Em cada corredor, em cada estande, em cada aperto de mão e em cada “hummm, que delícia”, a comunidade food service provou, durante os quatro dias da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes 2022, que o setor de alimentação fora do lar já retomou suas atividades com força total. O evento reuniu mais de 46 mil visitantes, que conferiram as novidades das 1.800 marcas expositoras nos 40 mil metros quadrados de exposição no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de junho.
Com grande aprovação de público e comemoração de fechamento de negócios dos expositores, o evento cumpre seu papel: reforçar a Fispal como plataforma de conexão e hub de soluções, ajudando a restabelecer o otimismo do segmento, promover negócios e trazer as novidades e tendências em equipamentos, utensílios, acessórios e soluções para bares, restaurantes e demais estabelecimentos do setor — tudo isso sem se esquecer de conceitos como sustentabilidade e responsabilidade social.
“Não poderia ser melhor. Foram quatro dias de muita troca entre empresas e profissionais do setor de food service e sorveteiro. A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes de 2022 marcaram a retomada dos eventos presenciais e notamos todo o público muito feliz com esse reencontro. A troca de experiências e a apresentação das novidades foram muito importantes para este novo cenário”, afirmou Clélia Iwaki, diretora de Núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets Brasil.
Vontade de investir
A percepção da organização do evento refletiu-se nos estandes, entre os expositores, e nos corredores, entre o público. “Nossa participação nesta edição foi excepcional. Percebi a presença de um público com vontade de investir e, principalmente, com vontade de investir certo, investir em tecnologia, em ganhos de eficiência. O fechamento de negócios está sendo nos mesmos níveis de 2019, ou seja, de antes da pandemia, o que é incrível, considerando o quanto o mercado sofreu perdas nestes últimos dois anos. A projeção de vendas que tenho apurada até o momento gira em torno de R$ 6 milhões”, afirmou Cláudio Pastor, diretor geral da Rational.
Viviane Otaviani, gerente de marketing do Grupo ITW (Hobart e Vulcan), também afirma que a feira foi um sucesso para os negócios. “Foram dois anos de expectativas e nos preparamos bastante para este momento. A organização funcionou perfeitamente e o público foi muito qualificado. Recebemos empreendedores realmente interessados em testar e adquirir novos equipamentos. O número de leads superou em mais de 30% os de 2019”, diz Viviane.
No ano do seu cinquentenário, o Sebrae-SP também comemora os bons resultados. Uma rodada de negócios deverá gerar R$ 300 mil em vendas para 40 micros e pequenas empresas participantes. A entidade também proporcionou a oportunidade para 20 microempreendedores exibirem produtos alimentícios, entre cachaças, doces e carnes. Eles realizaram mais de 1.500 contatos comerciais e concretizaram 350 negócios, no valor total de quase R$ 14 mil.
“A estimativa é que as interações no evento gerem algo em torno de 2.700 negócios nos próximos quatro meses, alavancando mais de R$ 2 milhões”, afirmou Vanessa de Lima e Silva, da área de Desenvolvimento Setorial e Territorial da entidade. Os negócios devem chegar, no total, a R$ 5 milhões, segundo Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP.
Fispal acolhe o Brasil
“Com exceção do Acre, recebemos caravanas numerosas de todos os Estados, algumas com mais de 100 empresários”, comemorou Lucas Pêgo, líder de desenvolvimento nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). “A delegação do Amazonas, apesar da distância, veio com cerca de 80 proprietários de restaurantes, bares e outros estabelecimentos. Muitos deles puderam conhecer melhor as nossas iniciativas e se associar.”
Breno Paiva, proprietário da Dsfrut Sorvetes, percorreu os corredores do pavilhão com sua mochila de viagem nas costas: ele é de Mossoró (RN). “É muito importante conhecer todas as novidades, desde maquinário até produtos, e também fazer contato e conhecer novos fornecedores do mercado, por isso, não poderia deixar de vir”, afirmou.
“Fiquei impressionada com todo o evento, mas especialmente com a quantidade de cores e sabores de sorvetes. Somos produtores de polpas de açaí e de frutas, e a experiência aqui nos deixou bastante propensos a sermos expositores em futuras edições”, Hamaianne Neves, da Bela Iaçá, de Castanhal (PA).
“Encontramos muita gente de fora de São Paulo, o que foi extraordinário. Tivemos uma média de 3.000 visitantes por dia no nosso espaço, além de quase mil pessoas assistindo diariamente às nossas palestras sobre gestão e tendências”, comenta Leandro Meloni, diretor de mídia da BaresSP.
O interior de São Paulo também esteve em peso na Fispal. “Acho muito importante frequentar eventos que reúnam nosso setor porque posso me atualizar sobre as novidades em produtos e conhecer novos fornecedores. Foram dois anos de muita dificuldade e a gente ficou até meio perdido. Poder retomar esse contato foi muito importante”, disse Michelle Lacombe Meyer, proprietária do Bendita Cestaria e Empório, de Araraquara (SP).
Evento presencial e virtual
A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes trouxe outra novidade: foi híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos durante os 365 dias do ano.
O evento presencial da Fispal Food Service foi organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.
O Banco do Brasil e o Governo Federal patrocinam a Fispal Food Service.
‘Pizza Perfumada’ de Gramado (RS) é a grande vencedora da Copa Brasileira de Pizzaria 2022
O público da Fispal Food Service e da Fispal Sorvetes 2022 prestigiou com entusiasmo a grande final da Copa Brasileira de Pizzaria. Na competição, que atraiu mais de 200 inscrições de pizzarias de todo o Brasil, o primeiro lugar ficou com a Candido’s Pizza Gourmet, de Gramado (RS).
O chef Igor Vinícius Cândido é o vencedor, com a “Pizza Perfumada”: tomate rústico, burrata serrana, pasta de cebola roxa, presunto de cordeiro, pinhão e rúcula. “Criei essa combinação especialmente para o evento. Ganhar esse prêmio é uma sensação incrível. Estou muito feliz porque foi uma luta muito grande para chegar até aqui e não teria conseguido sem a ajuda da minha família”, comemorou Cândido.
O concurso foi promovido pelo CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil), em parceria com a Fispal Food Service e a Informa Markets. Durante os três primeiros dias da feira, 36 semifinalistas disputaram uma das nove vagas na final.
O tema desta edição foi “Sabores Regionais do Brasil” e os participantes valorizaram preparos e ingredientes que representassem suas regiões. Além da pizza vencedora, criações especiais marcaram presença, como a pizza de ragu de carneiro, tomate confitado, pesto de alfavaca, nozes e hortelã, da Hookipa Pizzas, da cidade de Eusébio (CE).
Ou ainda a pizza de linguiça blumenau, alcachofras, raspas de limão siciliano e parmesão, da Don Diovani Pizza, de Balneário Piçarras (SC).
Outras criações regionais que chegaram à final destacaram sabores dos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Os cinco primeiros colocados foram premiados com um troféu e um equipamento, como motocicleta, forno ou amassadeira. Os finalistas que ficarem entre o 6º e o 9º lugar levaram um troféu e um kit de produtos.
Novidades
Na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022, a área dedicada ao mercado de pizzarias mostrou que o segmento vem se modernizando cada vez mais.
Um dos exemplos é o forno elétrico de alvenaria da Fornoflex. Segundo Vitor Melo, analista de Marketing da empresa, o produto é uma inovação que chega ao país trazendo versatilidade para o mercado.
“É um produto único e inovador, que traz resistências de quartzo e com alto potencial para gerar economia e eficiência”, destaca Melo. “É também uma solução que atende segmentos nos quais o uso de gás ou lenha não é possível ou não é viável. Um exemplo são pizzarias em shopping centers, onde não é permitido o uso de fornos a lenha.”
Melo conta ainda que, ao longo da feira, 15 chefs renomados passaram pelo estande como convidados para que preparassem suas receitas utilizando o forno elétrico. “Todos que testaram o produto aprovaram seu uso no preparo de suas pizzas.”
Churrasqueira com controle remoto e balança que aprende são exemplos de inovação no segmento
Novas tecnologias e soluções para empresários do ramo da alimentação fora de casa não faltaram no evento. Uma delas é a churrasqueira por controle remoto, cujos softwares permitem o total controle da temperatura. O sistema, chamado Firetech, é controlado por um monitor, o Firepad, viabilizando economia de tempo, matéria-prima e mão-de-obra.
“Levamos mais ou menos três anos para desenvolver essa tecnologia, mais um ano de testes para auxiliar os operadores de churrasqueiras na cocção e padronização das carnes. Outro diferencial é o armazenamento de dados em nuvem, onde é possível acompanhar informações de uso e consumo de carvão. Hoje, não existe uma tecnologia como essa no mundo”, destacou Maurício Della Giustina, diretor comercial da Scheer Churrasqueiras e Parrillas.
Por meio de sensores, o sistema controla a altura das grelhas para a padronização da temperatura de acordo com o ponto de cada carne e corte. Com isso, o consumo de carvão é otimizado e é possível prever a necessidade de manutenção do equipamento. Todo processo pode ser acompanhado por meio de relatórios de análise e comparação, conectando a operação interna e externa do estabelecimento. Além disso, essa é uma ferramenta que auxilia a padronização nas grandes redes de restaurantes.
A inteligência artificial (IA) já é uma realidade em diversos setores e no food service não é diferente. A Toledo do Brasil apresentou, durante o evento, a Prix 7T, uma balança de autoatendimento com IA e machine learning. Por meio de uma câmera, ela capta e identifica a mercadoria, pesa, gera o rótulo com o código 2D para rastreabilidade do produto e emite a etiqueta contendo, entre outras informações, o novo modelo de tabela nutricional.
A balança também funciona por acionamento de comando de voz e possui teclado touch, com imagens associadas para facilitar a identificação dos produtos pesados. A tecnologia evita desperdícios e agiliza o atendimento, reduzindo filas. Além disso, o equipamento conta com controle de voz e sistema de reconhecimento do atendente.
Segundo Daniel Carioni, da Gestão de Produtos Mercado Comercial da Toledo do Brasil, o sistema permite que a balança “aprenda” a identificar produtos diferenciados, podendo ser adotado por diversos segmentos de alimentação, tais como padarias, restaurantes, hortifrútis e açougues. “Nós sempre trabalhamos com a evolução dos nossos produtos e uma demanda do mercado é sempre diminuir erros operacionais, então, pensamos em como poderíamos solucionar essa questão e agilizar a operação.”
Sociedade Vegetariana Brasileira: produtos veganos marcam tendência no food service
Uma das grandes tendências observadas durante os quatro dias da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 é o interesse por produtos veganos. Segundo pesquisa de 2021 do Ipec (Instituto Paulista de Educação Continuada), 32% dos brasileiros escolhem a opção vegana quando está disponível no cardápio. Além dos expositores que possuem esse tipo de solução no portfólio, a feira reuniu em um espaço empresas que trabalham exclusivamente com alimentos e ingredientes sem insumos de origem animal e plant-based.
“Ter um espaço para falar sobre produtos veganos é importante, tanto para o público conhecer as novidades do setor, quanto para os empreendedores verem quais são as demandas do setor para planejar novos produtos. Este é um mercado crescente que deve estar no radar dos empresários”, afirmou Ricardo Laurino, presidente da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).
Atualmente, a entidade oferece consultoria gratuita para as empresas do food service se prepararem e profissionalizarem para atender a essa demanda. A SVB também concede, desde 2013, o selo vegano para indústria de alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, limpeza, produtos para pets, calçados e outros segmentos. Mais de 3,8 mil produtos já foram certificados.
De olho na tendência e contrariando o estereótipo de que comida vegana é ruim e tem uma textura duvidosa, os fabricantes de alimentos plant-based estão investindo em pesquisa para oferecer produtos cada vez melhores. E, para quem não pode consumir ingredientes de origem animal, como os intolerantes à lactose, há soluções à base de plantas que se assemelham ao gosto de produtos que levam leite, por exemplo.
“Após um ano de muita pesquisa e desenvolvimento, conseguimos uma reformulação dos nossos produtos, melhorando textura, aparência e sabor. Lançamos o crema di chèvre, produto fermentado à base de castanha, que se assemelha bastante ao queijo de cabra, e tem sido um sucesso na feira. O interesse tem aumentado muito e o retorno tem sido positivo”, assinalou Tobias Biselli, CEO do Galpão Cucina.