Evento foi realizado na última terça-feira, dia 27, no Rio de Janeiro. A iniciativa partiu do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), filiado à entidade
Na última terça-feira (27), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), participou do evento “Redução do ICMS – Retomada na Gastronomia no Rio de Janeiro”, realizado no Rio Scenarium, na Lapa (RJ).
Promovido pelo Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), filiado à entidade, junto com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o encontro contou com a presença de representantes do setor para divulgar a Lei 9.355/21, responsável por reduzir a alíquota de ICMS de 4% para 3% no fornecimento e saída de refeições de bares e restaurantes.
“Fernando Blower, presidente do SindRio, teve a ideia de realizar o encontro e, também, atuou arduamente na proposta de redução. Temos consciência de que o segmento está amplamente afetado, portanto, ações que possam contemplar uma retomada com incentivos é mais do que bem-vinda. Parabenizamos a ação”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
De acordo com a Alerj, a proposta de redução da alíquota, defendida pelo sindicato, espera um aumento de 20% na arrecadação do setor com a implementação da lei. O segmento emprega mais de 170 mil pessoas, com mais de 11 mil empresas, no estado do Rio de Janeiro.
Segundo o SindRio, nos últimos anos, mesmo com anterior diminuição do percentual de ICMS, o caixa do governo carioca teve aumento de arrecadação porque a medida incentivou a formalização das empresas. Em 2019, mais de R$ 360 milhões foram arrecadados em impostos pelo setor, cerca de 1% do total arrecadado pelo estado.
*Com informações da Alerj.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.