nessa dor do consumidor, a startup Wine Locals, plataforma de experiências do mundo do vinho, criou a Pipa , a assistente digital de vinhos que ajuda as pessoas a encontrarem o vinho ideal para o seu momento. De qualquer lugar e a qualquer hora é possível receber dicas práticas e rápidas de vinhos. E para facilitar ainda mais a vida do usuário, a startup fechou uma parceria exclusiva com a Evino, maior e-commerce de vinhos da América Latina, garantindo mais de 400 rótulos cadastrados na Pipa e cupons de desconto especiais para os consumidores.
A assistente digital pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Basta responder algumas perguntas relacionadas ao preço, momento de consumo, tipo de vinho, nível de experiência, entre outras, e em um minuto a Pipa sugere o rótulo perfeito de acordo com as preferências de cada usuário. Entre as opções de momentos indicados pela assistente estão “beber no dia a dia”, “curtir um Netflix”, “impressionar” e “uma noite romântica”.
“A Pipa é uma apaixonada e expert em vinhos que vai te dar uma dica certeira de forma rápida e personalizada para quem quer escolher um vinho, mas não sabe por onde começar ou não quer perder muito tempo escolhendo entre milhares de rótulos do mercado”, diz Diego Fabris, sócio-fundador do Wine Locals, lançada oficialmente em junho de 2020 e que já é a maior plataforma de venda de experiências no mundo do vinho no Brasil.
A ideia da parceria exclusiva entre as empresas surgiu a partir da semelhança na atuação das duas, que entendem as principais necessidades do público e a importância de levar informações para todos os tipos de consumidores.
“Juntos temos uma vantagem competitiva única no mercado. A Evino nasceu do sonho de compartilhar a paixão pelo vinho com os brasileiros e tem como missão democratizar o acesso ao vinho. Unindo nosso portfólio, que conta com rótulos cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de sommeliers e de compra, aos conteúdos e experiências da Wine conseguimos usar a Pipa para indicar diferentes tipos de vinhos para todos os momentos e levando em consideração as preferências e conhecimento prévio dos consumidores”, afirma Eduardo Souza, co-CEO da Evino.
Além da assistente digital entendedora de vinhos que dá dicas no formato chatbot, o Wine Locals tem mais frentes de atuação. No site há diversas listas de conteúdo com dicas de vinho focadas em momentos de consumo além de dezenas de experiências para viver em regiões vinícolas do Brasil. “Queremos que as pessoas vivam o mundo do vinho da melhor forma. Seja em casa, na cidade ou nas vinícolas”, diz Diego Fabris.
Curadoria e logística
Para a indicação de vinhos e harmonizações a curadoria da plataforma se baseia no Mapa de Comportamento do Consumidor de Vinho, um estudo da Wine Locals que analisou o perfil de 30 mil consumidores. Os resultados foram agrupados numa ferramenta prática e visual em forma de mandala, levando em consideração fatores psicográficos, motivação e contexto. Depois, foram criadas as tags de curadoria, desenvolvidas em forma de design conversacional.
Quanto ao controle de estoque, existe um dispositivo da Pipa integrado ao estoque da Evino. O e-commerce compartilha o XML de produtos e atualiza as movimentações via API. “Um dos principais cuidados que temos é com a certificação de que os rótulos indicados pela assistente estejam disponíveis no nosso site. Como temos uma grande movimentação e número de pedidos ao longo do dia, precisamos ter um controle cuidadoso do estoque para garantir o nível de qualidade e excelência oferecidos aos nossos consumidores em todas as plataformas utilizados”, diz Gorenstein.
SERVIÇO:
O Wine Locals faz parte do hub da 4All, um ecossistema de empresas digitais.
Para testar a Pipa: http://pipa.wine-locals.com/
Wine Locals Mais informações em http://www.wine-locals.com/
Instagram @winelocals
Contato: Felipe Keller, head de marketing – (51) 983037774 – felipe@wine-locals.com
Sobre a Evino
Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho – e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. O e-commerce tem um portfólio dinâmico e busca ampliar cada vez mais suas parcerias com linhas exclusivas de produtores renomados. A empresa foi pioneira em oferecer um app de venda de vinhos no País. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.