Falando sobre o SIAL 2012 – Salão Internacional da Alimentação
DISTRIBUIÇÃO
“FOOD CONNECTIONS” em destaque!
SIAL e Intermarché firmam parceria exclusiva. Produtos do SIAL Innovation 2012 estarão disponíveis em aproximadamente mil lojas francesas da rede durante todo o período da feira.
A HORA DAS “FOOD CONNECTIONS” !
“A melhor maneira de inserir-se no futuro da agro-alimentação mundial e de antecipá-lo é fazer parte de um de seus maiores eventos …”
O SIAL representa uma destas raras oportunidades oferecendo, durante cinco dias, uma verdadeira visão sobre os futuros possíveis.
O conceito de “Food Connections” lançado este ano não é apenas um slogan, trata-se do mais fiel reflexo do que representa o SIAL na sua essência: um evento internacional que reúne os profissionais da agro-alimentação (centrais de compras, distribuição, pequenos comércios, profissionais da indústria, fornecedores, profissionais de restaurantes…) estabelecendo entre eles afinidades, elos e relacionamentos… em suma, “conexões”, comparáveis às ricas e inúmeras sinapses que se estabelecem entre os neurônios de um cérebro perfeitamente estimulado ”. declara Olivia Grosbois-Milan, diretora do Salão Internacional da Alimentação.
BUSINESS CONNECTIONS
Assim sendo, as “Food Connections” ativadas pelo SIAL visam antes de mais nada garantir um retorno sobre o investimento a todos os participantes do salão quer se trate dos 140 000 visitantes, dos 6 000 expositores ou dos 1 500 jornalistas aguardados.
Com uma oferta rica e equilibrada entre empresas de todos os perfis oriundas de mais de 100 países, o SIAL representa sem dúvida uma verdadeira viagem de negócios.
Área de atividade e interatividade, o SIAL 2012 se mostra singular e plural … Singularidade de uma estrutura de receptivo acolhedor dos serviços “facilitadores “… Pluralidade das soluções propostas, das informações dadas para favorecer a descoberta das tendências em destaque, das inovações mais importantes e da realidade dos mercados futuros. “Estamos imbuídos em fazer do SIAL bem mais que uma feira … conclui Olivia Grosbois-Milan.
Uma verdadeira área de intercâmbios e de descobertas, de prazeres e de negócios”.
SIAL INNOVATION E SIAL D’OR
Representando um maravilhoso vetor de valor agregado e sendo o melhor estímulo para o consumo, a inovação se impõe como motor de crescimento e de perenidade das empresas da agro-alimentação.
Na França, a agro-alimentação cultiva a inovação já que aproximadamente a metade das empresas do setor destinam pelo menos 10 % de seu faturamento à Pesquisa e Desenvolvimento (fonte: Ministério da Agricultura, da Alimentação, da pesca, do Campo e da Organização Territorial).
Para valorizar as várias inovações de seus expositores, o SIAL 2012 disporá de um duplo serviço de promoção e de descoberta: SIAL Innovation e SIAL d’Or.
SIAL Innovation permite a descoberta dos produtos inovadores e das tendências de consumo da agro-alimentação no mundo. São 400 produtos inovadores apresentados selecionados dentre 1000 inscritos.
O SIAL d’Or completa o circuito recompensando as inovações que foram sucesso comercial em seus respectivos países, sendo 29 os países representados.
SIAL Innovation e SIAL d’Or estarão pela primeira vez reunidos este ano visando oferecer a todos (visitantes, expositores, mídias) uma visão mais completa e mais coerente sobre a inovação.
RETAIL CONNECTIONS
O SIAL 2012 se projeta no futuro da distribuição para atender à curiosidade dos 67 000 profissionais do setor (protagonistas da grande distribuição, centrais de compra, comércio em geral) presentes nos corredores da mostra … e que representam praticamente a metade dos visitantes do SIAL. Uma novidade este ano uma parceria exclusiva com a rede Intermarché que escolherá alguns produtos na seleção do SIAL Innovation 2012 para disponibilizá-los em mais de 1000 lojas francesas da rede durante o período da feira.
A inovação no SIAL : alguns dados
• Três dentre quatro visitantes visitam o SIAL Innovation.
• 71 % dos visitantes da feira desejam encontrar novos produtos e novos fornecedores.
• 76 % dos visitantes afirmam ter descoberto novos produtos graças ao SIAL.
RETAIL
4 DESAFIOS DO RETAIL
Raramente na história da distribuição, as bandeiras estiveram confrontadas a tamanho desafio: assegurar o seu crescimento em mercados maduros onde a progressão dos volumes sofre do efeito demográfico (+ 0,4 à + 0,5 % por ano na França por exemplo). Neste contexto tenso, quatro principais desafios são impostos à distribuição: assegurar a competitividade-preço, atender à demanda dos clientes em matéria de serviço, reforçar suas marcas próprias e num maior prazo, inserir a atividade numa noção de desenvolvimento sustentável.
1- GARANTIR A COMPETITIVIDADE-PREÇO
Historicamente, a competitividade-preço das redes sempre representou a razão de sua existência na venda às massas. Já em 1852, Aristide Boucicaut, fundador do “Bon Marché” (e, por conseguinte do comércio moderno), se esmerou em “quebrar os preços”. Desde então cada uma das revoluções comerciais sempre se articulou em torno de um duplo fenômeno: marginalização progressiva da forma da venda de referência na falta de competitividade; e em seguida emergência de novos protagonistas mais competitivos. Em 160 anos a famosa teoria da evolução comercial nunca foi contestada: “Os tipos de venda nascem através do preço e morrem … através do preço”.
No curto prazo, na França como fora dela, a primazia do preço se impõe novamente como uma evidência. Na França, a primeira rede em participação no mercado (Leclerc,18 %, + 0,6 pt segundo KantarWorldPanel) é também a mais barata, demonstrado por todas as metodologias (Iris/Nielsen/Opus). Igualmente na França, o Carrefour quer retomar em 2012 a iniciativa no quesito preço com a sua “Garantia Preço Baixo”. O preço não resolve tudo, sem dúvida, mas nada se faz sem preço!
Cenário similar nos Estados Unidos: atacado em seu mercado doméstico Wal-Mart retomou a iniciativa nos preços no fim do ano. E os resultados foram sentidos quase imediatamente com o fim de 9 trimestres consecutivos de baixa nas vendas (em lojas comparáveis).
2 – ATENDER À DEMANDA DOS CLIENTES EM MATÉRIA DE SERVICE DRIVE
Iniciado em junho de 2000 por Auchan em Leers, reeditado por Chronodrive em Marcq-en-Baroeul em 2004, o drive, fenômeno francês, se expandiu verdadeiramente dois anos atrás. Com a exceção de Match, todas as redes estão hoje presentes neste mercado em nascimento: de Leclerc a Carrefour, de Leader Price a Simply Market. A satisfação dos clientes atinge níveis jamais vistos para um formato de venda. Segundo Kantar World Panel, 96 % dos clientes se declaram satisfeitos deste formato de compra, 92 % já o recomendaram a um amigo e 48 % o consideram como seu formato de compra preferido.
Satisfação bastante lógica em função da eficácia e da simplicidade do princípio: basicamente as redes fazem as compras no lugar de seus clientes, garantindo o mesmo preço das lojas e sem custo adicional de serviço. O drive representa 2 % do mercado (fonte:Kantar) e, em vista das perspectivas de aberturas, deverá atingir 3 % do mercado alimentar francês em 2012.
3 – UM DESENVOLVIMENTO MAIS QUALITATIVO QUE QUANTITATIVO
Reforçar as marcas próprias
Aparentemente as marcas próprias não crescem mais…Na França, por exemplo, as fatias de mercados estagnaram?: 33 % em 2009, 32,7 % em 2010 e 32,9 % em 2011 (segundo KantarWorldPanel). E esta situação se repete em vários países europeus, especialmente naqueles em que a porcentagem das marcas próprias já é elevada (ex.?: Reino Unido = 43 %, Espanha = 31 %, Alemanha = 32 %…)
Na verdade, se a porcentagem na compra média parece ter atingido um patamar, sua função na estratégia das redes não cessa de se solidificar, pois elas constituem um verdadeiro vetor de diferenciação. Uma diferenciação expressa por meio das receitas, das variedades e principalmente das embalagens. Deste modo podemos interpretar as recentes repaginadas das Marcas Próprias do Monoprix e do Carrefour. Dois exemplos que traduzem um desenvolvimento doravante mais qualitativo que quantitativo.
Nos países comercialmente menos maduros (América do Sul, Ásia), o desenvolvimento das marcas próprias permanece amplamente quantitativo. Sua fatia de mercado continua fraca?: 5 % no Brasil, 6 % na Colômbia, 2 % em Taiwan, 1 % na China (fonte?: Nielsen). Uma ampla fatia do sucesso futuro das marcas próprias em nível mundial será portanto a consequência de um aumento da oferta.
22 % dos visitantes do Sial 2010 declararam ter um interesse pelas marcas próprias e 800 expositores, ou seja, um dentre dois expositores oferece marcas próprias.
Um percurso temático específico e um guia com os expositores que oferecem produtos marcas próprias para todos os setores.
Marcas Próprias voltadas à inovação com uma seleção de produtos do gênero apresentados no SIAL Innovation 2012.
4 – Valorizar sua atividade através do desenvolvimento sustentável
A responsabilidade da distribuição neste quesito é grande … Primeiramente já que a concepção e exploração das lojas podem ser amplamente otimizadas: pelas escolhas de matérias primas ou de energia, por melhores práticas de reciclagem e, porque não, pela produção de energia no estabelecimento comercial (células fotovoltaicas por exemplo). Tesco neste sentido fixou um objetivo de diminuir pela metade sua emissão de carbono entre 2010 e 2020.
Várias outras eco-atitudes estão se desenvolvendo e criando um marketing pro-ativo
Sial uma feira cidadã
• Um percurso temático específico « Produtos e procedimentos justos e responsáveis » apresenta mais de 250 expositores engajados neste conceito.
A cada edição, aproximadamente 50 toneladas de produtos são recolhidas para serem encaminhadas aos centros da Cruz Vermelha.
• O tratamento orgânico do lixo da feira: o SIAL organiza com o grupo SARIA o tratamento e a valorização dos detritos orgânicos da feira para a reciclagem dos mesmos transformando-os em fertilizantes agrícolas em energia verde e ainda biodiesel
• e também … uma plataforma de transporte solidário e um dispositivo de transporte coletivo (ônibus gratuito desde a Porte Maillot, estação Montparnasse e aeroporto Roissy Charles de Gaulle), utilização de crachás eletrônicos, desmaterialização progressiva dos documentos e reuso dos carpetes.
A parceria com Utopies dará a oportunidade ao SIAL 2012 de ir mais longe na sua política de desenvolvimento sustentável.
SIAL TV ao vivo na feira e retransmitido pela internet será o ponto central de animação desta edição 2012. Seu estúdio reunirá profissionais, especialistas, políticos e inúmeras personalidades que se expressarão sobre a atualidade do setor agro-alimentar em escala mundial.
Temas pré-selecionados sobre a distribuição as Marcas Próprias e o desenvolvimentos sustentável:
• As Marcas Próprias, precursores de tendências?
• Comércio eletrônico e lojas de bairro: complementaridade ou concorrência?
• Distribuição e redes sociais
• Grande distribuição: protagonista da democratização do consumo responsável, limites e desafios?
• Qual papel pode desempenhar a grande distribuição para contribuir a uma maior geração de valores em toda a cadeia?
SIAL 2012 DE BANDEJA PARA UMA EDIÇÃO MAIS OPERANTE
• Uma nova implantação de setores mais ergonômica favorecendo uma segmentação mais clara entre o universo dos produtos frescos e dos produtos secos.
• Um programa de eventos enriquecido para favorecer a descoberta das inovações, das tendências e descoberta dos mercados (aproximação SIAL Innovation e SIAL d’Or).
• Um receptivo reforçado para facilitar o acesso a todas as áreas da feira e otimizar presenças e visitas.
• Novos serviços para aprimorar o conforto de todos?: inéditos pontos temáticos de informação, sinalizações revistas, mais áreas de descanso …
Para saber mais, visite o site www.sialparis.fr
Maiores informações junto a: PROMOSALONS BRASIL, representante oficial do SIAL
PROMOSALONS BRASIL
Rua Tabapuã, 821 cj 74
04533-013 São Paulo – SP
Tel 11 3711-0001
brazil@promosalons.com
A PROMOSALONS BRASIL celebrou um acordo de cooperação com três operadoras de viagens. A TRISTAR, a ALTERNATUR e a TAM VIAGENS oferecem as melhores condições e tarifas para viagem e estadia durante os salões em parceria com a TAM. Entre em contato com eles ou consulte o seu agente de viagens.
TRISTAR – Yves, tel.: 11 3016-1411, e-mail: tristar@tristarturismo.com.br
ALTERNATUR – Gilberto, tel: 11 3257-0955 , e-mail: gilberto@alternatur.com.br
TAM VIAGENS – tel: 11 3272-2512 (em SP) ou 0800 772 0340 (demais localidades), e-mail: eventos@tamviagens.com.br
Feiras de Negócios na França
PROMOSALONS BRASIL
Marie-Ange Joarlette
Diretora
majoarlette@promosalons.com
Rua Tabapua, 821 Cj. 74
04533-013 Sao Paulo – SP
Tel: 55 11 3711-0001 Fax: 55 11 3168-4489
mobile: 55 11 8136-1126 or 33 6 70 47 11 33
Skype ID:ma.joarlette