Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), se reuniu na última quarta-feira (5), em Brasília, com Fábio Faria, ministro das Comunicações; e Habib Chalita, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN). O encontro teve o intuito de buscar o incentivo para o retorno do turismo nacional, com veiculação de vídeos sobre o “Movimento Supera Turismo Brasil” nos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Esta campanha busca a retomada segura das atividades do setor, levando em consideração a importância social, cultural e econômica do segmento. Queremos incentivar o consumo do turismo doméstico para superar esse hiato de negócios, pois entendemos que só uma ação deste porte ou o próprio mercado interno, que suprirá esta fase de transição para gerar receita”, explica Sampaio.
A campanha foi criada, em conjunto, pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Atualmente, possui apoio nacional de diferentes entidades do setor, inclusive da FBHA.
Sampaio também explica que foi solicitado ao ministro a possibilidade de acesso às imagens de arquivo do Sistema EBC para montar outros vídeos da campanha Supera. “Pedimos, ainda, que ele viabilize a chancela da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para permitir que os vídeos sejam transmitidos em canais abertos”, pontua.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.